AbcMed  -  Ortopedia e Saúde
Artrose1 é uma doença degenerativa2 das articulações3 nas quais as cartilagens4 que revestem os ossos em suas junções são corroídas, parcial ou totalmente, ao longo do tempo.
1 Artrose: Também chamada de osteoartrose ou processo degenerativo articular, resulta de um processo anormal entre a destruição cartilaginosa e a reparação da mesma. Entende-se por cartilagem articular, um tipo especial de tecido que reveste a extremidade de dois ossos justapostos que possuem algum grau de movimentação entre eles, sua função básica é a de diminuir o atrito entre duas superfícies ósseas quando estas executam qualquer tipo de movimento, funcionando como mecanismo de absorção de choque. O estado de hidratação da cartilagem e a integridade da mesma, é fator preponderante para o não desenvolvimento da artrose.
2 Degenerativa: Relativa a ou que provoca degeneração.
3 Articulações:
4 Cartilagens: Tecido resistente e flexível, de cor branca ou cinzenta, formado de grandes células inclusas em substância que apresenta tendência à calcificação e à ossificação.
   [Mais...]

Uma luxação1 é o deslocamento parcial ou completo dos ossos de uma articulação2. Luxação1 do quadril é a desconexão entre os ossos da bacia com os da coxa3. Ela pode já existir no bebê, que já nasce com esse problema (luxação1 congênita4) ou ser adquirida posteriormente.
1 Luxação: É o deslocamento de um ou mais ossos para fora da sua posição normal na articulação.
2 Articulação: 1. Ponto de contato, de junção de duas partes do corpo ou de dois ou mais ossos. 2. Ponto de conexão entre dois órgãos ou segmentos de um mesmo órgão ou estrutura, que geralmente dá flexibilidade e facilita a separação das partes. 3. Ato ou efeito de articular-se. 4. Conjunto dos movimentos dos órgãos fonadores (articuladores) para a produção dos sons da linguagem.
3 Coxa: É a região situada abaixo da virilha e acima do joelho, onde está localizado o maior osso do corpo humano, o fêmur.
4 Congênita: 1. Em biologia, o que é característico do indivíduo desde o nascimento ou antes do nascimento; conato. 2. Que se manifesta espontaneamente; inato, natural, infuso. 3. Que combina bem com; apropriado, adequado. 4. Em termos jurídicos, é o que foi adquirido durante a vida fetal ou embrionária; nascido com o indivíduo. Por exemplo, um defeito congênito.
   [Mais...]



Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos