Joanete: você tem? Sabe como evitar? O que fazer quando a dor aparece?
O que é joanete?
O joanete, cujo nome científico é hallux1 valgus, é um desvio lateral acentuado do primeiro pododáctilo2 (hálux3) em direção ao segundo dedo do pé. Classicamente, esse desvio pode ocorrer na articulação4 entre o primeiro metatarso5 e a falange6 ou entre as duas falanges. No joanete, o hálux3 (ou dedo grande do pé7) pode posicionar-se sob ou sobre os outros dedos.
Quais são as causas do joanete?
Duas classes de fatores podem concorrer para esta deformidade: fatores intrínsecos (ligados à pessoa) e extrínsecos (ligados ao meio). Dentre os intrínsecos, destacam-se os fatores genéticos (história familiar), doenças sistêmicas pré-existentes, anatomia óssea anormal do pé, frouxidão ligamentar, etc. Dentre os extrínsecos contam-se, principalmente, o uso de calçados inadequados, com destaque para o sapato de salto alto e ponta fina. O joanete é mais frequente em mulheres que em homens.
Quais são os sinais8 e sintomas9 do joanete?
O joanete pode ser bastante doloroso. Além de dor intensa na articulação4 e dor ao caminhar, pode haver vermelhidão, inchaço10, inflamação11 e irritação da pele12 ao redor do osso comprometido e virada do dedão do pé em direção ao segundo artelho13.
Como o médico diagnostica o joanete?
O diagnóstico14 do joanete é eminentemente15 clínico, baseado na história clínica e na observação direta. O ortopedista é o médico mais indicado para fazer este diagnóstico14 e avaliar a melhor conduta para cada paciente.
Como o médico trata o joanete?
Os tratamentos mais simples para o joanete visam apenas o alívio dos sintomas9, sem corrigir a deformidade em si. Esses tratamentos conservadores podem envolver mudanças nos calçados, uso de aparelhos ortopédicos, descanso, aplicação de compressas de gelo e uso de medicamentos como analgésicos16 e anti-inflamatórios. Se o desconforto for severo ou se a correção da deformidade for desejada por motivos estéticos, a cirurgia pode ser realizada. Ela pode ser feita sob anestesia17 local, espinhal ou geral e o paciente se recupera totalmente em 6 a 8 semanas.
Como prevenir o joanete?
- Para prevenir a dor no joanete, recomenda-se deixar os pés de molho em água morna.
- Usar sapatos macios, com bicos largos que permitam a perfeita acomodação dos dedos.
- Evitar salto alto. Caso precise usá-los, eles devem ter no máximo 4 a 5 centímetros de altura.
- Evite certos esportes que exijam esforços exagerados com os pés, como o balé.
- Existem aparelhos ortopédicos, como almofadinhas, que podem ser usadas em volta do joanete ou entre o primeiro e segundo dedos dos pés, durante o dia ou à noite.
- Palmilhas sob medida podem ser recomendadas pelo ortopedista para melhorar a postura do pé e evitar os sintomas9.
- Deixe os pés elevados e em repouso por pelo menos dez minutos todos os dias.
Como evolui o joanete?
No princípio a deformidade é redutível, porém mais tarde torna-se resistente à mobilização.
O uso de órteses18 evita a progressão do quadro.
A distribuição anormal da carga nos pés pode ter repercussões negativas em algumas das principais articulações19 do corpo, como a do joelho.
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.