Atalho: 5RC9O69
Gostou do artigo? Compartilhe!

Como é a dieta que reduz a pressão arterial?

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

A DASH Diet é baseada na pesquisa Dietary Approches to Stop Hypertension, a qual comprovou que este tipo de alimentação reduz a pressão arterial1 e o colesterol2, além de melhorar a sensibilidade à insulina3. A dieta vai além da redução de sal ou sódio na alimentação. Tem como base a maior ingestão de frutas, vegetais, laticínios desnatados ou semi-desnatados, grãos integrais e pouca carne.

Ela foi desenvolvida para ser flexível o bastante para se encaixar no estilo de vida e preferências alimentares da maioria das pessoas e inclui todos os alimentos saudáveis da dieta mediterrânea4.

O planejamento para uma dieta que ajuda a reduzir a pressão arterial1 inclui principalmente os alimentos da tabela abaixo:

 

Tipo de alimento

Número de porções para uma dieta de 1600 a 3100 calorias5

Número de porções para uma dieta de 2000 calorias5

Grãos e produtos integrais (incluindo pelo menos 3 grãos integrais a cada dia)

6 - 12 por dia

7 - 8 por dia

Frutas

4 - 6 por dia

4 - 5 por dia

Vegetais

4 - 6 por dia

4 - 5 por dia

Laticínios desnatados ou semi-desnatados

2 - 4 por dia

2 - 3 por dia

Carne vermelha magra, frango ou peixe

1.5 – 2.5 por dia

2 ou menos por dia

Nozes, sementes e legumes

3 – 6 por semana

4 – 5 por semana

Gorduras e açúcares

2 - 4 por dia

Limitar a ingestão

 

Além da redução da pressão arterial1, este plano alimentar traz benefícios para a saúde6 cardiovascular, redução do colesterol2 e da inflamação7. Também ajuda na manutenção do peso corporal, funciona para adultos e crianças, e toda a família pode se beneficiar dos bons hábitos adquiridos.

Estes alimentos fornecem nutrientes importantes como cálcio, potássio e magnésio.

Quando associada à prática regular de atividades físicas, abandono do cigarro e ao consumo moderado de álcool, colabora para a construção de uma vida saudável.

 

ABCMED, 2010. Como é a dieta que reduz a pressão arterial?. Disponível em: <https://www.abc.med.br/p/hipertensao-arterial/72672/como-e-a-dieta-que-reduz-a-pressao-arterial.htm>. Acesso em: 12 dez. 2018.
Nota ao leitor:
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.

Complementos

1 Pressão arterial: A relação que define a pressão arterial é o produto do fluxo sanguíneo pela resistência. Considerando-se a circulação como um todo, o fluxo total é denominado débito cardíaco, enquanto a resistência é denominada de resistência vascular periférica total.
2 Colesterol: Tipo de gordura produzida pelo fígado e encontrada no sangue, músculos, fígado e outros tecidos. O colesterol é usado pelo corpo para a produção de hormônios esteróides (testosterona, estrógeno, cortisol e progesterona). O excesso de colesterol pode causar depósito de gordura nos vasos sangüíneos. Seus componentes são: HDL-Colesterol: tem efeito protetor para as artérias, é considerado o bom colesterol. LDL-Colesterol: relacionado às doenças cardiovasculares, é o mau colesterol. VLDL-Colesterol: representa os triglicérides (um quinto destes).
3 Insulina: Hormônio que ajuda o organismo a usar glicose como energia. As células-beta do pâncreas produzem insulina. Quando o organismo não pode produzir insulna em quantidade suficiente, ela é usada por injeções ou bomba de insulina.
4 Dieta Mediterrânea: Alimentação rica em carboidratos, fibras, elevado consumo de verduras, legumes e frutas (frescas e secas) e pobre em ácidos graxos saturados. É recomendada uma ingestão maior de gordura monoinsaturada em decorrência da grande utilização do azeite de oliva. Além de vinho.
5 Calorias: Dizemos que um alimento tem “x“ calorias, para nos referirmos à quantidade de energia que ele pode fornecer ao organismo, ou seja, à energia que será utilizada para o corpo realizar suas funções de respiração, digestão, prática de atividades físicas, etc.
6 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
7 Inflamação: Conjunto de processos que se desenvolvem em um tecido em resposta a uma agressão externa. Incluem fenômenos vasculares como vasodilatação, edema, desencadeamento da resposta imunológica, ativação do sistema de coagulação, etc.Quando se produz em um tecido superficial (pele, tecido celular subcutâneo) pode apresentar tumefação, aumento da temperatura local, coloração avermelhada e dor (tétrade de Celso, o cientista que primeiro descreveu as características clínicas da inflamação).
Gostou do artigo? Compartilhe!

Tem alguma dúvida sobre Cardiologia?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.

Comentários

18/10/2012 - Comentário feito por Lourdes
Re: Como é a dieta que reduz a pressão arterial?
Muito boa a matéria,bem explicativa,gostei muito!Só faltou saber como são as medidas, se é xícara ou colher a serem usadas.Muito Obrigado.

28/09/2012 - Comentário feito por Dilma
Re: Como é a dieta que reduz a pressão arterial?
Esta dieta não funciona para todos. Sou hipertensa resistente há 38 anos, faço a dieta corretíssima, exercícios físicos e, mesmo assim, tenho de tomar 4 remédios para baixar a pressão diariamente, ingerindo um total de 10 comprimidos só para a pressão alta, fora os demais que tenho que tomar.
Acredito que só dieta para baixar a pressão funcione em quem tem a pressão só um pouco alta.
Obrigada pelos artigos, são ótimos, continuem mandando-os para mim. Um abraço à equipe, da Dilma

16/01/2012 - Comentário feito por Jerônimo
Dúvidas que são nossas também...
Tenho a mesma dúvida da Sra. Helena; qual é a medida (quantidade) dessas porções indicadas no quadro acima, tendo como base o que dispomos na cozinha, no nosso dia-a-dia... O que equivale, por exemplo, a medida dos grãos e produtos integrais (porções) em uma xícara, em uma colher de chá?

26/11/2010 - Comentário feito por helena
Re: Como é a dieta que reduz a pressão arterial?
Amei esse site , tenho tentado preparar as refeições de minha casa de forma que minhas meninas diminuam as calorias e meu marido diminua a preção arterial por isso achei interessante esse artigo,mas falta um detalhe
quando se fala de "porção" é bastante generico . O que é uma porção de verdura? uma colher ? uma xicara? e de grãos 100gr ou talvez 1 colher de sopa de grãos por favor me esclareçam.

30/09/2010 - Comentário feito por Antonio
Re: Como é a dieta que reduz a pressão arterial?

Muito bom, gostei da dieta, de fácil aplicação, no dia a dia.

  • Entrar
  • Assinar
O AbcMed® é parte integrante da Plataforma HiDoctor® e é oferecido a você gratuitamente.