A DREZotomia é uma cirurgia funcional da medula espinhal1 indicada para dor neuropática2 refratária, como em avulsão do plexo braquial3 e lesões4 medulares. Atua lesando seletivamente a zona de entrada da raiz dorsal, interrompendo circuitos nociceptivos hiperativos. Oferece alívio duradouro em até 70% dos casos, com baixa morbidade5 quando realizada em centros especializados.
1 Medula Espinhal:
2 Neuropática: Referente à neuropatia, que é doença do sistema nervoso.
3 Plexo Braquial: A maior rede de fibras nervosas que inervam a extremidade superior. O plexo braquial estende-se do pescoço até a axila. Em humanos, os nervos deste plexo usualmente se originam dos segmentos inferior cervival e primeiro torácico da medula espinhal (C5-C8 e T1), porém variações não são incomuns.
4 Lesões: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
5 Morbidade: Morbidade ou morbilidade é a taxa de portadores de determinada doença em relação à população total estudada, em determinado local e em determinado momento.
   [Mais...]