AbcMed  -  Exames e Procedimentos
Lipoaspiração é uma operação mediante a qual são removidas as células adiposas1 e a gordura2 indesejada é retirada de partes localizadas do corpo. A gordura2 removida de um ponto pode ser injetada em outros, se assim for desejado, conferindo ao corpo uma melhor conformação. Esse procedimento é também chamado de lipoescultura. Contudo, há que se ter em conta que grande parte desta gordura2 (cerca de 80%) é reabsorvida dentro de um ano.
1 Células Adiposas: Células do corpo que geralmente armazenam GORDURAS na forma de TRIGLICERÍDEOS. Os ADIPÓCITOS BRANCOS são os tipos predominantes encontrados, na maioria das vezes, na cavidade abdominal e no tecido subcutâneo. Os ADIPÓCITOS MARRONS são células termogênicas que podem ser encontradas em recém-nascidos de algumas espécies e em mamíferos que hibernam.
2 Gordura: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Os alimentos que fornecem gordura são: manteiga, margarina, óleos, nozes, carnes vermelhas, peixes, frango e alguns derivados do leite. O excesso de calorias é estocado no organismo na forma de gordura, fornecendo uma reserva de energia ao organismo.
   [Mais...]

Hemograma é um exame de sangue1 que consiste na contagem das células2 brancas e vermelhas, das plaquetas3 e dos reticulócitos e na medição de índices hematológicos como a dosagem de hemoglobina4 e do hematócrito5 (percentagem dos glóbulos vermelhos no volume total de sangue1). Além disso, o hemograma mede também o VCM (volume corpuscular médio), que é tamanho das hemácias6; o HCM (hemoglobina4 corpuscular média), que é o peso da hemoglobina4 em cada hemácia; o CHCM (concentração de hemoglobina4 corpuscular média), que é a concentração da hemoglobina4 dentro de cada hemácia; e a RDW (red cell distribution width), um índice que indica a variação de tamanho dos glóbulos vermelhos (anisocitose7).
1 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
2 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
3 Plaquetas: Elemento do sangue (não é uma célula porque não apresenta núcleo) produzido na medula óssea, cuja principal função é participar da coagulação do sangue através da formação de conglomerados que tamponam o escape do sangue por uma lesão em um vaso sangüíneo.
4 Hemoglobina: Proteína encarregada de transportar o oxigênio desde os pulmões até os tecidos do corpo. Encontra-se em altas concentrações nos glóbulos vermelhos.
5 Hematócrito: Exame de laboratório que expressa a concentração de glóbulos vermelhos no sangue.
6 Hemácias: Também chamadas de glóbulos vermelhos, eritrócitos ou células vermelhas. São produzidas no interior dos ossos a partir de células da medula óssea vermelha e estão presentes no sangue em número de cerca de 4,5 a 6,5 milhões por milímetro cúbico, em condições normais.
7 Anisocitose: Variação importante no tamanho das células, como nas hemácias do sangue
   [Mais...]



Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos