Atalho: 5DYS004
Gostou do artigo? Compartilhe!

Cinco atitudes saudáveis para evitar o diabetes mellitus tipo 2

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

 

De acordo com o estudo divulgado no Consenso da International Diabetes1 Federation são cinco os objetivos para um comportamento saudável que ajuda a evitar o diabetes mellitus2 tipo 2. São eles:

 

  1. Manter o índice de massa corporal3 (IMC4) abaixo de 25 kg/m².
  2. Ingerir menos de 30% de gordura5 do total de calorias6 ingeridas.
  3. Ingerir menos que 10% de gorduras saturadas7 do total de calorias6 provenientes de gorduras ingeridas.
  4. Aumentar a ingestão de fibras para uma quantidade maior do que 15g/1.000 kcal.8
  5. Realizar mais do que quatro horas de atividades físicas de intensidade moderada por semana.

Fonte: International Diabetes1 Federation

 

Calcule o seu IMC4:

ABCMED, 2010. Cinco atitudes saudáveis para evitar o diabetes mellitus tipo 2. Disponível em: <https://www.abc.med.br/p/diabetes-mellitus/58429/cinco-atitudes-saudaveis-para-evitar-o-diabetes-mellitus-tipo-2.htm>. Acesso em: 5 mar. 2021.
Nota ao leitor:
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.

Complementos

1 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
2 Diabetes mellitus: Distúrbio metabólico originado da incapacidade das células de incorporar glicose. De forma secundária, podem estar afetados o metabolismo de gorduras e proteínas.Este distúrbio é produzido por um déficit absoluto ou relativo de insulina. Suas principais características são aumento da glicose sangüínea (glicemia), poliúria, polidipsia (aumento da ingestão de líquidos) e polifagia (aumento da fome).
3 Índice de massa corporal: Medida usada para avaliar se uma pessoa está abaixo do peso, com peso normal, com sobrepeso ou obesa. É a medida mais usada na prática para saber se você é considerado obeso ou não. Também conhecido como IMC. É calculado dividindo-se o peso corporal em quilogramas pelo quadrado da altura em metros. Existe uma tabela da Organização Mundial de Saúde que classifica as medidas de acordo com o resultado encontrado.
4 IMC: Medida usada para avaliar se uma pessoa está abaixo do peso, com peso normal, com sobrepeso ou obesa. É a medida mais usada na prática para saber se você é considerado obeso ou não. Também conhecido como IMC. É calculado dividindo-se o peso corporal em quilogramas pelo quadrado da altura em metros. Existe uma tabela da Organização Mundial de Saúde que classifica as medidas de acordo com o resultado encontrado.
5 Gordura: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Os alimentos que fornecem gordura são: manteiga, margarina, óleos, nozes, carnes vermelhas, peixes, frango e alguns derivados do leite. O excesso de calorias é estocado no organismo na forma de gordura, fornecendo uma reserva de energia ao organismo.
6 Calorias: Dizemos que um alimento tem “x“ calorias, para nos referirmos à quantidade de energia que ele pode fornecer ao organismo, ou seja, à energia que será utilizada para o corpo realizar suas funções de respiração, digestão, prática de atividades físicas, etc.
7 Gorduras saturadas: Elas são encontradas principalmente em produtos de origem animal. Em temperatura ambiente, apresentam-se em estado sólido. Estão nas carnes vermelhas e brancas (principalmente gordura da carne e pele das aves e peixes), leite e seus derivados integrais (manteiga, creme de leite, iogurte, nata) e azeite de dendê.
8 Kcal.: Quilocalorias. Equivale à energia contida nos alimentos.
Gostou do artigo? Compartilhe!

Tem alguma dúvida sobre Endocrinologia e Metabologia?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.

Comentários

05/05/2011 - Comentário feito por Pedro
Re: Cinco atitudes saudáveis para evitar o diabetes mellitus tipo 2
O grande problema outrora enfrentados por nós Diabéticos era a falta ou omissão de informações.
Hoje graças a internet, podemos acessar sites como este. Com isto as coisas vão melhorando.
Obrigado por serem"agentes multiplicadores de Informação". Tem-se que quebrar certos dogmas e paradigmas. Hoje levo uma vida conciente.

10/02/2011 - Comentário feito por magda
Re: Cinco atitudes saudáveis para evitar o diabetes mellitus tipo 2
pesquisando na internet cheguei até este site e obtive as respostas que procurava. Obrigado e parabens por se preocuparem com estranhos.

02/02/2011 - Comentário feito por milk
Re: Cinco atitudes saudáveis para evitar o diabetes mellitus tipo 2
parabens voces foram exelentes

14/12/2010 - Comentário feito por Edivaldo
Re: Cinco atitudes saudáveis para evitar o diabetes mellitus tipo 2
QUERO PARABENISAR PELA ATITUDE DE LEVAR CONHECIMENTOS AOS PACIENTES MEDICOS E OUTROS.
MUITO BOA A MATERIA.
QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO VOCES.

13/05/2010 - Comentário feito por Cátia
Re: Cinco atitudes saudáveis para evitar o diabetes mellitus tipo 2
Parabéns aos pesquisadores por prestarem tamanho benefício aos doentes e a todos que queiram evitar tais males, meu sogro é diabético e me preocupo em saber coisas que ele possa fazer para conviver com tal doença, de uma maneira mais saudável. Toda e qualquer informação positiva é válida para quem precisa de orientação.

06/05/2010 - Comentário feito por Dimas
Re: Cinco atitudes saudáveis para evitar o diabetes mellitus tipo 2

Parabéns pelo alerta. Eu infelizmente já estou convivendo que essa peste de doença. Sou descendente de familia de diabéticos.
Mas as dicas são otimas tanto parta no meu caso que a doença já desenvolveu pois , seguindo as metas com certeza os indices de glicose juntamente como remédio vão baixar. Para aqules que tem pré- disposição por fatores genéticos prestem atenção e sigam as dicas. VALEU!!!!!

06/05/2010 - Comentário feito por pri
Re: Cinco atitudes saudáveis para evitar o diabetes mellitus tipo 2
muito legal o alerta, vou passar para todos que conheço que tem alguém na família e a amigos descuidados e pedir para passarem para quem eles acharem interessante, é muito importante saber como prevenir o diabetes.

06/05/2010 - Comentário feito por Jeane
Re: Cinco atitudes saudáveis para evitar o diabetes mellitus tipo 2
Obrigada pelo e-mail e alerta, pois sou filha de diabético(pai) e neta ( materna) de diabética e vivo controlando peso. Atualmente devo me enquadrar nas metas 2, 3 e 4, mas sou sedentária e meu IMC está acima do desejável.

06/05/2010 - Comentário feito por ELIS
Re: Cinco atitudes saudáveis para evitar o diabetes mellitus tipo 2
obrigado pelo email,pois infelizmente tenho essa doença e ano esta sendo nada facil
viver com ela pois ja estou fazendo uso da insulina duas vezes por dia o q vcs estiverem d novidade
pra mim podem m mandar ou se tiver pesquisas e precisarem de voluntarios m avisem
obrigado pela atençao

  • Entrar
  • Assinar