Gostou do artigo? Compartilhe!

[EBOOK] Diabetes Mellitus - Informações para ajudar a conhecer o diabetes, preveni-lo, tratá-lo e evitar suas complicações

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes1, “hoje, no Brasil, há mais de 16,5 milhões de pessoas vivendo com o diabetes1. E esse número está crescendo. Em alguns casos, o diagnóstico2 demora, favorecendo o aparecimento de complicações. Pode ser que você ou alguém próximo tenha diabetes1.”

O diabetes mellitus3 é uma condição na qual o pâncreas4 deixa de produzir insulina5 ou as células6 param de responder à insulina5 que é produzida, fazendo com que a glicose sanguínea7 não seja absorvida pelas células6 do organismo e causando o aumento dos seus níveis na corrente sanguínea. O diabetes1 é uma doença crônica e pode causar complicações à saúde8; incluindo insuficiência renal9, doenças do coração10, derrame11 (acidente vascular cerebral12) e cegueira. Por isso é tão importante compreender melhor a condição, tomar cuidados para preveni-la, e também tratá-la adequadamente quando já se é diabético, visando a mantê-la sob controle para evitar essas complicações.

Com o intuito de ajudar na divulgação de alguns cuidados e informações que podem ser úteis para conhecer o diabetes1, preveni-lo, tratá-lo e evitar suas complicações, preparamos esse e-Book no qual reunimos alguns de nossos textos sobre diabetes mellitus3 já divulgados no AbcMed.

Clique no banner abaixo para baixar o e-Book gratuitamente, ou clique aqui para baixar o e-Book em formato .epub.

 

 

ABCMED, 2020. [EBOOK] Diabetes Mellitus - Informações para ajudar a conhecer o diabetes, preveni-lo, tratá-lo e evitar suas complicações. Disponível em: <https://www.abc.med.br/p/diabetes-mellitus/1383793/ebook-diabetes-mellitus-informacoes-para-ajudar-a-conhecer-o-diabetes-preveni-lo-trata-lo-e-evitar-suas-complicacoes.htm>. Acesso em: 20 abr. 2021.
Nota ao leitor:
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.

Complementos

1 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
2 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
3 Diabetes mellitus: Distúrbio metabólico originado da incapacidade das células de incorporar glicose. De forma secundária, podem estar afetados o metabolismo de gorduras e proteínas.Este distúrbio é produzido por um déficit absoluto ou relativo de insulina. Suas principais características são aumento da glicose sangüínea (glicemia), poliúria, polidipsia (aumento da ingestão de líquidos) e polifagia (aumento da fome).
4 Pâncreas: Órgão nodular (no ABDOME) que abriga GLÂNDULAS ENDÓCRINAS e GLÂNDULAS EXÓCRINAS. A pequena porção endócrina é composta pelas ILHOTAS DE LANGERHANS, que secretam vários hormônios na corrente sangüínea. A grande porção exócrina (PÂNCREAS EXÓCRINO) é uma glândula acinar composta, que secreta várias enzimas digestivas no sistema de ductos pancreáticos (que desemboca no DUODENO).
5 Insulina: Hormônio que ajuda o organismo a usar glicose como energia. As células-beta do pâncreas produzem insulina. Quando o organismo não pode produzir insulna em quantidade suficiente, ela é usada por injeções ou bomba de insulina.
6 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
7 Glicose sanguínea: Também chamada de açúcar no sangue, é o principal açúcar encontrado no sangue e a principal fonte de energia para o organismo.
8 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
9 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
10 Coração: Órgão muscular, oco, que mantém a circulação sangüínea.
11 Derrame: Conhecido popularmente como derrame cerebral, o acidente vascular cerebral (AVC) ou encefálico é uma doença que consiste na interrupção súbita do suprimento de sangue com oxigênio e nutrientes para o cérebro, lesando células nervosas, o que pode resultar em graves conseqüências, como inabilidade para falar ou mover partes do corpo. Há dois tipos de derrame, o isquêmico e o hemorrágico.
12 Acidente vascular cerebral: Conhecido popularmente como derrame cerebral, o acidente vascular cerebral (AVC) ou encefálico é uma doença que consiste na interrupção súbita do suprimento de sangue com oxigênio e nutrientes para o cérebro, lesando células nervosas, o que pode resultar em graves conseqüências, como inabilidade para falar ou mover partes do corpo. Há dois tipos de derrame, o isquêmico e o hemorrágico.
Gostou do artigo? Compartilhe!

Tem alguma dúvida sobre Endocrinologia e Metabologia?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.