O vírus1 que causa a doença do coronavírus 2019 (COVID-19) é estável por várias horas a até dias em aerossóis e superfícies, de acordo com estudo do The New England Journal of Medicine. Confira no infográfico o tempo de permanência em diferentes superfícies.
[Mais...]
Estudos recentes sugerem que a COVID-19 pode ser transmitida por pessoas infectadas mesmo na ausência de sintomas1 da doença. Embora o distanciamento social e a boa higiene das mãos2 sejam os métodos mais importantes para impedir a transmissão do vírus3, novas diretrizes afirmam que indivíduos saudáveis podem considerar o uso de máscaras em ambientes públicos.
[Mais...]
O coronavírus não é um organismo vivo, mas uma molécula de RNA que usa uma enzima1 em sua replicação. O vírus2 tem o aspecto de uma Coroa Solar à microscopia eletrônica (latim: corona = coroa), daí o seu nome. Sua frágil estrutura é constituída de partículas esféricas envoltas por uma bicamada lipídica que o protege quando está fora da célula3 hospedeira.
[Mais...]
Os professores Giancarlo Isaia e Enzo Medico, da Universidade de Turim, na Itália, notaram uma deficiência de vitamina1 D entre os pacientes italianos com diagnóstico2 da infecção3 por coronavírus. A partir daí hipotetizaram que a vitamina1 D pode ser uma aliada na prevenção de casos da Covid-19. O estudo lembra que há diversas evidências científicas da ação da vitamina1 D na prevenção de quadros infecciosos e considera provável que ela possa prover uma maior resistência à Covid-19.
[Mais...]
Estar grávida não é apenas gestar, é uma condição que ocupa um âmbito muito maior na vida da mulher, envolvendo planejamento para engravidar, preparação para receber o bebê, acompanhamento da gestação através do seguimento pré-natal, o parto e o pós-parto, amamentação1, recebimento de cumprimentos e visitas pelo nascimento do bebê e cuidados com o bebê. Cada uma dessas etapas precisa sofrer algumas mudanças em relação ao que ocorre tradicionalmente devido à situação atual com o coronavírus.
[Mais...]
Nesses tempos de infecções1 e mortes por coronavírus, têm surgido várias tentativas de se obter uma vacina2 ou um tratamento contra a doença. O problema é que, premidos pela urgência3, os pesquisadores ainda não puderam seguir com tranquilidade os protocolos habituais das pesquisas científicas e fizeram afirmações que só podem ser tomadas como provisórias e que, por isso, estão sujeitas a muitas contestações. Uma delas, aventada a princípio por médicos chineses, é de que a cloroquina poderia ser eficaz no tratamento de pacientes graves com coronavírus.
[Mais...]
Muitas dúvidas têm surgido quanto ao uso do ibuprofeno no combate aos sintomas1 do novo coronavírus. Como a questão ainda não está definitivamente decidida, a OMS, numa primeira consideração do assunto, disse que a entidade não recomenda o remédio para quem decidir se automedicar, mas alertou que os cientistas ainda estão investigando a questão e que isso não quer dizer que haja uma contraindicação formal para o uso de ibuprofeno no momento.
[Mais...]
Em todos os estados brasileiros há casos suspeitos de infecção1 pelo coronavírus. O Brasil tem 200 casos oficiais de COVID-19, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde2 em 15 de março de 2020, às 19 horas e 15 minutos.
[Mais...]
Estamos diante de um novo vírus1, o SARS-CoV-2, causador da doença denominada COVID-19, por isso as pessoas não têm imunidade2 contra esse vírus1, o que faz com que o contágio3 seja mais rápido. A principal maneira de evitar a transmissão é lavar as mãos4 até a altura dos punhos com água e sabão após usar o banheiro, sempre que chegar em casa ou antes de manipular alimentos, além de evitar aglomerações e manter distância de pessoas com sintomas5 de gripe6. Conheça as principais recomendações e esclarecimentos da Organização Pan-Americana de Saúde7.
[Mais...]
Os coronavírus estão novamente assustando o mundo com uma nova cepa1, o novo coronavírus 2019. Os coronavírus são conhecidos desde meados dos anos 1960 e normalmente causam infecções2 respiratórias em seres humanos e em animais. As infecções2 causam doenças respiratórias leves ou moderadas, semelhantes a um resfriado comum, mas que podem ser muito graves também.
[Mais...]
|