Atalho: 5EKRZ3D
Gostou do artigo? Compartilhe!

Sete passos para um coração saudável: publicação da American Heart Association

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Esta publicação da American Heart Association diz que a saúde1 cardiovascular ideal é definida em um adulto por cada uma das medidas abaixo:

1. Nunca ter fumado ou ter deixado de fumar há mais de um ano.

2. Índice de Massa Corporal2 (IMC3) abaixo de 25 kg/m² (o IMC3 é calculado dividindo o peso corporal em quilogramas pelo quadrado da altura em metros). Calcule seu IMC3.

 

3. Ser fisicamente ativo. As novas recomendações são para a prática de 150 minutos por semana de atividades físicas de intensidade moderada ou 75 minutos por semana de atividade física de intensidade vigorosa para uma saúde1 ideal.

4. Pressão arterial4 abaixo de 120 x 80 mmHg.

5. Glicemia de jejum5 abaixo de 100mg/dl.

6. Colesterol6 total abaixo de 200mg/dl.

7. Dieta saudável. Quatro ou cinco componentes chave da dieta. Para uma dieta de 2000 calorias7 ao dia, por exemplo, incluir:

  • Pelo menos 4 copos e meio de frutas e vegetais por dia.
  • Pelo menos duas porções de 100 gramas de peixe por semana, preferencialmente peixes como salmão, arenque, cavala, sardinha e truta.
  • Pelo menos uma porção de 30 gramas de grãos integrais ricos em fibras por dia.
  • Limitar a ingestão de sódio (sal) a 1500mg por dia.
  • Não beber mais do que um litro por semana de bebidas com adição de açúcar8.

A American Heart Association espera que estes sete fatores possam melhorar a saúde1 cardiovascular dos americanos em 20% até o ano de 2020 e também reduzir as mortes por doenças cardiovasculares9 e acidentes vasculares10 cerebrais em 20%.

Fonte: Circulation - American Heart Association

ABCMED, 2010. Sete passos para um coração saudável: publicação da American Heart Association. Disponível em: <https://www.abc.med.br/p/vida-saudavel/58914/sete-passos-para-um-coracao-saudavel-publicacao-da-american-heart-association.htm>. Acesso em: 12 dez. 2018.
Nota ao leitor:
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.

Complementos

1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
2 Índice de massa corporal: Medida usada para avaliar se uma pessoa está abaixo do peso, com peso normal, com sobrepeso ou obesa. É a medida mais usada na prática para saber se você é considerado obeso ou não. Também conhecido como IMC. É calculado dividindo-se o peso corporal em quilogramas pelo quadrado da altura em metros. Existe uma tabela da Organização Mundial de Saúde que classifica as medidas de acordo com o resultado encontrado.
3 IMC: Medida usada para avaliar se uma pessoa está abaixo do peso, com peso normal, com sobrepeso ou obesa. É a medida mais usada na prática para saber se você é considerado obeso ou não. Também conhecido como IMC. É calculado dividindo-se o peso corporal em quilogramas pelo quadrado da altura em metros. Existe uma tabela da Organização Mundial de Saúde que classifica as medidas de acordo com o resultado encontrado.
4 Pressão arterial: A relação que define a pressão arterial é o produto do fluxo sanguíneo pela resistência. Considerando-se a circulação como um todo, o fluxo total é denominado débito cardíaco, enquanto a resistência é denominada de resistência vascular periférica total.
5 Glicemia de jejum: Teste que checa os níveis de glicose após um período de jejum de 8 a 12 horas (frequentemente dura uma noite). Este teste é usado para diagnosticar o pré-diabetes e o diabetes. Também pode ser usado para monitorar pessoas com diabetes.
6 Colesterol: Tipo de gordura produzida pelo fígado e encontrada no sangue, músculos, fígado e outros tecidos. O colesterol é usado pelo corpo para a produção de hormônios esteróides (testosterona, estrógeno, cortisol e progesterona). O excesso de colesterol pode causar depósito de gordura nos vasos sangüíneos. Seus componentes são: HDL-Colesterol: tem efeito protetor para as artérias, é considerado o bom colesterol. LDL-Colesterol: relacionado às doenças cardiovasculares, é o mau colesterol. VLDL-Colesterol: representa os triglicérides (um quinto destes).
7 Calorias: Dizemos que um alimento tem “x“ calorias, para nos referirmos à quantidade de energia que ele pode fornecer ao organismo, ou seja, à energia que será utilizada para o corpo realizar suas funções de respiração, digestão, prática de atividades físicas, etc.
8 Açúcar: 1. Classe de carboidratos com sabor adocicado, incluindo glicose, frutose e sacarose. 2. Termo usado para se referir à glicemia sangüínea.
9 Doenças cardiovasculares: Doença do coração e vasos sangüíneos (artérias, veias e capilares).
10 Vasculares: Relativo aos vasos sanguíneos do organismo.
Gostou do artigo? Compartilhe!

Tem alguma dúvida sobre Cardiologia?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.

Comentários

24/09/2013 - Comentário feito por Roseli
Re: Sete passos para um coração saudável: publicação da American Heart Association
Bom dia!

Como é de fundamental importância quando temos a informação do que pode ser feito no aspécto saúde. O que podemos melhorar... muitas vezes não temos noção do que podemos fazer e assim não fazemos.
Muito bom este artigo. Perdi um irmão aos 36 anos de infarto agudo do miocardio no último mês de junho/2013 e ele nem tinha problemas do coração mas o sendentarismo e a má alimentação eram fatores de risco para ele.
Agradeço pela oportunidade, vez que já tenho hábitos saudáveis mas nem sempre realizava todos os que estão neste artigo.

28/05/2010 - Comentário feito por Girlene
Re: Sete passos para um coração saudável: publicação da American Heart Association
Esta reportagem é de imensa valiosidade pelo fato de que muitas pessoas não se preocupam em cuidar da alimentação,não praticam muitas atividades físicas e ocorre muito o sedentarismo,o que pode lesar o organismo em vários aspectos.Essas dicas devem ser valiosas para um vida saudável

22/05/2010 - Comentário feito por Cremilda
Re: Sete passos para um coração saudável: publicação da American Heart Association
Pessoalmente, apresentou novidades valiosas para mim. Preciso me cuidar melhor! Profissionalmente, me senti no dever de alertar/informar meus pacientes. Obrigada pelas dicas, reenviarei a meus contatos.

17/05/2010 - Comentário feito por denio
Re: Sete passos para um coração saudável: publicação da American Heart Association
Muito bom este site, excelente estas dicas. Eu estava precisando saber disso, pois achava que estava com bom peso. Vou Vou tentar melhorar depois agora. Muito obrigado!

13/05/2010 - Comentário feito por ANA
Re: Sete passos para um coração saudável: publicação da American Heart Association
ACHEI MUITO INTERESSANTE ! E IMPORTANTE ! POIS ESTOU NO SOBRE PESO ! ENTÃO ! TO MAIS QUE NA HORA DE ME CUIDAR !

13/05/2010 - Comentário feito por Pedrina
Re: Sete passos para um coração saudável: publicação da American Heart Association
Vou procurar seguir as recomendações , pois a saúde física e mental é o que temos de mais valioso em nossas vidas, porque o resto é só mantermos o equilibrio em tudo que fizermos .

13/05/2010 - Comentário feito por Maria
Re: Sete passos para um coração saudável: publicação da American Heart Association
Excelente dicas, enviarei p/ meus contatos.Um abraço.
Maria Aparecida.

  • Entrar
  • Assinar
O AbcMed® é parte integrante da Plataforma HiDoctor® e é oferecido a você gratuitamente.