A fibrilação atrial acontece quando os átrios cardíacos1 não se movimentam como normalmente, mas tremulam ou fibrilam2, ao invés de contraírem, levando a uma frequência cardíaca irregular e muito rápida. Assim, o coração3 bate descompassada e aceleradamente e o bombeamento do sangue4 para o resto do corpo deixa de ser suficiente
1 Átrios Cardíacos: Câmaras do coração às quais o SANGUE circulante retorna.
2 Fibrilam: 1. Relativo a, constituído por ou disposto em fibrilas. 2. De conformação aproximadamente linear, insolúvel e de função estrutural ou de defesa (diz-se de proteína). 3. Apresentar fibrilação, ou seja, apresentar uma série de contrações rápidas e desordenadas das fibras musculares, sem, no entanto, contrair o músculo como um todo.
3 Coração: Órgão muscular, oco, que mantém a circulação sangüínea.
4 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
   [Mais...]