A síndrome1 de West é uma condição epiléptica severa, incidente2 na infância e caracterizada por uma tríade sintomática3 que envolve espasmos4 musculares, hipsarritmia5 (padrão eletroencefalográfico específico) e retardo mental.
[Mais...]
1 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
2 Incidente: 1. Que incide, que sobrevém ou que tem caráter secundário; incidental. 2. Acontecimento imprevisível que modifica o desenrolar normal de uma ação. 3. Dificuldade passageira que não modifica o desenrolar de uma operação, de uma linha de conduta.
3 Sintomática: 1. Relativo a ou que constitui sintoma. 2. Que é efeito de alguma doença. 3. Por extensão de sentido, é o que indica um particular estado de coisas, de espírito; revelador, significativo.
4 Espasmos: 1. Contrações involuntárias, não ritmadas, de um ou vários músculos, podendo ocorrer isolada ou continuamente, sendo dolorosas ou não. 2. Qualquer contração muscular anormal. 3. Sentido figurado: arrebatamento, exaltação, espanto.
5 Hipsarritmia: Clinicamente, esta síndrome se caracteriza por fenômenos episódicos de espasmos em flexão, mas também por convulsões ou outra manifestação nervosa de feitio variável, associadas a retardo mental e, não raro, motor. Eletroencefalograficamente, manifesta-se por extrema anormalidade do traçado do exame, característica da síndrome de West.