Estenose1 (do grego sténosis=aperto + ose=doença) é a constrição2 de qualquer canal orgânico. Estenose1 mitral é o estreitamento da válvula mitral, formada por duas cúspides3 (lâminas) que abrem e fecham o orifício que separa e regula a passagem de sangue4 entre o átrio e o ventrículo esquerdos.
1 Estenose: Estreitamento patológico de um conduto, canal ou orifício.
2 Constrição: 1. Ação ou efeito de constringir, mesmo que constrangimento (ato ou efeito de reduzir). 2. Pressão circular que faz diminuir o diâmetro de um objeto; estreitamento. 3. Em medicina, é o estreitamento patológico de qualquer canal ou esfíncter; estenose.
3 Cúspides: 1. Ponta aguda e geralmente alongada de (algo). 2. Por extensão de sentido, no sentido figurado, significa cume, vértice, píncaro de (alguma coisa). 3. Em geometria, é o ponto de uma curva contínua onde o vetor tangente inverte o sentido; ponto cuspidal, ponto de reversão. 4. Na odontologia, é a elevação cônica na face triturante dos dentes pré-molares e dos molares.
4 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
   [Mais...]