AbcMed  -  Sinais, Sintomas e Doenças
A trombofilia1 é um grupo de condições em que o sangue2 coagula mais facilmente do que o normal. Isso pode levar à formação de coágulos dentro das veias3 ou artérias4, os quais podem se deslocar e se transformar em trombos5 que podem obstruir esses vasos sanguíneos6, causando problemas circulatórios.
1 Trombofilia: Tendência aumentada a apresentar fenômenos tromboembólicos, seja esta hereditária ou adquirida.
2 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
3 Veias: Vasos sangüíneos que levam o sangue ao coração.
4 Artérias: Os vasos que transportam sangue para fora do coração.
5 Trombos: Coágulo aderido à parede interna de uma veia ou artéria. Pode ocasionar a diminuição parcial ou total da luz do mesmo com sintomas de isquemia.
6 Vasos Sanguíneos: Qualquer vaso tubular que transporta o sangue (artérias, arteríolas, capilares, vênulas e veias).
   [Mais...]

A hipertermia maligna é uma síndrome1 clínica de hipermetabolismo, potencialmente grave, que envolve o músculo esquelético2 e que ocorre nos indivíduos susceptíveis, quando expostos especialmente a determinados anestésicos inalatórios.
1 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
2 Músculo Esquelético: Subtipo de músculo estriado fixado por TENDÕES ao ESQUELETO. Os músculos esqueléticos são inervados e seu movimento pode ser conscientemente controlado. Também são chamados de músculos voluntários.
   [Mais...]



Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos