Gripe suína: entenda a doença, conheça os sintomas e saiba como evitá-la
O que é gripe1 suína?
É uma doença respiratória altamente contagiosa2 que atinge porcos, causada pelo vírus3 influenza4 tipo A. Aproximadamente 1% a 4% dos porcos que desenvolvem esta doença morrem. A morbidade5 tende a ser alta, enquanto a mortalidade6 tende a ser baixa. Ela se espalha entre os porcos por contato direto e indireto, aerossóis e por porcos contaminados assintomáticos que carregam o vírus3.
Mais comumente, a gripe1 suína é transmitida pelo subtipo H1N1 do vírus3 influenza4 A. Entretanto, existem outros subtipos circulantes entre os porcos como H1N2, H3N1 e H3N2.
Embora o vírus3 causador da gripe1 suína infecte apenas porcos, algumas vezes ele pode ultrapassar barreiras e causar infecção7 em pessoas.
Casos de gripe1 suína em humanos causados pelo vírus3 influenza4 A subtipo H1N1 foram inicialmente identificados na Califórnia e no Texas em março/abril de 2009. Um número significativo também foi diagnosticado, no mesmo período, no México, começando pela Cidade do México e espalhou para outras regiões deste país. Outros casos foram documentados no Canadá, Europa e Nova Zelândia – principalmente em pessoas que estiveram no México.
As pessoas devem ficar preocupadas com a gripe1 suína?
Quando surge um novo tipo de vírus3 da gripe1 e este adquire a capacidade de ser transmitido de pessoa para pessoa, é necessário fazer uma monitoração para verificar seu potencial de gerar uma pandemia8.
Segundo a Organização Mundial da Saúde9 (OMS), especialistas estão empenhados para conter a disseminação da doença e o alerta sobre uma possível pandemia8 é divulgado pelo site da OMS sempre que necessário para manter a população informada sobre os riscos.
Até o momento, os casos registrados no México estão mostrando uma maior gravidade em relação aos outros países. Existem especulações sobre os motivos desta gravidade do foco no México, mas isso só poderá ser confirmado por análises de laboratório.
A OMS não está recomendando, até a presente data, restrições quanto a viagens ou comércio entre países, mas considera prudente que pessoas que estejam doentes adiem viagens internacionais e pessoas que desenvolvam os sintomas10 durante viagens internacionais procurem assistência médica.
Quais os riscos para a saúde9?
Os sintomas10 são semelhantes aos de uma gripe1 comum e de outras infecções11 do trato respiratório superior, podendo variar de ausência de sintomas10, sintomatologia leve a grave ou mesmo levar a pneumonias fatais.
A detecção de gripe1 suína em humanos é rara e a menos que os médicos estejam procurando especificamente pelo seu diagnóstico12 ela não será diagnosticada, pois os sintomas10 são os mesmos de uma gripe1 comum.
Como uma pessoa pode se infectar com o vírus3 da gripe1 suína?
Através do contato com porcos infectados (mais comum)
Por contato íntimo com outras pessoas infectadas (menos comum)
Contato íntimo significa ter cuidado de alguém infectado, morar com esta pessoa ou ter tido contato direto com secreções ou fluidos corporais de um caso provável ou confirmado de gripe1 suína causada pelo vírus3 influenza4 A subtipo H1N1.
Posso comer carne de porco ou produtos derivados do porco?
Sim. Apenas é necessário que estes produtos sejam adequadamente manuseados. Cozinhar a carne de porco a 70° C mata o vírus3, desta forma esses produtos são seguros para o consumo.
Onde há porcos infectados?
Como a infecção7 pelo vírus3 da gripe1 suína em porcos não é uma doença internacionalmente notificável, esta resposta não é conhecida. Esta doença em porcos é considerada endêmica nos EUA. Epidemias ocorreram em outras partes da América do Norte, América do Sul, Europa (Reino Unido, Suécia e Itália), África (Quênia) e Ásia (China e Japão).
Existe uma vacina13 específica para esta gripe1?
Não há vacina13 específica disponível para humanos.
A vacina13 atualmente usada contra a gripe1 protege contra a infecção7 pelo vírus3 da gripe1 suína?
Não sabemos. O vírus3 influenza4 está em constante mutação14 e adaptação. Se uma vacina13 é feita, ela é fabricada para cepas15 específicas dos vírus3 mais comuns que estão circulando em um determinado momento.
Quais são os sinais16 e sintomas10 da gripe1 suína em humanos?
Eles são muito semelhantes aos de uma gripe1 comum.
- Dores no corpo
- Calafrios17
- Tosse
- Diarréia18 (menos comum)
- Dor de garganta19
- Febre20
- Cansaço (fadiga21)
- Vômitos22 (menos comuns)
O diagnóstico12 diferencial precisa de exames laboratoriais específicos para a determinação da presença do vírus3 no organismo.
Há um tratamento específico para esta gripe1?
Existem alguns medicamentos usados no tratamento de outras formas de infecção7 pelo vírus3 influenza4 em humanos que podem ser efetivos para a gripe1 suína, como é o caso do Tamiflu (oseltamivir) e do Relenza (zanamivir). Mas estes medicamentos devem ser usados em estágios iniciais da doença e somente com orientação médica. A OMS não recomenda o uso inadvertido desses medicamentos para a prevenção da doença.
Eles também ajudam a evitar a transmissão do vírus3 de uma pessoa para a outra.
A maioria dos casos prévios desta gripe1 em humanos melhorou completamente sem a necessidade de tratamentos medicamentosos.
O que acontece se eu usar estes medicamentos por conta própria?
A prática da auto-medicação não é recomendada para tratar nenhuma doença. As pessoas devem sempre receber orientações médicas para o uso de remédios.
O uso destes medicamentos para a gripe1 pode levar a efeitos colaterais23 indesejáveis com prejuízos à saúde9, pode dificultar ou atrasar o correto diagnóstico12, além de muitas vezes ser ineficaz no tratamento.
O que posso fazer para me proteger?
- Fazer a higiene regular das mãos24 e do rosto com água e sabão pode ajudar a evitar infecções11
- Durma bem
- Faça exercícios físicos regularmente
- Tente diminuir o estresse
- Beba bastante líquido
- Tenha uma dieta balanceada e saudável
- Evite tocar em superfícies que possam ter o vírus3 e mantenha limpas as superfícies nas quais você toca
- Evite o contato com pessoas doentes sempre que possível
- Não frequente áreas aglomeradas caso haja uma epidemia de gripe1 suína na sua região
- Ao cuidar de pessoas gripadas, use máscara facial para diminuir o risco de transmissão
- Procure um médico se apresentar sintomas10 de gripe1
- Siga as orientações do seu médico.
Fonte: World Health Organization
Veja na apresentação "Gripe1 suína" as principais características da doença e saiba como evitá-la:
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.