A aracnoidite é uma condição extremamente grave que se verifica quando ocorre a inflamação1 da aracnoide2. A aracnoidite de forma adesiva é uma doença inflamatória que ocorre sobretudo nas regiões lombar e sacral do canal espinhal. Essa forma da doença produz aderências que grudam entre si as estruturas aí existentes, formando uma massa dentro do canal espinhal, bloqueando o fluxo normal do fluido espinhal. Outra forma da condição é a aracnoidite ossificante, na qual se formam ossificações na aracnoide2.
[Mais...]
1 Inflamação: Conjunto de processos que se desenvolvem em um tecido em resposta a uma agressão externa. Incluem fenômenos vasculares como vasodilatação, edema, desencadeamento da resposta imunológica, ativação do sistema de coagulação, etc.Quando se produz em um tecido superficial (pele, tecido celular subcutâneo) pode apresentar tumefação, aumento da temperatura local, coloração avermelhada e dor (tétrade de Celso, o cientista que primeiro descreveu as características clínicas da inflamação).
2 Aracnóide: Membrana delicada que envolve o encéfalo e o cordão espinhal. Fica entre a PIA-MÁTER e a DURA-MÁTER. É separada da pia-máter pela cavidade subaracnóidea, preenchida com LÍQUIDO CEFALORRAQUIDIANO.