O diagnóstico1 de prostatite2 envolve a exclusão de outras doenças que podem estar causando os sintomas3 e a determinação do tipo de prostatite2 apresentada pelo paciente. Um urologista4 avalia a história clínica e os sintomas3 do paciente, faz um exame físico e um toque retal. Após este exame, ele avaliará a necessidade de solicitar exames complementares. O tratamento é feito de acordo com a causa da doença.
[Mais...]
1 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
2 Prostatite: Quadro de inflamação da próstata.
3 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
4 Urologista: Médico especializado em tratar pessoas com problemas no trato urinário e homens com problemas nos órgãos genitais, como impotência.