Prostatite. Você sabe o que é?
O que é prostatite1?
Prostatite1 é a inflamação2 da próstata3, uma glândula4 do aparelho reprodutor masculino5, do tamanho de uma noz, localizada embaixo da bexiga6 e atrás do reto7. A próstata3 produz o sêmen8 que alimenta e transporta os espermatozoides9. A prostatite1 muitas vezes provoca dor ou dificuldade para urinar. Outros sintomas10 incluem dor na virilha, na região pélvica11 ou nos órgãos genitais, e, às vezes, sintomas10 parecidos com os de uma gripe12.
A prostatite1 pode ter várias causas diferentes. Ela pode surgir gradual ou subitamente. Pode melhorar rapidamente, seja por conta própria ou com o tratamento. Alguns tipos de prostatite1 duram meses ou apresentam várias recorrências13.
Quais são os sintomas10?
Os sintomas10 da prostatite1 variam dependendo da causa. Eles podem incluir:
- Dor ou ardor14 ao urinar (disúria15).
- Dificuldade para urinar, levando a intervalos no jato urinário.
- Micção16 frequente, especialmente à noite (noctúria).
- Urgência17 para urinar.
- Dor no abdome18, virilha ou parte inferior das costas19.
- Dor na área entre o escroto20 e o reto7 (períneo21).
- Dor ou desconforto no pênis22 ou nos testículos23.
- Orgasmos dolorosos (ejaculações).
- Sintomas10 de gripe12 (quando é uma prostatite1 bacteriana).
Quais os tipos de prostatite1?
Baseado em seus sintomas10 e nos exames laboratoriais solicitados, o médico poderá concluir que você tem um dos seguintes tipos de prostatite1:
- Prostatite1 bacteriana aguda. Este tipo de prostatite1 pode causar sintomas10 gripais, febre24, calafrios25, náuseas26 e vômitos27.
- Prostatite1 bacteriana crônica. Esta prostatite1 bacteriana dura pelo menos três meses devido a infecções28 recorrentes ou de difícil tratamento. Infecções28 do trato urinário29 são comuns junto a este tipo de prostatite1. Entre uma recorrência30 e outra, a prostatite1 crônica pode não mostrar sintomas10 ou ter sintomas10 mínimos que se tornam mais graves quando a infecção31 reaparece.
- Prostatite1 crônica não causada por bactérias. Esta condição é muitas vezes referida como a prostatite1 não-bacteriana crônica ou síndrome32 da dor pélvica11 crônica. Tem a duração de pelo menos três meses. A maioria dos casos de prostatite1 está nesta categoria. Para alguns homens, os sintomas10 permanecem sem alterações ao longo do tempo. Para outros, eles aparecem em ciclos. Por vezes, podem melhorar até mesmo sem tratamento.
- Prostatite1 assintomática. Também conhecida como prostatite1 inflamatória assintomática, ela não causa sintomas10 e constitui-se em um achado de exames complementares realizados para outras condições. Este tipo não requer tratamento.
Quais são as causas da prostatite1?
A prostatite1 bacteriana pode ser causada por cepas33 de Escherichia coli, uma bactéria34 que também é o agente etiológico35 de várias infecções28 urinárias. Outros germes menos comuns são: Proteus, Klebsiellla, Enterobacter, Pseudomonas ou Serratia.
A infecção31 pode começar quando há ascensão de uma infecção31 localizada mais abaixo na uretra36 ou por refluxo de urina37 infectada para os ductos prostáticos. Também ocorre por bactérias que habitam o reto7 e chegam à próstata3 diretamente ou através dos gânglios linfáticos38 ou por bactérias existentes no sangue39 que chegam à próstata3 através de vasos que irrigam esta glândula4.
Na maioria dos casos de prostatite1, a causa não é identificada. Outras causas que não a infecção31 bacteriana podem incluir:
- Desordens do sistema imunológico40.
- Distúrbios do sistema nervoso41.
- Ferimentos na próstata3 ou na região da próstata3.
Quais são os fatores de risco?
Fatores de risco para a prostatite1 incluem:
- Ser jovem ou de meia-idade.
- Episódios prévios de prostatite1.
- Ter uma infecção31 na bexiga6 ou na uretra36.
- Trauma na região pélvica11.
- Desidratação42.
- Uso de catéter urinário (tubo inserido na uretra36 para drenar a bexiga6).
- Relação sexual desprotegida.
- Ser portador do vírus43 HIV44 ou ter AIDS.
- Estar sob estresse psicológico.
- Hereditariedade45. Algumas características hereditárias podem facilitar o aparecimento da prostatite1.
Quando consultar um médico?
Quando um homem sente dor pélvica11, dificuldade ou dor para urinar ou tem orgasmos dolorosos (ejaculações), ele deve consultar um médico (urologista46). Quando não tratados, alguns tipos de prostatite1 podem causar o agravamento da infecção31 ou outros problemas de saúde47.
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.