Gostou do artigo? Compartilhe!

Outubro Rosa: confira nosso ebook com informações e cuidados sobre o câncer de mama

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

O “Outubro Rosa” é o mês de mobilização mundial em torno do câncer1 de mama2.

O câncer1 de mama2 é o segundo tumor3 mais frequente entre as mulheres, ficando atrás apenas dos tumores de pele4 não melanoma5. Quando diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico6 é relativamente bom. Mas infelizmente, ele ainda é um tumor3 que tira a vida de muitas mulheres todos os anos.

Com o intuito de ajudar na divulgação de alguns cuidados e informações que podem ser úteis na prevenção, detecção e tratamento precoces deste tipo de tumor3, preparamos um material em que reunimos alguns de nossos textos sobre câncer1 de mama2 já divulgados no abc.med.br.

 

Faça o download do ebook em PDF para consultar as informações a qualquer momento!

 

Baixar agora

ABCMED, 2015. Outubro Rosa: confira nosso ebook com informações e cuidados sobre o câncer de mama. Disponível em: <https://www.abc.med.br/p/saude-da-mulher/805364/outubro-rosa-confira-nosso-ebook-com-informacoes-e-cuidados-sobre-o-cancer-de-mama.htm>. Acesso em: 18 fev. 2019.
Nota ao leitor:
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.

Complementos

1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Mama: Em humanos, uma das regiões pareadas na porção anterior do TÓRAX. As mamas consistem das GLÂNDULAS MAMÁRIAS, PELE, MÚSCULOS, TECIDO ADIPOSO e os TECIDOS CONJUNTIVOS.
3 Tumor: Termo que literalmente significa massa ou formação de tecido. É utilizado em geral para referir-se a uma formação neoplásica.
4 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
5 Melanoma: Neoplasia maligna que deriva dos melanócitos (as células responsáveis pela produção do principal pigmento cutâneo). Mais freqüente em pessoas de pele clara e exposta ao sol.Podem derivar de manchas prévias que mudam de cor ou sangram por traumatismos mínimos, ou instalar-se em pele previamente sã.
6 Prognóstico: 1. Juízo médico, baseado no diagnóstico e nas possibilidades terapêuticas, em relação à duração, à evolução e ao termo de uma doença. Em medicina, predição do curso ou do resultado provável de uma doença; prognose. 2. Predição, presságio, profecia relativos a qualquer assunto. 3. Relativo a prognose. 4. Que traça o provável desenvolvimento futuro ou o resultado de um processo. 5. Que pode indicar acontecimentos futuros (diz-se de sinal, sintoma, indício, etc.). 6. No uso pejorativo, pernóstico, doutoral, professoral; prognóstico.
Gostou do artigo? Compartilhe!

Tem alguma dúvida sobre Mastologia?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.