Ligadura das trompas: o que é? Como é feita? Como evolui? Existem complicações?
O que é ligadura das trompas?
As trompas são tubos contráteis que se estendem do ângulo superior lateral do útero1, de cada lado, até próximo aos ovários2. Elas têm a função de carrear os óvulos em direção ao útero1 e permitir que os espermatozoides3 migrem no sentido inverso. No interior delas os gametas4 feminino e masculino podem se encontrar e se fundir, realizando a fecundação5. Ligadura de trompas ou laqueadura é uma cirurgia que tem por objetivo impedir esse encontro, realizando assim esterilização quase sempre definitiva da mulher. Nesse procedimento as duas tubas ou trompas de Falópio são obstruídas por aneis ou são seccionadas e têm suas extremidades amarradas, de modo a impedir o óvulo6 e os espermatozoides3 de se encontrarem. A ligadura das trompas não é um simples método contraceptivo, mas uma esterilização em geral definitiva e requer, pois, que a mulher esteja completamente segura que a deseja e que não mudará de ideia, arrependendo-se. Por isso, entre a vontade de realizá-la e o ato cirúrgico que a concretiza deve decorrer um período longo de reflexão e ela nunca deve ser realizada por impulso ou em momentos de crises emocionais. No Brasil, a lei exige que a mulher tenha pelo menos 18 anos e, no mínimo, dois filhos ou, pelo menos, 25 anos, independentemente do número de filhos e estabelece um prazo mínimo de sessenta dias entre a manifestação da vontade e a realização do ato cirúrgico.
Como é feita a ligadura das trompas?
Há dois caminhos possíveis para se fazer a ligadura das trompas. Ela pode ser feita por via abdominal ou vaginal. A ligadura abdominal pode ser feita por laparotomia7 ou laparoscopia8 e a ligadura vaginal por colpotomia9 ou histeroscopia10. Os diferentes tipos de ligaduras de trompas dependem das vias de acesso a elas. Assim, pode-se ter:
- Ligadura abdominal por laparotomia7: na verdade, trata-se de uma minilaparatomia, na qual as trompas são alcançadas através de um pequeno corte logo acima do púbis11, pelo qual elas são, então, obstruídas ou seccionadas.
- Ligadura abdominal por laparoscopia8: é feita através de pequenos furos no abdômen nos quais é introduzida uma pequena câmera que visualiza o interior do abdômen e instrumentos para realização da operação.
- Ligadura vaginal por colpotomia9: é feita por meio de uma incisão12 no fundo de saco posterior da vagina13, a partir de onde as trompas são alcançadas.
- Ligadura vaginal por histeroscopia10: o acesso às trompas é feito através da cavidade endometrial.
As ligaduras de trompas, se decididas com antecedência, podem ainda ser feitas durante uma cirurgia abdominal ou uma cesariana. Há um grande número (mais de dez) técnicas para interromper o trânsito do óvulo6 e dos espermatozoides3 pelas trompas: colocação de aneis de plástico, queimar e cortar as trompas uterinas e amarrar suas extremidades, colocação de clipes de titânio, fechamento com fio de sutura14, etc. Em qualquer dos tipos de acesso é necessário internação e o uso de anestesia15 geral ou regional. Embora seja uma operação simples, ela implica na abertura da cavidade abdominal16 para ter acesso às trompas, seja diretamente, seja por laparoscopia8. O tempo de recuperação da ligadura é pequeno e varia de acordo com o tipo de anestesia15 utilizado. Nas 24 a 48 horas após a realização da cirurgia a paciente deve desempenhar apenas atividades leves.
Como evolui a ligadura das trompas?
A ligadura das trompas não afeta o ciclo menstrual da mulher nem causa alteração nos seus níveis hormonais e ainda parece diminuir o risco de câncer17 de ovário18, mas não impede a mulher de contrair doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
Em raros casos (0,1 a 0,3%) pode ocorrer recanalização das trompas e a mulher voltar a engravidar. Quase sempre a ligadura das trompas é reversível voluntariamente, especialmente quando feita por meio de aneis, embora o processo seja complexo. Se a mulher arrepender-se e desejar engravidar, a reversão da ligadura das trompas pode ser tentada mediante a recanalização tubária por meio de microcirurgia ou pode valer-se da reprodução19 assistida.
Quais são as complicações da ligadura das trompas?
Por erro ou imperícia20 o médico pode dar um nó muito forte ou atingir alguma artéria21 importante ou prejudicar a circulação22 dos ovários2, o que, em casos extremos, pode causar menopausa23 precoce.
As demais complicações possíveis são aquelas comuns a toda laparotomia7 ou laparoscopia8.
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.