Atalho: 6CMMIXX
Gostou do artigo? Compartilhe!

Dez dicas para mulheres perderem peso sem sofrer

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Recomendações para mulheres perderem peso sem sofrimento:

1. Adicione, não subtraia

Tente adicionar alimentos à sua dieta ao invés de subtrai-los.

Adicione alimentos saudáveis que você gosta, como cerejas, uvas suculentas, sanduíches naturais ou os legumes da sua preferência. Coloque suas frutas favoritas no seu café da manhã, coma1 com cereais matinais e adicione legumes em sopas, ensopados e molhos.

Acrescentar realmente funciona, tirar nunca é bom. Lembre-se apenas de manter a atenção nas calorias2 totais. E não se esqueça de acrescentar alguma atividade física. Não precisa exagerar, atividades como fazer alguns movimentos de dança antes do jantar, fazer uma caminhada rápida à pé, sair para passear com o cachorro e andar de patins já ajudam muito. E eles podem ser feitos em apenas dez minutos.

2. Esqueça a ideia de "ir à academia"

Se a palavra "academia" a aborrece, então você pode evitá-la. Talvez o truque para desfrutar de um treino pode ser nunca chamá-lo de "ir à academia".

Queimar calorias2 e fortalecer os músculos3 podem ser alcançados andando de bicicleta, cuidando do jardim, fazendo caminhadas, lavando o carro, jogando frisbee4, perseguindo o cão ao redor do quintal, brincando com as crianças, correndo, dançando, levantando uns pesos, carregando as compras, etc.

Existem várias modalidades de exercícios. Experimente uma, mude para outra, troque outra vez e quantas vezes forem necessárias até encontrar a que lhe dá prazer. As tentativas já contam como atividade física e dificilmente você não encontrará uma que lhe agrade. Talvez você ainda não tenha experimentado o suficiente.

3. Caminhadas

Uma caminhada de dez minutos ainda é uma caminhada. Colocar uma música mais agitada enquanto caminha ajuda a acelerar o passo, até mesmo sem perceber que está fazendo um exercício mais puxado. Tente contar sua frequência cardíaca antes de iniciar a caminhada e logo após o término.

Se você fizer três caminhadas de 10 minutos por dia, no final do dia são trinta minutos de exercícios.

4. Trocar alimentos calóricos pelas versões menos calóricas

Um picolé preparado com leite, por exemplo, tem mais calorias2 que um picolé de frutas sem leite. Uma pizza sabor quatro queijos tem mais calorias2 que uma pizza de rúcula com tomate seco e queijo branco. Usar azeite extra-virgem em vez de catchup ou molhos para saladas é uma boa alternativa.

Alimentos com mais fibras também ajudam a absorver menos gordura5. A fibra faz você se sentir satisfeita por mais tempo, por isso, quando você preparar uma pizza para a família, adicione uma xícara de farinha de trigo integral na sua massa no lugar da farinha branca.

Tente não beber líquidos durante as refeições. Se não conseguir, ao menos dê preferência aos produtos diet ou light.

5. Beba água!

Um pouco de água antes de uma refeição (30 minutos a uma hora antes) e você não vai se sentir tão faminta.

6. Divida o prato com alguém em um restaurante

Peça um prato e divida com o seu companheiro, com uma amiga ou uma colega de trabalho. Se ficarem com fome, aí sim peça uma segunda opção. Muitas vezes, você vai ver que até o segundo prato chegar a fome já foi embora. Aí, da próxima vez, será mais fácil ficar só com o primeiro pedido.

Dividir a sobremesa também corta metade das calorias2 ingeridas!

7. Tonifique os músculos3

A maioria das pessoas gosta de assistir televisão. Então, porque não conciliar este hábito com alguns exercícios?

Pedale em uma bicicleta ergométrica ou faça uns minutos de esteira enquanto vê televisão. Associe essas atividades com o levantamento de pesos - sem exagerar no peso, caso não tenha a orientação de algum profissional especializado. Tente dançar uma música quando você sintonizar no seu programa de música favorito. Coloque um DVD de exercícios, você pode se sentir motivada a fazer alguma atividade física vendo os professores na tela.

Não importa exatamente o que você faz, o que interessa é ficar mais ativo. O ideal é fazer pelo menos 15 minutos sem intervalos, mas se você ficar realmente absorto, pode até durar mais tempo se exercitando.

8. O tamanho interessa

Servir as refeições em pratos grandes faz você acreditar que está se privando de alimentos. Por outro lado, servir a mesma porção em um prato pequeno dá a ideia oposta.

Comer menos sem se sentir privada de um prazer faz toda a diferença na perda de peso.

Tente usar pratos, tigelas, xícaras e colheres menores. Por exemplo, tente saborear uma taça de sorvete com uma colher de bebê. Não só o prazer dura mais tempo, como também o seu corpo tem tempo para registrar a comida que você comeu, aumentando a sensação de saciedade.

9. Comemos mais quando estamos entediadas ou prestando atenção em outra coisa enquanto mastigamos

Mantenha-se ocupada com coisas que nada têm a ver com comida. Se você pensou em comer agora, tente fazer alguma coisa antes. Pode ser qualquer coisa não relacionada à comida. Algo que prenda a sua atenção é melhor ainda.

A mesa é o local recomendado para comer, enquanto a TV funciona como distração. Quando sentamos à mesa, tornamo-nos mais conscientes de que estamos comendo.

10. Perca hoje, mantenha amanhã

Seja paciente. Perder peso leva tempo, porque mudar hábitos não é algo simples. Só assim você vai conseguir manter por mais tempo o peso que perdeu.

Trabalhe a sua auto-confiança, cultive a paciência e a cooperação. Atividades físicas como ioga, pilates e tai chi chuan ajudam no reequilíbrio interno. O trabalho da respiração associado à prática de uma atividade física ajuda a equilibrar as emoções. Pessoas centradas conseguem manter o peso que perderam por mais tempo.

11. Dicas de Bônus

Se as 10 dicas para perder peso não foram suficientes, que tal experimentar algumas dessas ideias:

  • Coma1 nos mesmos horários todos os dias (incluindo lanches rápidos). Claro que você não pode fazer isso o tempo todo, mas saber a hora de esperar a próxima refeição ou lanche torna muito menos provável o "beliscar". Nosso corpo gosta de ritmos, então porque não lhe dar o que ele anseia?
  • Fazer apenas uma refeição para toda a família: em vez de fazer algo calórico para a família e de baixa caloria6 para você, busque uma alimentação saudável para todos. A perda de peso e a manutenção são mais fáceis quando todos ao seu redor estão envolvidos. Além disso, não acontece aquela tentação de provar o que os outros estão comendo.

Lembre-se que as pequenas coisas se somam. Portanto, comer uma fruta aqui, alguns legumes lá e fazer dez minutos de caminhada nos intervalos colaboram para acelerar a perda de peso.

  • Determinação: você consegue fazer o que está realmente determinada a fazer. Tenha objetivos claros na sua mente. É melhor estabelecer metas alcançáveis, chegar até elas e criar outras novas. Programe-se para perder dois quilos a cada mês, por exemplo, ao invés de pensar em perder 24 quilos em um ano.

A perda de peso é uma jornada que funciona baseada nas suas necessidades, então observe o que funciona para você e faça isso!

ABCMED, 2012. Dez dicas para mulheres perderem peso sem sofrer. Disponível em: <https://www.abc.med.br/p/saude-da-mulher/287635/dez-dicas-para-mulheres-perderem-peso-sem-sofrer.htm>. Acesso em: 20 fev. 2020.
Nota ao leitor:
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.

Complementos

1 Coma: 1. Alteração do estado normal de consciência caracterizado pela falta de abertura ocular e diminuição ou ausência de resposta a estímulos externos. Pode ser reversível ou evoluir para a morte. 2. Presente do subjuntivo ou imperativo do verbo “comer.“
2 Calorias: Dizemos que um alimento tem “x“ calorias, para nos referirmos à quantidade de energia que ele pode fornecer ao organismo, ou seja, à energia que será utilizada para o corpo realizar suas funções de respiração, digestão, prática de atividades físicas, etc.
3 Músculos: Tecidos contráteis que produzem movimentos nos animais.
4 Frisbee: Frisbees são objetos em forma de disco, geralmente feitos de plástico e com diâmetro entre 20 a 25 centímetros, usados para recreação. Estes objetos são usados em diferentes jogos, nos quais pessoas e cães podem participar. Estes jogos consistem em lançar o disco e pegá-lo ainda no ar.
5 Gordura: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Os alimentos que fornecem gordura são: manteiga, margarina, óleos, nozes, carnes vermelhas, peixes, frango e alguns derivados do leite. O excesso de calorias é estocado no organismo na forma de gordura, fornecendo uma reserva de energia ao organismo.
6 Caloria: Dizemos que um alimento tem “x“ calorias, para nos referirmos à quantidade de energia que ele pode fornecer ao organismo, ou seja, à energia que será utilizada para o corpo realizar suas funções de respiração, digestão, prática de atividades físicas, etc. Carboidratos, proteínas, gorduras e álcool fornecem calorias na dieta. Carboidratos e proteínas têm 4 calorias em cada grama, gorduras têm 9 calorias por grama e álcool têm 7 calorias por grama.
Gostou do artigo? Compartilhe!

Tem alguma dúvida sobre Endocrinologia e Metabologia?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.

Comentários

13/09/2013 - Comentário feito por simone
Re: Dez dicas para mulheres perderem peso sem sofrer
aff cada coisa inutil

14/06/2012 - Comentário feito por Daniela
Re: Dez dicas para mulheres perderem peso sem sofrer
Adorei ás dicas para perdeu peso, otimas

23/05/2012 - Comentário feito por marilena
Re: Dez dicas para mulheres perderem peso sem sofrer
baixar colesterol colesterolldl

09/03/2012 - Comentário feito por Milena
Re: Dez dicas para mulheres perderem peso sem sofrer
Demais, vou tentar seguir as dicas!!!!

08/03/2012 - Comentário feito por carmen
Re: Dez dicas para mulheres perderem peso sem sofrer
Adorei as dicas !

08/03/2012 - Comentário feito por Patricia
Re: Dez dicas para mulheres perderem peso sem sofrer
Perfeito, por acaso, é o metodo que tenho utilizado para emagreçer, tá dando certo.

07/03/2012 - Comentário feito por Paula
Re: Dez dicas para mulheres perderem peso sem sofrer
Oi!!

Adorei as dicas.

  • Entrar
  • Assinar