Atalho: 63Y0KR3
Gostou do artigo? Compartilhe!

Dor na relação sexual ou dispareunia

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

O que é dispareunia?

Chama-se dispareunia a sensação de dor nos órgãos genitais durante ou logo após as relações sexuais. Embora seja muito mais comum em mulheres, a dispareunia também pode afetar os homens. A dor pode ter diversos graus, indo de um leve desconforto até uma dor intensa.

Quais são as causas de dor na relação sexual (dispareunia)?

Causas orgânicas

Várias causas orgânicas podem gerar dispareunia. Aquelas dores que ocorrem imediatamente após a penetração ou ao simples contato com a vulva1, podem ser causadas, por exemplo, por:

  • Infecções2.
  • Raspagem ou ferimento da vulva1 ou da vagina3.
  • Hímen4 que não rompeu completamente após as primeiras relações sexuais.
  • Afecções5 dermatológicas.
  • Lubrificação inadequada.

As dores que ocorrem após as relações sexuais acontecem ou por contrações uterinas intensas que se seguem ao orgasmo ou por uma infecção6 vaginal por fungos que provoca dor e ardência vaginal e/ou peniana.

A dispareunia pode ter tantas causas que é difícil compendiar todas: relações praticadas com certa violência, prolapso7 uterino, “queda da bexiga”, aderências do útero8 ou do ovário9. Tumores uterinos, endometriose10, etc.

Causas psicológicas

A dor nas relações sexuais pode ocorrer em função de conflitos ou bloqueios psicológicos ou educação sexual inadequada. Outra causa de dor que parece ter um significativo componente psicológico é o vaginismo, uma intensa contração involuntária11 da vagina3 que dificulta a penetração do pênis12 e pode provocar dor tanto à mulher quanto ao homem.

Qual o tratamento da dispareunia?

O tratamento da dispareunia depende de sua causa e pode exigir medicamentos ou mesmo cirurgias para corrigir a doença de base. Nas situações em que haja uma significativa participação do fator psicológico, uma psicoterapia ou um aconselhamento psicológico é indispensável.

Referências:

As informações veiculadas neste texto foram extraídas em parte dos sites da Cleveland Clinic, da Mayo Clinic e do International Federation of Gynecologiy and Obstetrics.

ABCMED, 2011. Dor na relação sexual ou dispareunia. Disponível em: <https://www.abc.med.br/p/saude-da-mulher/234900/dor+na+relacao+sexual+ou+dispareunia.htm>. Acesso em: 3 ago. 2020.
Nota ao leitor:
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.

Complementos

1 Vulva: Genitália externa da mulher, compreendendo o CLITÓRIS, os lábios, o vestíbulo e suas glândulas.
2 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
3 Vagina: Canal genital, na mulher, que se estende do ÚTERO à VULVA. (Tradução livre do original
4 Hímen:
5 Afecções: Quaisquer alterações patológicas do corpo. Em psicologia, estado de morbidez, de anormalidade psíquica.
6 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
7 Prolapso: Deslocamento de um órgão ou parte dele de sua localização ou aspecto normal. P.ex. prolapso da válvula mitral, prolapso uterino, etc.
8 Útero: Orgão muscular oco (de paredes espessas), na pelve feminina. Constituído pelo fundo (corpo), local de IMPLANTAÇÃO DO EMBRIÃO e DESENVOLVIMENTO FETAL. Além do istmo (na extremidade perineal do fundo), encontra-se o COLO DO ÚTERO (pescoço), que se abre para a VAGINA. Além dos istmos (na extremidade abdominal superior do fundo), encontram-se as TUBAS UTERINAS.
9 Ovário: Órgão reprodutor (GÔNADAS) feminino. Nos vertebrados, o ovário contém duas partes funcionais Sinônimos: Ovários
10 Endometriose: Doença que acomete as mulheres em idade reprodutiva e consiste na presença de endométrio em locais fora do útero. Endométrio é a camada interna do útero que é renovada mensalmente pela menstruação. Os locais mais comuns da endometriose são: Fundo de Saco de Douglas (atrás do útero), septo reto-vaginal (tecido entre a vagina e o reto ), trompas, ovários, superfície do reto, ligamentos do útero, bexiga e parede da pélvis.
11 Involuntária: 1.    Que se realiza sem intervenção da vontade ou que foge ao controle desta, automática, inconsciente, espontânea. 2.    Que se encontra em uma dada situação sem o desejar, forçada, obrigada.
12 Pênis: Órgão reprodutor externo masculino. É composto por uma massa de tecido erétil encerrada em três compartimentos cilíndricos fibrosos. Dois destes compartimentos, os corpos cavernosos, ficam lado a lado ao longo da parte superior do órgão. O terceiro compartimento (na parte inferior), o corpo esponjoso, abriga a uretra.
Gostou do artigo? Compartilhe!

Tem alguma dúvida sobre Psiquiatria?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.