Herpangina: o que é? Quais as causas? E os sintomas? Como é o diagnóstico? E o tratamento? Como evolui? Ela pode ser evitada?
O que é herpangina?
A herpangina é o nome de uma infecção1 dolorosa da cavidade oral2 que, comumente, afeta crianças pequenas, especialmente durante o verão, mas que também pode afetar adolescentes e adultos.
Quais são as causas da herpangina?
A herpangina normalmente é causada pelos vírus3 da variedade Coxsackie, embora outros enterovírus4 possam também estar implicados. A transmissão da herpangina se dá pela via fecal-oral ou por gotículas respiratórias expelidas durante espirros ou tosses de pessoas infectadas.
Quais são os principais sinais5 e sintomas6 da herpangina?
A herpangina algumas vezes pode ser assintomática, mas em geral se manifesta abruptamente com febre7 alta (cerca de 40°C), dificuldade para engolir (disfagia8), anorexia9, vômitos10, diarreia11, secreção abundante de saliva (sialorreia12) e dor de garganta13. O período febril dura entre um e quatro dias e neste tempo surgem na faringe14 e na cavidade oral2 (amígdalas15, úvula16 e palato17 mole) vesículas18 de coloração branco-acinzentadas, rodeadas por um alo avermelhado que posteriormente podem apresentar uma ulceração19 central. As lesões20 passam de máculas21 para vesículas18 e então para ulcerações22. Os gânglios23 do pescoço24 estão aumentados de volume e doloridos. Após dois a três dias, as lesões20 podem aparecer também nas palmas das mãos25 e solas dos pés.
Como o médico diagnostica a herpangina?
O diagnóstico26 da herpangina é clínico e deve levar em consideração a localização e a distribuição das lesões20 na cavidade oral2 e faringe14. Quando há necessidade, pode ser feito o isolamento do vírus3 por meio de exames laboratoriais ou verificação da existência de anticorpos27 contra o vírus3 na corrente sanguínea do paciente. Isso, no entanto, tem mais utilidade como pesquisa do que como tratamento, já que o resultado dos exames demora um tempo superior àquele do desaparecimento espontâneo dos sintomas6.
Como o médico trata a herpangina?
A doença é autolimitada e termina seu curso dentro de uns dez dias ou pouco mais. O tratamento visa minimizar o desconforto dos sintomas6 e é apenas de suporte: antitérmicos28, anestésicos tópicos na cavidade oral2, antibióticos, em caso de infecções29 bacterianas secundárias à virose, aumento da ingestão de líquidos, etc. Deve-se evitar o uso de aspirina, por seus efeitos anticoagulantes30. Como as crianças podem mostrar dificuldades de ingerir comidas e bebidas, o médico deve estar atento a uma possível desidratação31.
Como evolui a herpangina?
Usualmente, as manifestações clínicas desaparecem em poucos dias, havendo regressão espontânea das lesões20.
Como prevenir a herpangina?
Não há como prevenir a herpangina, a não ser evitando contato com a pessoa infectada. Não existe vacina32 contra a doença.
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.