Atalho: 64PDLJB
Gostou do artigo? Compartilhe!

Criança com dor de cabeça: o que pode desencadear a dor?

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

A dor de cabeça1 que crianças apresentam é um motivo de preocupação para os pais. Sempre que seu filho apresentar uma dor de cabeça1, principalmente sendo um evento frequente ou acompanhado de outros sintomas2 como náuseas3, vômitos4 ou febre5, ele deve ser avaliado por um pediatra, que encaminhará a criança a um neurologista6 pediátrico em caso de necessidade.

Quais podem ser os fatores desencadeantes das dores de cabeça1 na infância?

A Nemours Foundation fez uma lista de gatilhos comuns da cefaleia7 infantil. São eles:

  • Sono insuficiente ou uma rápida mudança nos padrões de sono.
  • Pular um horário de refeição ao qual a criança está habituada.
  • Desidratação8.
  • Uso de certos medicamentos como, por exemplo, excesso de analgésicos9.
  • Estar sob estresse ou estar ansiosa.
  • Alterações hormonais.
  • Passar muito tempo em frente à TV ou no computador.
  • Traumas na cabeça1 (mesmo que seja leve).
  • Presença de uma infecção10.
  • Passar muito tempo andando de carro.
  • Inalação de odores fortes.
  • Contato com cigarro ou ficar próximo a pessoas fumando, principalmente em ambientes fechados.
  • Consumo de cafeína.

Fonte: Nemours Foundation

ABCMED, 2011. Criança com dor de cabeça: o que pode desencadear a dor?. Disponível em: <https://www.abc.med.br/p/saude-da-crianca/240265/crianca-com-dor-de-cabeca-o-que-pode-desencadear-a-dor.htm>. Acesso em: 22 ago. 2019.
Nota ao leitor:
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.

Complementos

1 Cabeça:
2 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
3 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
4 Vômitos: São a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Podem ser classificados em: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
5 Febre: É a elevação da temperatura do corpo acima dos valores normais para o indivíduo. São aceitos como valores de referência indicativos de febre: temperatura axilar ou oral acima de 37,5°C e temperatura retal acima de 38°C. A febre é uma reação do corpo contra patógenos.
6 Neurologista: Médico especializado em problemas do sistema nervoso.
7 Cefaleia: Sinônimo de dor de cabeça. Este termo engloba todas as dores de cabeça existentes, ou seja, enxaqueca ou migrânea, cefaleia ou dor de cabeça tensional, cefaleia cervicogênica, cefaleia em pontada, cefaleia secundária a sinusite, etc... são tipos dentro do grupo das cefaleias ou dores de cabeça. A cefaleia tipo tensional é a mais comum (acomete 78% da população), seguida da enxaqueca ou migrânea (16% da população).
8 Desidratação: Perda de líquidos do organismo pelo aumento importante da freqüência urinária, sudorese excessiva, diarréia ou vômito.
9 Analgésicos: Grupo de medicamentos usados para aliviar a dor. As drogas analgésicas incluem os antiinflamatórios não-esteróides (AINE), tais como os salicilatos, drogas narcóticas como a morfina e drogas sintéticas com propriedades narcóticas, como o tramadol.
10 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
Gostou do artigo? Compartilhe!

Tem alguma dúvida sobre Neurologia Pediátrica?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.

Comentários

22/01/2014 - Comentário feito por celia
Re: Criança com dor de cabeça: o que pode desencadear a dor?
ola.eu estou muito preocupada com minha filha ela reclama o tempo todo dor de cabeça.ela tem 5 anos ja levei no pediatra no o oftamologista no neurologista pediatrico e eles falam que nao tem nada ja fez tomografia e nao tem nada so q ela ainda continua reclamando dessa dor de cabeça
;o que eu faço???

04/06/2013 - Comentário feito por Roberto
Re: Criança com dor de cabeça: o que pode desencadear a dor?
Como é possível que A IARA com apenas 10 anos de idade, tente tirar dúvidas sobre assunto ão sério em um fórum na internet e não com os seus pais junto a um médico? Iara, fale com seus pais, isso não é normal, vc precisa consultar um médico.

03/06/2013 - Comentário feito por Iara
Re: Criança com dor de cabeça: o que pode desencadear a dor?
Olá.Tenho 10 anos e todo dia eu tenho dor de cabeça, fico com o estomago ruin e não consigo comer nada.
Tomo dipirona e bicabornato pelomenos 2 vezes ao dia.

05/04/2013 - Comentário feito por samara
Re: Criança com dor de cabeça: o que pode desencadear a dor?
ola* meu filho tem 9 anos ele tem 34 kg e tem 1.35,ele come muitas coisas saudaveis,ele tem horario pra tudo,ele ama comer verduras legumes frutas ,desde que era pequeno,mas ele sente muita dores de cabeça,ele fica com os olhos roxos e palido,.ele fica com muitas dores no femur ,as vezes ele fica com umas manchas rochas pelo corpo, quero saber se isso pode ter alguma coisa haver com cancer. eu fico muito preocupada.

28/11/2012 - Comentário feito por jovana
Re: Criança com dor de cabeça: o que pode desencadear a dor?
Lindomar...voce pegou o contato da pessoa? Vamos fazer uam campanha...

19/11/2012 - Comentário feito por Heloisa
Re: Criança com dor de cabeça: o que pode desencadear a dor?
Oi lindomar por que vc não começa um campanha no facebook para tentar ajudar essa criança que sofre de varias dores de cabeça?

20/08/2012 - Comentário feito por LINDOMAR
Re: Criança com dor de cabeça: o que pode desencadear a dor?
Boa noite!

Estou aqui neste site porque hoje conversando com uma senhora que trabalha no mesmo lugar (aeroporto) que eu, me fez um relato sobre o seu filhinho de apenas 3 anos, que me deixou extremamente preocupado e sem saber o que fazer para tentar ajudar. Mas uma coisa é certa: vou fazer algo para ajudar o bb dela. Bom, vamos ao relato: Ela contou-me que seu filho tem problemas de saúde desde que nasceu, mas não me deu detalhes desses problemas. Mas, disse que a muito tempo, desde quando o bb tinha meses, começou a apresentar febre alta constante e desde quando ele começou a falar que reclama de dor de cabeça intensa, sendo que, às vezes, chega a correr lágrimas de tanta dor e a febre chega a 40º. Ela disse que já o levou inúmeras vezes aos médicos, mas eles fazem exames e não encontram nada. Dizem que a criança não tem nada. Ela disse que uma vez ele teve que tomar sangue porque estava muito mal. Ela mora aqui em Palmas/TO. Contou-me que, muitas vezes, para baixar a febre da criança precisa colocar ele debaixo do chuveiro e dar-lhe dipirona pura, senão a febre não baixa. E, mesmo assim, pouco tempo depois a febre volta a subir. Ela falou que o bichinho já tomou tanta agulhada que quando vão com ele para fazer alguma consulta/exame, ele implora (chorando) para não deixarem que furem ele. Isso me cortou o coração, gente! Eu disse a ela pra arrumar um jeito de levar seu filho pra fazer exames em outros centros, como Brasília ou Goiânia, mas eles não têm condições financeiras. Perguntei a ela se a criança já fez exames de vista e ela disse que não. Mas, convenhamos, se fosse apenas dor de cabeça poderia ser deficiência visual, mas dor de cabeça constante e acompanhada de febre, apesar de não saber nada sobre saúde, não acho que deva ser problema de visão. Ela também reclama que todos os medicamentos que os médicos prescrevem são muito caros e não têm na rede de farmácia popular do governo. Eu gostaria de saber qual pode ser o problema e qual caminho é o melhor a ser adotado para se descobrir o problema dessa criança. Se alguém puder contribuir com informações válidas, estou aguardando. Quando ela me contou isso, me lembrei do sofrimento que tive nos primeiros 2 anos de vida de minha princesa Anna Beatriz, hoje com 12 anos e, graças a DEUS, está vendendo saúde. Vamos começar por aqui, vamos fazer o que tiver que ser feito, mas vamos arrumar uma solução para acabar com o sofrimento desta criança. De antemão, muito obrigado a todos que tiverem alguma informação que some neste processo.

08/10/2011 - Comentário feito por Neire
Re: Criança com dor de cabeça: o que pode desencadear a dor?
Queria acrescentar que a dor de cabeça muito também tem a ver com a falta de correção visual, nesse caso a criança também se queixa de desinteresse nas atividades na escola.

  • Entrar
  • Assinar