Alucinose orgânica
O que é alucinose?
A alucinose é um distúrbio sensoperceptivo que se diferencia das alucinações1 menos por características formais e mais pelo fato de que os pacientes reconhecem estar experimentando um fenômeno anormal. Um símile da alucinose é aquela da pessoa que tendo sofrido uma forte pancada na cabeça2 passa, durante certo tempo, a “ver estrelinhas” que sabe, no entanto, não existirem.
O que é a alucinose orgânica?
“Alucinose orgânica” é uma expressão que designa uma síndrome3 cerebral em que as alucinoses constituem a anomalia psicológica predominante ou única, na qual se constata:
- Não há alteração da consciência.
- Não há sinais4 sugestivos de uma psicose5.
- A atividade alucinatória, constante e recorrente, geralmente é reconhecida pelo paciente como anormal.
A mais comum delas é a alucinose do alcoólatra crônico6 que, no entanto, é independente da abstinência do álcool. Outros quadros são decorrentes da intoxicação por outras drogas como cocaína, LSD, brometos, maconha e antiparkinsonianos. Além disso, elas podem ocorrer também em estados infecciosos, metabólicos ou traumáticos ou, ainda, por foco irritativo dos lobos7 temporais e occipital. As alucinoses são, pois, de origem extrapsíquica.
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.