Limpeza de pele: o que é? Como fazer? Quando fazer? Quando não fazer? Quais os cuidados necessários?
A limpeza de pele1 é um procedimento que visa remover cravos, espinhas, células2 mortas e outras impurezas da pele1, naturais ou artificiais (pós, cremes, óleos, outros produtos de maquiagem, etc.), para deixá-la com um aspecto mais saudável e juvenil. A limpeza de pele1 é contraindicada para remover espinhas, se elas são muitas, pois pode deixar cicatrizes3, gerar inflamações4 na pele1 ou as espinhas podem se espalhar ainda mais, agravando o quadro.
[Mais...]
1 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
2 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
3 Cicatrizes: Formação de um novo tecido durante o processo de cicatrização de um ferimento.
4 Inflamações: Conjunto de processos que se desenvolvem em um tecido em resposta a uma agressão externa. Incluem fenômenos vasculares como vasodilatação, edema, desencadeamento da resposta imunológica, ativação do sistema de coagulação, etc. Quando se produz em um tecido superficial (pele, tecido celular subcutâneo) pode apresentar tumefação, aumento da temperatura local, coloração avermelhada e dor (tétrade de Celso, o cientista que primeiro descreveu as características clínicas da inflamação).