Caspas: o que são? Quais as causas, tratamento, prevenção e evolução?
O que são caspas?
A pele1 do couro cabeludo elimina normalmente por descamação2 as células3 velhas, que dão lugar a outras novas. Essas células3 são de tamanho tão minúsculo que o processo nem chega a ser percebido. No entanto, quando há uma dermatite4 (inflação da pele1) do couro cabeludo, a pessoa perde escamas da pele1 em forma de flocos brancos, aos quais se denomina caspa. Costuma-se chamar essa dermatite4 de dermatite seborreica5. No entanto, a caspa e a dermatite seborreica5 não são a mesma coisa. A caspa é seca, a dermatite4 é úmida. A dermatite seborreica5 tem maior gravidade que a caspa e em casos mais intensos pode afetar também as sobrancelhas6, o rosto (maçã do rosto), a barba, o nariz7, a região atrás das orelhas8, as costas9, as dobras da pele1 e a região entre os seios10. Na verdade existem dois tipos de caspa: a caspa seca, formada por minúsculas películas que empoeiram o pescoço11 e os ombros e a caspa gordurosa, causada por escamas embebidas em sebo, aderentes ao couro cabeludo e à raiz dos cabelos. Essa talvez seja a descamação2 intensificada pela dermatite seborreica5.
A caspa é uma manifestação mínima da dermatite seborreica5, embora possa provocar a queda de cabelos. A caspa acomete igualmente homens e mulheres e afeta tanto os cabelos oleosos quanto os secos, embora àqueles mais que a estes.
Quais são as causas das caspas?
Embora seja muito conhecida e muito comum, pouco se sabe sobre as causas definitivas e os tratamentos 100% efetivos para as caspas. Sabe-se que as caspas podem ter várias causas desencadeadoras, além de uma susceptibilidade12 genética, tais como:
- Clima seco.
- Mudanças bruscas de temperatura.
- Estresse.
- Alterações hormonais.
Depois de estabelecidas, as caspas atraem fungos (Malassezia globosa), o que complica a situação.
Como é o tratamento das caspas?
As caspas não têm cura definitiva, mas podem ser controladas. Existem xampus anticaspa, que contêm princípios ativos que procuram diminui-las. Os mais usados têm como base zinco, cetoconazol, selênio, alcatrão, ácido salicílico, dentre outros. Se a descamação2 for muito forte, pode ser necessário usar medicamentos orais, receitados pelo dermatologista.
Como evoluem as caspas?
Se os cuidados preventivos e terapêuticos forem interrompidos, as caspas podem retornar.
A inflamação13 de longa duração do couro cabeludo, associada às caspas, pode agravar a calvície14.
Quais medidas podem ajudar a diminuir ou prevenir as caspas?
- Lavar o cabelo15 diariamente com água morna (não quente) e secá-los bem, com o secador.
- Não escarificar16 o couro cabeludo com a unha. Massageá-lo por cinco minutos apenas com a polpa dos dedos.
- Se os cabelos são oleosos, seguir uma alimentação com pouca ingestão de gorduras e açúcar17.
- Se possível, tomar sol pela manhã e no fim da tarde, já que o sol é um anti-inflamatório natural.
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.