É possível menstruar durante a gravidez?
O que é “menstruação” durante a gravidez1?
O ciclo menstrual normalmente é interrompido durante a gravidez1, mas muitas mulheres podem apresentar sangramentos vaginais no início da gestação, os quais podem ser confundidos com uma menstruação2 normal. Cerca de 20 a 40% das gestantes os apresentam pelo menos uma vez, sobretudo no primeiro trimestre da gravidez1. Há situações médicas raras em que algumas mulheres continuam apresentando um sangramento parecido com uma menstruação2, mesmo estando grávidas. Isso torna difícil estabelecer o tempo correto do início de uma gestação, já que cria uma incerteza quanto ao primeiro dia da última menstruação2, data a partir da qual os médicos normalmente contam o prazo para determinar a data de nascimento do bebê.
As perdas de sangue3 por via vaginal que ocorrem na gravidez1 não podem ser consideradas menstruação2. Estas situações merecem uma avaliação médica porque podem ser um dos sinais4 de aborto ou de outras complicações graves. Mas nem todo sangramento deve ser motivo de desespero, porque muitos deles são inócuos. Os sangramentos que podem ser confundidos com menstruação2 são mais frequentes no primeiro trimestre da gestação, mas podem ocorrer também em qualquer momento da gravidez1 e devem ser avaliados pelo médico, o mais rapidamente possível.
Como distinguir a menstruação2 normal dos sangramentos que podem ocorrer durante a gravidez1?
Os sintomas5 acompanhantes ajudam pouco porque os sintomas5 de uma fase menstrual normal e os de uma gravidez1 inicial podem ser muito parecidos. Esses sangramentos do início da gestação são, contudo, algo diferente da menstruação2, pois a menstruação2 não é uma simples perda de sangue3, mas a eliminação de tecido6 uterino junto a vasos sanguíneos7 e coágulos. Os sangramentos que ocorrem durante a gravidez1 são de coloração vermelho vivo e mais líquidos, já as mensurações são mais escurecidas e aos pedaços. Se persistir alguma dúvida, a questão pode ser resolvida com um teste de gravidez1.
Quais são as causas possíveis de menstruação2 durante a gravidez1?
No primeiro mês de gestação pode ocorrer um leve sangramento devido à implantação do óvulo fertilizado8 na parede do útero9, comumente confundido com a menstruação2 pela data em que acontece, é a nidação10. Até o terceiro mês pode acontecer um sangramento devido ao descolamento do saco gestacional11. Nesse caso, um médico deve ser consultado com urgência12 e o repouso será fundamental para que o saco se fixe novamente, senão poderá ocorrer um aborto. Outra possibilidade de sangramento são as relações sexuais durante a gravidez1. Nesse período, a vagina13 e o colo do útero14 ficam mais sensíveis e podem se traumatizar com mais facilidade. Outros sangramentos podem ocorrer mais tarde, devido a variações hormonais, lesões15 ou feridas na vulva16, vagina13 ou útero9, abortamento17, ameaça de abortamento17, gravidez ectópica18, etc.
Como evolui a “menstruação” durante a gravidez1?
Os sangramentos do início da gravidez1 na maioria das vezes não trazem outros problemas e o parto ocorre normalmente, sem complicações. No entanto, podem ser um primeiro sinal19 de abortamento17. Se os sangramentos forem abundantes, de cor vermelha intensa, com náuseas20 e cólicas21, podem indicar complicações graves, como gravidez ectópica18 ou descolamento de placenta, por exemplo.
Todo sangramento durante a gravidez1 deve ser avaliado pelo obstetra imediatamente.
Quais complicações os sangramentos durante a gravidez1 podem indicar?
Algumas complicações que podem ser indicadas pelo sangramento durante a gravidez1 são: gravidez ectópica18, descolamento ovular, descolamento da placenta, placenta prévia, aborto espontâneo e infecção22 uterina.
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.