Hemograma é um exame de sangue1 que consiste na contagem das células2 brancas e vermelhas, das plaquetas3 e dos reticulócitos e na medição de índices hematológicos como a dosagem de hemoglobina4 e do hematócrito5 (percentagem dos glóbulos vermelhos no volume total de sangue1). Além disso, o hemograma mede também o VCM (volume corpuscular médio), que é tamanho das hemácias6; o HCM (hemoglobina4 corpuscular média), que é o peso da hemoglobina4 em cada hemácia; o CHCM (concentração de hemoglobina4 corpuscular média), que é a concentração da hemoglobina4 dentro de cada hemácia; e a RDW (red cell distribution width), um índice que indica a variação de tamanho dos glóbulos vermelhos (anisocitose7).
1 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
2 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
3 Plaquetas: Elemento do sangue (não é uma célula porque não apresenta núcleo) produzido na medula óssea, cuja principal função é participar da coagulação do sangue através da formação de conglomerados que tamponam o escape do sangue por uma lesão em um vaso sangüíneo.
4 Hemoglobina: Proteína encarregada de transportar o oxigênio desde os pulmões até os tecidos do corpo. Encontra-se em altas concentrações nos glóbulos vermelhos.
5 Hematócrito: Exame de laboratório que expressa a concentração de glóbulos vermelhos no sangue.
6 Hemácias: Também chamadas de glóbulos vermelhos, eritrócitos ou células vermelhas. São produzidas no interior dos ossos a partir de células da medula óssea vermelha e estão presentes no sangue em número de cerca de 4,5 a 6,5 milhões por milímetro cúbico, em condições normais.
7 Anisocitose: Variação importante no tamanho das células, como nas hemácias do sangue
   [Mais...]