AbcMed  -  Exames e Procedimentos
Um enema1 (também denominado clister) é a introdução de líquido no reto2, através do ânus3, para lavagem intestinal ou administração de medicamentos. O enema1 baritado, ou enema1 opaco, é um exame de raios X contrastado do cólon4 que permite ver os contornos da sua luz e suspeitar de eventuais problemas em sua parede.
1 Enema: Introdução de substâncias líquidas ou semilíquidas através do esfíncter anal, com o objetivo de induzir a defecação ou administrar medicamentos.
2 Reto: Segmento distal do INTESTINO GROSSO, entre o COLO SIGMÓIDE e o CANAL ANAL.
3 Ânus: Segmento terminal do INTESTINO GROSSO, começando na ampola do RETO e terminando no ânus.
4 Cólon:
   [Mais...]

A colecistectomia é a intervenção cirúrgica na qual se retira a vesícula biliar1 responsável pelo armazenamento da bile2, quando esta enfermar. A vesícula3 tanto pode ser removida por via laparoscópica como pela técnica aberta, que é a mais antiga forma de colecistectomia.
1 Vesícula Biliar: Reservatório para armazenar secreção da BILE. Através do DUCTO CÍSTICO, a vesícula libera para o DUODENO ácidos biliares em alta concentração (e de maneira controlada), que degradam os lipídeos da dieta.
2 Bile: Agente emulsificador produzido no FÍGADO e secretado para dentro do DUODENO. Sua composição é formada por s ÁCIDOS E SAIS BILIARES, COLESTEROL e ELETRÓLITOS. A bile auxilia a DIGESTÃO das gorduras no duodeno.
3 Vesícula: Lesão papular preenchida com líquido claro.
   [Mais...]



Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos