Atalho: 6ABN6CU
Gostou do artigo? Compartilhe!

Musculação para idosos. Quais são os benefícios?

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Os idosos devem praticar atividades físicas?

Até a pouco tempo pensava-se que o idoso não devia fazer exercícios. A musculação era vista apenas como uma maneira de adquirir um corpo bonito, musculoso e exuberante e praticada sobretudo por jovens. Mas esses conceitos vêm mudando radicalmente.

Na atualidade, a musculação é vista também como uma questão de saúde1 e de qualidade de vida e no idoso faz contrapartida à perda de massa muscular que tende a ocorrer nessa fase da vida, sobretudo nas pessoas sedentárias.

Qual o papel da musculação no organismo?

Descobriu-se que não é porque se envelhece que se pára, mas, ao contrário, que é porque se pára que se envelhece mais rapidamente. A antiga imagem passiva da “cadeira do vovô” vem sendo substituída pela concepção2 de uma vida mais dinâmica e ativa. Associada ao alongamento, a musculação melhora a flexibilidade, a força e o equilíbrio, reduz significativamente os riscos cardíacos, os riscos de quedas, a osteoporose3 e as incapacitações físicas, ajuda a prevenir ou solucionar o sobrepeso4 e melhora a postura e o condicionamento psíquico.

Algumas doenças que vêm junto com o envelhecimento como a osteoporose3, a hipertensão arterial5, o diabetes mellitus6, as doenças degenerativas7 e as cardiopatias também podem se beneficiar dos exercícios. Assim, a musculação não só ajuda as pessoas a viverem mais como a terem uma melhor qualidade de vida.

Quando começar?

Com a progressão da idade, nossa estatura começa a diminuir, o arco do nosso pé se planifica, os desvios da coluna aumentam, a coordenação motora se faz mais difícil, o equilíbrio diminui, mais gordura8 é acumulada e perde-se massa muscular. A musculação pode minorar ou corrigir muitos desses males.

Quanto mais cedo ela for iniciada, melhores serão os resultados, mas ela pode ser começada a qualquer momento da vida, desde que os exercícios sejam perfeitamente adequados e orientados por um profissional habilitado e, de preferência, acompanhados por um personal trainer.

Antes de iniciar qualquer atividade física, o ideal é obter a avaliação e a orientação de um médico da usa confiança para evitar futuros problemas.

Quais são os principais benefícios da musculação para os idosos?

  • Aumenta a autonomia funcional da pessoa.
  • Permite retomar algumas atividades que já tinham sido abandonadas.
  • Em muitos casos complementa ou substitui a ação de medicamentos.
  • Fortalece os músculos9 e diminui a pressão sobre as articulações10.
  • Ajuda na prevenção de muitas enfermidades como hipertensão arterial5, diabetes mellitus6, obesidade11.
  • Melhora a auto-estima ao inserir ou reinserir a pessoa em novas atividades.
ABCMED, 2012. Musculação para idosos. Quais são os benefícios?. Disponível em: <https://www.abc.med.br/p/saude-do-idoso/255445/musculacao-para-idosos-quais-sao-os-beneficios.htm>. Acesso em: 14 nov. 2019.
Nota ao leitor:
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.

Complementos

1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
2 Concepção: O início da gravidez.
3 Osteoporose: Doença óssea caracterizada pela diminuição da formação de matriz óssea que predispõe a pessoa a sofrer fraturas com traumatismos mínimos ou mesmo na ausência deles. É influenciada por hormônios, sendo comum nas mulheres pós-menopausa. A terapia de reposição hormonal, que administra estrógenos a mulheres que não mais o produzem, tem como um dos seus objetivos minimizar esta doença.
4 Sobrepeso: Peso acima do normal, índice de massa corporal entre 25 e 29,9.
5 Hipertensão arterial: Aumento dos valores de pressão arterial acima dos valores considerados normais, que no adulto são de 140 milímetros de mercúrio de pressão sistólica e 85 milímetros de pressão diastólica.
6 Diabetes mellitus: Distúrbio metabólico originado da incapacidade das células de incorporar glicose. De forma secundária, podem estar afetados o metabolismo de gorduras e proteínas.Este distúrbio é produzido por um déficit absoluto ou relativo de insulina. Suas principais características são aumento da glicose sangüínea (glicemia), poliúria, polidipsia (aumento da ingestão de líquidos) e polifagia (aumento da fome).
7 Degenerativas: Relativas a ou que provocam degeneração.
8 Gordura: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Os alimentos que fornecem gordura são: manteiga, margarina, óleos, nozes, carnes vermelhas, peixes, frango e alguns derivados do leite. O excesso de calorias é estocado no organismo na forma de gordura, fornecendo uma reserva de energia ao organismo.
9 Músculos: Tecidos contráteis que produzem movimentos nos animais.
10 Articulações:
11 Obesidade: Condição em que há acúmulo de gorduras no organismo além do normal, mais severo que o sobrepeso. O índice de massa corporal é igual ou maior que 30.
Gostou do artigo? Compartilhe!

Tem alguma dúvida sobre Geriatria?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.

Comentários

08/01/2013 - Comentário feito por Rogerio
Re: Musculação para idosos. Quais são os benefícios?
Esse artigo veio nos enriqueser de conhecimento,e ao mesmo tempo mostrar para aqueles que não tem confiança em se mesmo que a idade vai chegar,mas estaremos com muita saude.

19/02/2012 - Comentário feito por ribeiro
Re: Musculação para idosos. Quais são os benefícios?
Acho que enquanto o nosso organismo estiver em atividade física constante, teremos mais vontade de seguirmos adiante, e com isso estaremos sempre adiando o envelhecimento, e nos mantendo em condições de saude perfeita. Realmente se lembrarmos das pessoas idosas que ainda estão em plena atividade física e mental, com certesa se sentem bem em todos os sentidos. Portanto exercícios físicos controlados de acordocom acondição de cadaumé muito importante para uma sobrevida mais longa e com uma melhor qualidadedevida.

19/01/2012 - Comentário feito por José
Re: Musculação para idosos. Quais são os benefícios?
Muito boa essa matéria. Ainda tem muitas pessoas sem informações dos benefícios da musculação e da atividade física, é importante esse tipo de matéria para eclarecer e conscientizar a população da importância da musculação para o bem estar em geral, principalmente dos idosos.

José Benicio

  • Entrar
  • Assinar