Atalho: 5G0TEH8
Gostou do artigo? Compartilhe!

Vasectomia: o que esperar após o procedimento?

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

A vasectomia funciona imediatamente?

Não, nenhuma vasectomia deixa um homem estéril imediatamente e o uso de outros métodos contraceptivos é necessário até que o urologista1 fale o contrário. Isto acontece quando o homem atinge a azoospermia2.

Imediatamente após o procedimento, espermas ativos continuam no sêmen3 por um período e pode levar de 15 a 20 ejaculações para o sêmen3 estar livre de espermatozóides4. O médico irá pedir exames do sêmen3, o espermograma, talvez várias vezes durante várias semanas. Esta etapa pode levar dois ou três meses até ser concluída.

É recomendável a realização deste exame de controle a cada 10-12 meses para o resto da vida reprodutiva do casal.

 

Como é o pós-operatório?

Após o procedimento é colocado um chumaço de gaze esterilizada e um suspensório escrotal para o conforto do paciente. O paciente é liberado para fazer repouso em casa.

O escroto5 ficará inchado por cerca de 2 ou 3 horas após a cirurgia. Aplicar compressas de gelo na área e deitar de costas6 o resto do dia pode ajudar, sempre tomando o cuidado de movimentar um pouco os pés e as pernas pelo menos a cada duas horas. Vestir roupas confortáveis também pode ser mais agradável.

Edema7 discreto e dor tipo desconforto podem ser esperados durante alguns dias. A menos que seu trabalho seja extenuante, você poderá retornar às suas atividades dentro de um ou dois dias. Evite pegar peso por uma semana.

Você pode voltar a ter relações sexuais quando se sentir confortável para isso, geralmente dentro de uma semana. Entretanto, deve usar outro método contraceptivo até ter certeza que a contagem de espermatozóides4 está zerada no sêmen3.

 

Uma vasectomia pode ser revertida?

Todos os homens que fazem uma vasectomia devem considerá-la permanente.

Existe uma microcirurgia delicada, a chamada vaso-vasostomia, na qual é realizada uma tentativa de reconstruir o canal deferente8, mas não há segurança de que o fluxo dos espermas pode ser restaurado ou uma gravidez9 possa ser possível.

O sucesso deste procedimento pode variar muito dependendo de circunstâncias individuais, incluindo quanto tempo passou após a realização do procedimento, mas fica em torno de 50%.

Se você está considerando fazer uma vasectomia, o melhor é encará-la como definitiva. Ela só deve ser feita se um homem tem certeza de que não vai querer ter filhos no futuro, o que deve ser muito bem avaliado, pois a situação de vida atual pode se tornar muito diferente no futuro.

 

A vida sexual é afetada?

A vasectomia não altera a habilidade de um homem ter uma ereção10, orgasmo, ejaculação11 ou prazer sexual. O esperma12 é apenas uma pequena fração do líquido total do sêmen3 (2-5%). A quantidade de fluido, intensidade, cor e textura não parecem mudar quando o esperma12 está ausente.

Os hormônios masculinos continuam a ser produzidos e os caracteres sexuais secundários (como voz e barba) não mudam. Alguns casais dizem que sua relação melhora, pois não precisam mais se preocupar com métodos contraceptivos e gravidez9 não planejada.

 

Quais são os cuidados que devo ter após a vasectomia?

É fundamental saber que a vasectomia não protege contra as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), incluindo a infecção13 pelo vírus14 da imunodeficiência15 humana (HIV16). Os preservativos de látex são os mais efetivos para este tipo de prevenção.

ABCMED, 2010. Vasectomia: o que esperar após o procedimento?. Disponível em: <https://www.abc.med.br/p/saude-do-homem/59849/vasectomia-o-que-esperar-apos-o-procedimento.htm>. Acesso em: 18 dez. 2018.
Nota ao leitor:
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.

Complementos

1 Urologista: Médico especializado em tratar pessoas com problemas no trato urinário e homens com problemas nos órgãos genitais, como impotência.
2 Azoospermia: Ausência de espermatozódes no líquido seminal.
3 Sêmen: Sêmen ou esperma. Líquido denso, gelatinoso, branco acinzentado e opaco, que contém espermatozoides e que serve para conduzi-los até o óvulo. O sêmen é o líquido da ejaculação. Ele é composto de plasma seminal e espermatozoides. Este plasma contém nutrientes que alimentam e protegem os espermatozoides.
4 Espermatozóides: Células reprodutivas masculinas.
5 Escroto:
6 Costas:
7 Edema: 1. Inchaço causado pelo excesso de fluidos no organismo. 2. Acúmulo anormal de líquido nos tecidos do organismo, especialmente no tecido conjuntivo.
8 Canal deferente: Canal deferente ou ducto deferente é um canal muscular que conduz os espermatozóides a partir do epidídimo até a próstata.
9 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
10 Ereção: 1. Ato ou efeito de erigir ou erguer. 2. Inauguração, criação. 3. Levantamento ou endurecimento do pênis.
11 Ejaculação: 1. Ato de ejacular. Expulsão vigorosa; forte derramamento (de líquido); jato. 2. Em fisiologia, emissão de esperma pela uretra no momento do orgasmo. 3. Por extensão de sentido, qualquer emissão. 4. No sentido figurado, fartura de palavras; arrazoado.
12 Esperma: Esperma ou sêmen. Líquido denso, gelatinoso, branco acinzentado e opaco, que contém espermatozoides e que serve para conduzi-los até o óvulo. O esperma é o líquido da ejaculação. Ele é composto de plasma seminal e espermatozoides. Este plasma contém nutrientes que alimentam e protegem os espermatozoides.
13 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
14 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
15 Imunodeficiência: Distúrbio do sistema imunológico que se caracteriza por um defeito congênito ou adquirido em um ou vários mecanismos que interferem na defesa normal de um indivíduo perante infecções ou doenças tumorais.
16 HIV: Abreviatura em inglês do vírus da imunodeficiência humana. É o agente causador da AIDS.
Gostou do artigo? Compartilhe!

Tem alguma dúvida sobre Urologia?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.

Comentários

03/06/2016 - Comentário feito por rodrigo
Fiz em uma clínica, sem sedaç&ati...
Fiz em uma clínica, sem sedação (tenho alergia a alguns medicamentos e acho que o médico quis evitar riscos). A anestesia não doeu quase nada em um lado e um pouco no outro. O procedimento durou cerca de meia hora. Depois já sai dirigindo para casa. Por algumas horas senti uma dor na região de baixo da barriga e as bolas do saco, como se tivesse levado uma bolada no saco e a dor irradiasse (que já levou, sabe rs), Curiosamente, o lugar do corte mesmo não doeu. No outro dia, no entanto, já não havia nenhuma dor.

21/10/2014 - Comentário feito por Sandro
Fiz minha vasectomia no dia 19/10/2014 ...
Fiz minha vasectomia no dia 19/10/2014 às 07:00 hs d manhã em Jacareí SP. Foi um procedimento fácil e rápido, durou apenas 20 min, tive só um pouquinho de dor, como se estivesse tomado uma bolada no saco, mas tranquilo. No mesmo dia fui pra casa descansei, usei gelo de duas em duas horas, a noite ainda fui pra um casamento, mas não exagerei e nem tomei nada com álcool. Hoje tem 04 dias, estou com o saco roxo e com um pequeno desconforto, acho o que é pior disso tudo é a falta de sexo rsrs, d resto, td muito tranquilo, ahh, já estou trabalhando desde o segundo dia da cirurgia. Quem deseja fazer, fique calmo, pois é um procedimento bem tranquilo, abraços e boa sorte à tds!!!

07/08/2014 - Comentário feito por ADONAY
FIZ NO DIA 05/07/2014 NO HOSPITAL PIQUE...
FIZ NO DIA 05/07/2014 NO HOSPITAL PIQUETE O PROCEDIMENTO DA VASECTOMIA DURO APENAS 10 MINUTO NÃO TIVE DOR NENHUMA APENAS DESCONFORTO

27/06/2014 - Comentário feito por iris
meu namorado fez a cirurgia a 3 anos e quando t...
meu namorado fez a cirurgia a 3 anos e quando temos relaçao ele sente dor nos testiculos e normal

05/06/2014 - Comentário feito por jose
bom eu fiz a vasectomia em 21/02/2010 ...
bom eu fiz a vasectomia em 21/02/2010 aqui na capital sp com um Dr bem conceituado e sinto dor ate hoje mim arrependi muito pois resolvi um problema ,mais sinto uma dor que incomoda muito ate hoje.

10/05/2014 - Comentário feito por MAXWELL
Fiz vazectomia dia 06/05/2014, Nã...
Fiz vazectomia dia 06/05/2014, Não tive muita sorte, pois os dois canais o direito e esquerdo estavam escondidos, e a cirurgia durou em torno de 3 horas. Foi horrível, repetiram a anestesia 3 vezes e mexeram muito pra encontrar o canal, aumentaram o corte e ficou com sete pontos. estou de repouso e quando caminho em casa dói bastante e os testículos estão bastante inchados.

08/05/2014 - Comentário feito por SEBASTIAO
FIZ VAZECTOMIA DIA 07/05/2014.FOI MUITO...
FIZ VAZECTOMIA DIA 07/05/2014.FOI MUITO RAPIDO, SENTI UM POUCO DE DESCONFORTO NA HORA DO CORTE DOS DIFERENTES, ESTOU EM REPOUSO POR RECOMENDAÇAO MEDICA. RECOMENDO A TODOS QUE NAO QUEREM PAGAR PENSAO ALIMENTICIA OU QUE NAO TENHAM CONDIÇOES FINANCEIRAS PARA CRIAR MAS FILHOS... DE VOLTA REDONDA RJ PARA TODO BRASIL.

24/04/2014 - Comentário feito por Francisco
Bom dia!
Fiz vasectomia 23/04/2014...
Bom dia!
Fiz vasectomia 23/04/2014, ocorreu tudo bem durante e depois da cirurgia e estou me sentindo muito bem, meu medico passou alguns medicamentos ate agora não senti dor somente aquele mal estar pós cirurgia que e normal.
A cirurgia e simples e rápida,e não me arrependo.

21/03/2014 - Comentário feito por Flávio
Re: Vasectomia: o que esperar após o procedimento?
Olá.
Fiz a vasectomia ontem dia 20/03/2014 correu tudo bem, apenas tive um pequeno problema no lado esquerdo segundo o medico o canal estava escondido atras do testiculo foi um pouco difícil para acha-lo e isso doe bastante. O restante foi tudo tranquilo a anestesia nao doeu nada, estou sentindo dor agora mas o medico diz ser normal.
Indico a cirurgia a todos e podem ir sem medo.
Boa sorte!

05/03/2014 - Comentário feito por Joaci
Vasectomia: o que esperar após o procedimento?
Olá a todos.
Fiz o procedimento de vasectomia no dia 24/02/2014, graças a DEUS correu tudo bem, senti apenas as dores na hora da anestesia local, mas demorou uns 20 minutos o procedimento, voltei para casa dirigindo, fiquei de repouso durante três dias como o médico me explicou... Hoje estou com nove dias de operado, ainda tem uns dois pontos que não caíram, mas acredito que seja normal.
Aconselho a quem deseja fazer este procedimento que atentem para as recomendações do médico.
Boa sorte!

  • Entrar
  • Assinar
O AbcMed® é parte integrante da Plataforma HiDoctor® e é oferecido a você gratuitamente.