Atalho: 6BRDJU0
Gostou do artigo? Compartilhe!

Quais são os sinais de doenças cardíacas em mulheres?

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Como as doenças cardíacas se apresentam nas mulheres?

Muita gente pensa que as mulheres não têm doença no coração1, que estas são exclusividade de homens mais velhos. No entanto, cada vez mais mulheres morrem por esta causa. As doenças cardiovasculares2 podem afetar qualquer mulher, em qualquer fase da vida.

Quando você pensa em doença cardíaca, provavelmente se lembra de dor no peito3. As mulheres podem não ter dor no peito3 como sintoma4 principal de uma patologia5 cardíaca. Elas geralmente apresentam uma sensação de "peso" ou "aperto no peito3" ou sentem dor nas costas6, entre as escápulas (omoplata7).

Estes sinais8 não devem ser ignorados. Toda mulher que apresenta este tipo de incômodo deve procurar um médico (clínico geral ou cardiologista9).

Quais são os sinais8 de doenças cardíacas nas mulheres?

O sinal10 mais importante é sentir-se realmente cansada, mesmo depois de dormir o suficiente. Outros sinais8 de doença cardíaca em mulheres são:

  • Dificuldade para respirar
  • Dificuldade para dormir
  • Sensação de enjoo ou mal-estar
  • Sentir medo ou nervoso
  • Dores de cabeça11
  • Sensação de queimação ou peso no peito3
  • Dor no peito3
  • Dor nas costas6, entre as escápulas
  • Dor ou aperto no peito3 que irradia para a mandíbula12, pescoço13, ombros, orelha14 ou para os braços
  • Dor na barriga, acima do umbigo15

Quais as medidas a serem tomadas para manter o coração1 saudável?

  • Não espere para obter ajuda! Procure um médico caso você se sinta mal ou se tiver quaisquer dos sinais8 de alerta citados acima.
  • Conheça a história de saúde16 das pessoas da sua família para saber se você tem tendência a desenvolver uma doença cardíaca. Visite o seu médico e pergunte a ele se você tem risco aumentado para desenvolver doenças do coração1 e o que você pode fazer para evitá-las.
  • Não fume e fique longe de outras pessoas que estão fumando.
  • Verifique a sua pressão arterial17 com regularidade. Você pode precisar de medicamentos para mantê-la no nível certo.
  • Controle sua glicemia18 e o seu colesterol19.
  • Mantenha-se ativa. Caminhar todos os dias, por pelo menos 30 minutos, pode diminuir suas chances de ter um ataque cardíaco.
  • Alimente-se de forma saudável e mantenha seu peso corporal dentro de parâmetros considerados normais.
  • Coma20 menos sal.
  • Se você toma pílulas anticoncepcionais, não fume.
  • A terapia de reposição hormonal não deve ser usada para evitar ataques cardíacos.
  • Estar estressada, irritada ou muito triste pode contribuir para o risco de ter um ataque cardíaco.
  • Se você já teve um ataque cardíaco, fale com seu médico sobre alguns medicamentos que podem ajudar a reduzir o risco de um segundo evento.
  • A pressão arterial17 elevada aumenta a chance de ter doença cardíaca. ela é chamada de "doença silenciosa". A maioria das pessoas não se sente doente quando está com a pressão alta, não sabe que sua pressão está elevada e que ela precisa ser controlada para evitar doenças cardíacas. Procure a avaliação de um médico sempre que for necessário.
ABCMED, 2012. Quais são os sinais de doenças cardíacas em mulheres?. Disponível em: <https://www.abc.med.br/p/saude-da-mulher/260805/quais-sao-os-sinais-de-doencas-cardiacas-em-mulheres.htm>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Nota ao leitor:
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.

Complementos

1 Coração: Órgão muscular, oco, que mantém a circulação sangüínea.
2 Doenças cardiovasculares: Doença do coração e vasos sangüíneos (artérias, veias e capilares).
3 Peito: Parte superior do tronco entre o PESCOÇO e o ABDOME; contém os principais órgãos dos sistemas circulatório e respiratório. (Tradução livre do original
4 Sintoma: Qualquer alteração da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. O sintoma é a queixa relatada pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
5 Patologia: 1. Especialidade médica que estuda as doenças e as alterações que estas provocam no organismo. 2. Qualquer desvio anatômico e/ou fisiológico, em relação à normalidade, que constitua uma doença ou caracterize determinada doença. 3. Por extensão de sentido, é o desvio em relação ao que é próprio ou adequado ou em relação ao que é considerado como o estado normal de uma coisa inanimada ou imaterial.
6 Costas:
7 Omoplata:
8 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
9 Cardiologista: Médico especializado em tratar pessoas com problemas cardíacos.
10 Sinal: 1. É uma alteração percebida ou medida por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida. 2. Som ou gesto que indica algo, indício. 3. Dinheiro que se dá para garantir um contrato.
11 Cabeça:
12 Mandíbula: O maior (e o mais forte) osso da FACE; constitui o maxilar inferior, que sustenta os dentes inferiores. Sinônimos: Forame Mandibular; Forame Mentoniano; Sulco Miloióideo; Maxilar Inferior
13 Pescoço:
14 Orelha: Sistema auditivo e de equilíbrio do corpo. Consiste em três partes
15 Umbigo: Depressão no centro da PAREDE ABDOMINAL, marcando o ponto onde o CORDÃO UMBILICAL entrava no feto. OMPHALO- (navel)
16 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
17 Pressão arterial: A relação que define a pressão arterial é o produto do fluxo sanguíneo pela resistência. Considerando-se a circulação como um todo, o fluxo total é denominado débito cardíaco, enquanto a resistência é denominada de resistência vascular periférica total.
18 Glicemia: Valor de concentração da glicose do sangue. Seus valores normais oscilam entre 70 e 110 miligramas por decilitro de sangue (mg/dl).
19 Colesterol: Tipo de gordura produzida pelo fígado e encontrada no sangue, músculos, fígado e outros tecidos. O colesterol é usado pelo corpo para a produção de hormônios esteróides (testosterona, estrógeno, cortisol e progesterona). O excesso de colesterol pode causar depósito de gordura nos vasos sangüíneos. Seus componentes são: HDL-Colesterol: tem efeito protetor para as artérias, é considerado o bom colesterol. LDL-Colesterol: relacionado às doenças cardiovasculares, é o mau colesterol. VLDL-Colesterol: representa os triglicérides (um quinto destes).
20 Coma: 1. Alteração do estado normal de consciência caracterizado pela falta de abertura ocular e diminuição ou ausência de resposta a estímulos externos. Pode ser reversível ou evoluir para a morte. 2. Presente do subjuntivo ou imperativo do verbo “comer.“
Gostou do artigo? Compartilhe!

Tem alguma dúvida sobre Cardiologia?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.

Comentários

08/03/2013 - Comentário feito por teresa
Re: Quais são os sinais de doenças cardíacas em mulheres?
eu obtive uma demora noparto e acabei adquirindo icc sofro muito pois n posso mais ter filhos, me cuidei foi uma gestaçao planejada mas no final infezmente quae morri, fiquei meses internada sofrendo pois estava longe da minha filha

16/02/2012 - Comentário feito por joelma
Re: Quais são os sinais de doenças cardíacas em mulheres?
ajudou muito a mim pq estou sentidos alguns desses sintomas

Sensação de enjôo ou mal-estar.
•Sentir medo ou nervoso.
•Dores de cabeça.
•Sensação de queimação ou peso no peito.
•Dor na barriga, acima do umbigo.

  • Entrar
  • Assinar