Atalho: 67WET3K
Gostou do artigo? Compartilhe!

Brincadeiras criativas para seu filho comer melhor

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Como fazer seu filho, que não come bem, comer melhor sem estressá-lo? 

Não se prenda a normas pré-estabelecidas. Você está em uma situação especial. E o objetivo maior é aumentar a ingestão de seu filho e o aporte calórico diário, mantendo o prazer de comer sem forçá-lo. Deixe a sua criatividade falar mais alto e lembre-se sempre: não force seu filho a comer o que não quer. Ele vai acabar se irritando cada vez que tiver que fazer uma refeição. Aproveite este momento para brincarem juntos e crie um ambiente agradável para vocês dois.

Algumas brincadeiras que podem ser feitas durante a refeição:

  • Brincadeira do Chico Leitão: Coloque a comida no talher e fale com a criança: “Eu vou deixar essa comida aqui, mas você toma conta dela e não deixa o Chico Leitão comer enquanto eu vou ali. O Chico Leitão é um porquinho muito levado que gosta de comer a comida da 'citar o nome da criança'". Geralmente as crianças comem o que está no talher e aí, quando você voltar, você fala com ela: “O Chico Leitão passou por aqui? Você viu? Ah, menino(a), quem comeu a comida da colher?”. As crianças se divertem, ainda mais se tiver mais de uma criança no mesmo ambiente. Você pode ir variando as frases para animar a brincadeira. Use a imaginação...
  • Brincando de leve e pesado com os talheres: "A colher está pesada com essa comida" (deixe a colher na altura da boca1 da criança), "será que 'citar o nome da criança' vai conseguir deixar ela leve?" Aí, quando a criança comer, mexa a colher para baixo mostrando que ficou leve.
  • O pote está cheio, vai ficar vazio...
  • TV e DVDs para distrair a criança enquanto come não são proibidos (lembre-se que aqui não existem regras). Existe um DVD do grupo Palavra Cantada com a música “Sopa do Neném”. Este é excelente para abrir o apetite. As crianças, principalmente aquelas entre 1 ano e meio e 3 anos gostam da música. É uma boa oportunidade para apresentar novos sabores. Faça um piquenique de legumes ou de frutas com seu filho e cante a música com ele. Vá substituindo o que aparece na letra da música pelos nomes dos legumes e frutas que você está oferecendo ao seu bebê.
  • Mudar o ambiente às vezes ajuda. Fale com a criança "hoje nós vamos almoçar fora", coloque uma mesinha no quintal, no jardim ou em qualquer outro lugar da casa, longe da mesa de refeições "oficial".
  • Trocar a pessoa que está dando a refeição à criança. No meio da refeição, procure mudar a pessoa que está oferecendo os alimentos à criança.
  • Preparar pratos coloridos, com alimentos formando caras de bichinhos, palhaços, caretas. Aí vá falando com a criança: agora “citar o nome da criança” vai comer o narizinho dele, a boquinha dele, etc.

Alegria e descontração são fundamentais na hora da refeição. Acreditar que a criança vai comer também ajuda muito. Se pular uma refeição, ela vai comer mais na próxima. Relaxe. Ter tempo disponível para fazer o que for necessário para seu filho comer bem é difícil, mas os resultados são muito bons.

Não se prenda às cadeirinhas para alimentar seu filho. É claro que elas são ótimas quando ele come bem. Mas obrigar uma criança que não se diverte comendo a ficar sentada e quieta durante todo o tempo de um almoço ou jantar é como dar murro em ponta de faca.

Todos sabem que é bom que as crianças se sentem à mesa com toda a família, mas com uma criança que não quer comer precisamos ter mais flexibilidade. Você pode tentar distrair seu filho enquanto ele está na cadeirinha, para aumentar o tempo que ele permanece nela, mas não brigue se ele quiser sair. Crie outros ambientes para que ele se alimente. Uma mesinha de quatro lugares, por exemplo. Coloque umas bonecas ou bichinhos de estimação sentados com seu filho para comer. Fale com ele: hoje "cite o nome da criança" vai almoçar/jantar com seus bichinhos de estimação. Enquanto você dá os alimentos na boca1 do seu filho, peça a ele para imaginar que está oferecendo um pouco para os bichos também (você pode dizer: "Vamos fazer de conta que o 'citar o nome do bicho de estimação' vai comer um bifinho agora. Dê o bife pra ele...". Você pode fazer na primeira vez e deixar que seu filho repita depois. Para isso, deixe um prato de plástico e talheres para que ele mesmo manuseie e ofereça alimentos aos bonecos.

Nem sempre regras rígidas são a melhor solução! Amplie sua capacidade de aceitar a mudança. Você pode se surpreender com os resultados alcançados.

Quando a criança tiver mais adaptada e relaxada na hora da refeição (e isso leva tempo), tente um retorno à mesa de refeições da família. Você não vai acreditar na alteração positiva do comportamento do seu filho.

E com crianças com sobrepeso2 ou obesas? Como proceder?

Crianças com sobrepeso2 ou obesas não devem ter muita distração durante o período de refeição para não aumentarem a ingestão desnecessariamente. As brincadeiras também não devem ser usadas para crianças que estão adaptadas à rotina de sentar e comer com tranquilidade na mesa de refeições da família – estas dispensam brincadeiras, pois o momento das refeições já é prazeroso para elas.

ABCMED, 2011. Brincadeiras criativas para seu filho comer melhor. Disponível em: <https://www.abc.med.br/p/saude-da-crianca/249945/brincadeiras-criativas-para-seu-filho-comer-melhor.htm>. Acesso em: 16 jul. 2019.
Nota ao leitor:
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.

Complementos

1 Boca: Cavidade oral ovalada (localizada no ápice do trato digestivo) composta de duas partes
2 Sobrepeso: Peso acima do normal, índice de massa corporal entre 25 e 29,9.
Gostou do artigo? Compartilhe!

Tem alguma dúvida sobre Pediatria?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.

Comentários

02/02/2012 - Comentário feito por francivane
Re: Brincadeiras criativas para seu filho comer melhor
essas dicas sao importantes

17/01/2012 - Comentário feito por Rosimeire
Re: Brincadeiras criativas para seu filho comer melhor
Adorei essas dicas,estou ansiosa pra começa.Minha filha tem 2 aninhos e não gosta de comida,é um grande sofrimento na hora das refeições,mas estou confiante nessas dicas.Valeu,muito obrigada mesmo.

29/12/2011 - Comentário feito por Flávia
Re: Brincadeiras criativas para seu filho comer melhor
Adorei a reportagem. Minha filha tem 1 ano e 10 meses, come de tudo mas não para um minuto. O meu problema maior é fazer com que ela fique quieta para comer. Com essas dicas acredito que vai ser bem mais fácil dar comidinha pra ela.

11/12/2011 - Comentário feito por MARIA
Re: Brincadeiras criativas para seu filho comer melhor
ADOREI TUDO O QUE LI A RESPEITO DO QUE LI SOBRE BRINCADEIRAS CRIATIVAS PARA O SEU FICLHO COMER MELHOR, AGORA EU PERGUNTO: O QUE EU FAÇO COM MEU FILHO DE 14 ANOS QUE ODEIA COMER E QUE JÁ ESTÁ ABAIXO DO PESO ? ELE SÓ NÃO DISPENSA SADUWICH, PÃO ,ALGUNS BISCOITOS E MIÔJO. ELE ODEIA ARROZ, FEIJÃO, VERDURAS ( QUALQUER)NEM NO SUCO ). TAMBÉM DISPENSA CARNE, O QUE EU FAÇO ? OBRIGADA PELA ATENÇÃO.

09/12/2011 - Comentário feito por Rose
Re: Brincadeiras criativas para seu filho comer melhor
É 100% funcional esta dica. Minha filha tem 3 anos e 8 meses e tem o maior prazer em comer. Ela tem prazer até no cheiro da comida quando estou preparando e diz:"Humm!!! Que cheirinho de papa!!!". Além de lindo, é prazerozo ouvir isto de sua própria filha. Nunca a obriguei a comer, mas também nunca permiti "beliscos" como bolachas, biscoitos, balas,etc, antes das refeições. E posso dizer que isto funciona até a pré adolescência, pois eles crescem em tamanho, mas não deixam de ser crianças e de quererem ser tratados como tal. Isto chama-se AMOR. Criança requer amor, carinho e muita, muita, mas muita paciência.

07/12/2011 - Comentário feito por fatima
Re: Brincadeiras criativas para seu filho comer melhor
adorei muito criativo,ai eu pergunto?? e com uma crianca de 6 anos,oque eu faco???

  • Entrar
  • Assinar