Atalho: 600ZYN2
Gostou do artigo? Compartilhe!

O que são fobias?

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

O que são fobias1?

Fobias1 são medos irracionais, reconhecidos como absurdos pela própria pessoa que os sente, a qual, apesar disso, não consegue dominá-los. Embora as fobias1 existam em diversos quadros psiquiátricos, elas são os sintomas2 predominantes nas chamadas neuroses fóbicas. Na psicanálise elas são vistas como resultando de conflitos interiores entre o ego e o id e da projeção de impulsos proibidos sobre objetos da realidade.

Quais os tipos mais comuns de fobias1?

Podem ser reconhecidos três tipos principais de fobias1: agorafobias, medos de andar por lugares abertos, especialmente praças e ruas; fobias1 específicas, medos de objetos ou situações determinadas; fobias1 sociais, medos de situações que envolvem contato com pessoas.

Quais os principais sintomas2 das pessoas que sofrem de fobias1?

Agorafobias: Em geral os medos dos agorafóbicos são progressivos e de um temor inicial de viajar passam, depois, a um medo de andar na própria cidade, mais tarde a um medo de sair à rua e, por fim, de sair até mesmo na vizinhança. Durante certo tempo as pessoas com esse tipo de fobia3 ainda conseguem sair se estiverem acompanhadas por alguém, mas posteriormente passam a depender de acompanhantes específicos e mais tarde nem mesmo junto deles conseguem sair. Algumas vezes as agorafobias detêm seu curso em níveis mais suportáveis, mas de qualquer forma elas representam importantes limitações para a vida das pessoas fóbicas. Algumas nem mesmo conseguem estudar ou trabalhar.

Fobias1 específicas: Algumas pessoas apresentam medos muito específicos como, por exemplo, de aves, de cães, do vento, da noite, de aranhas, de baratas, do escuro, de multidões etc. Quase qualquer objeto ou situação pode tornar-se alvo de medos e as fobias1 só se manifestam ante a presença desses objetos ou situações, os quais passam, então, a serem evitados. Essas fobias1 geralmente são muito mutáveis. Numa semana temem viajar de ônibus, na semana seguinte talvez possam fazer isso com facilidade e não conseguirem entrar num elevador etc. Os medos das pessoas com fobia3 se referem a acontecimentos possíveis, mas improváveis. O indivíduo com fobia3 de voar, por exemplo, imagina que a cauda do avião possa se soltar, que o piloto possa perder a consciência ou que o oxigênio possa acabar em meio ao vôo etc.

ABCMED, 2011. O que são fobias?. Disponível em: <https://www.abc.med.br/p/psicologia-e-psiquiatria/222855/o+que+sao+fobias.htm>. Acesso em: 23 mai. 2019.
Nota ao leitor:
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.

Complementos

1 Fobias: Medo exagerado, falta de tolerância, aversão.
2 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
3 Fobia: Medo exagerado, falta de tolerância, aversão.
Gostou do artigo? Compartilhe!

Tem alguma dúvida sobre Psicoterapia?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.