Atalho: 5RC9O9R
Gostou do artigo? Compartilhe!

Insônia. Como dormir melhor?

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Cerca de 10% dos adultos apresentam algum problema para dormir, manter um sono tranquilo ou acordar descansado. Mudanças simples na sua rotina podem ajudá-lo a dormir melhor.

1. Não tome produtos com cafeína horas antes de dormir.

A cafeína é um estimulante presente no café, alguns chás e refrigerantes e mesmo no chocolate da sua sobremesa. O melhor é não ingerir cafeína por pelo menos quatro horas antes de ir deitar.

2. Durma e acorde todos os dias em horários semelhantes.

Evite as grandes mudanças na sua rotina, procurando dormir e acordar sempre no mesmo horário.  Isto ajuda a organizar os ciclos de sono e vigília.

3. Tente separar o sono do estresse.

Para ter um sono mais tranquilo evite discussões sobre despesas domésticas, trabalho ou relacionamentos à noite. Deixe estes assuntos para as manhãs ou veja mesmo se precisam ser conversados.

À noite, para evitar o estresse, procure atividades prazerosas como ouvir música, ler um livro, meditar, etc. E evita o uso de aparelhos eletrônicos no período noturno.

4. Sua cama deve ser um lugar para dormir.

Evite outras atividades como ver TV, ler ou trabalhar na cama. Faça estas atividades em um outro local e deixe sua cama para descansar.

5. Faça as atividades físicas pela manhã.

Algumas pessoas ficam excitadas ao fazerem atividades físicas próximas ao horário de dormir. Para evitar isso, escolha um horário para se exercitar pela manhã ou até no fim da tarde. Deixe a noite para ocupações mais tranqüilas.

6. Descanse por pelo menos 30 minutos após o almoço.

Dormir um pouco após o almoço melhora a atenção e traz benefícios psicológicos. Não prolongue muito este período de descanso para não atrapalhar o sono noturno.

7. Não fume.

Entre outros danos à saúde1, o cigarro atrapalha o sono. A nicotina é um estimulante e pode mantê-lo acordado. Evite o tabagismo.

ABCMED, 2010. Insônia. Como dormir melhor?. Disponível em: <https://www.abc.med.br/p/psicologia-e-psiquiatria/167997/insonia+como+dormir+melhor.htm>. Acesso em: 14 out. 2019.
Nota ao leitor:
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.

Complementos

1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
Gostou do artigo? Compartilhe!

Tem alguma dúvida sobre Psiquiatria?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.

Comentários

29/03/2012 - Comentário feito por Vargas
Re: Insônia. Como dormir melhor?
Parabenizações pelas ótimas dicas. Muito proveitoso!

24/06/2011 - Comentário feito por joao
Re: Insônia. Como dormir melhor?
Excelente coisa é não fumar, pois assim o organismo tem menos problemas para resolver! até os amigos que não fumam agradecem!

31/12/2010 - Comentário feito por lourdes
Re: Insônia. Como dormir melhor?
Muito bom este assunto,serviu para mim.Meu marido não abre mão do café,seja a hora que for.qdo. chega do serviço,tenho que deixar o café pronto.E as vezes eu acompanho e depois me arrependo.Mas estou aprendendo.Muito Obrigado por esta infomação.

30/12/2010 - Comentário feito por CachorrosBlogs
Re: Insônia. Como dormir melhor?
Parabens pelos otimos artigos, um abraço a todos da equipe do http://cachorrosblogs.blogspot.com. e aguardamos uma visita de voces...

  • Entrar
  • Assinar