Apendicite. Como é o tratamento?
Como a apendicite1 é tratada?
É realizada uma cirurgia para a remoção do apêndice2, chamada apendicectomia.
Nos casos em que houve formação de abscesso3 no apêndice2 inflamado, podem ser necessários dois procedimentos, um para drenar o pus4 e os líquidos do abscesso3 formado e uma segunda intervenção para remover o apêndice2 algumas semanas após o controle da infecção5.
Os antibióticos são prescritos antes da cirurgia para evitar uma peritonite6.
Anestesia7 geral geralmente é necessária e o apêndice2 é removido por incisão8 local de 5 a 10 centímetros (cirurgia aberta) ou por abertura de orifícios para a realização de uma laparoscopia9. As incisões10 são pequenas e a recuperação é rápida.
A laparoscopia9 permite uma recuperação mais rápida, mas não está indicada para todos os casos de apendicite1. Em casos de ruptura do apêndice2 ou naqueles casos em que houve disseminação da infecção5 para além do apêndice2, a laparoscopia9 não está indicada. Uma cirurgia abdominal aberta permite ao cirurgião limpar a cavidade abdominal11.
O tempo médio de permanência no hospital após a cirurgia é de um a dois dias.
Quando devo me comunicar com o médico após uma apendicectomia?
Sempre que surgirem:
- Vômitos12 incontroláveis.
- Piora da dor abdominal.
- Vertigem13 ou fraqueza.
- Presença de sangue14 nos vômitos12 ou na urina15.
- Febre16.
- Presença de pus4 na cicatriz17 cirúrgica.
Ou sempre que precisar esclarecer alguma dúvida sobre o procedimento ou sobre o que você está sentindo.
O que posso fazer para ajudar na recuperação após a cirurgia?
- Evite atividades físicas extenuantes. Se o seu apêndice2 foi removido por laparoscopia9, evite atividades físicas nos primeiros 3 a 5 dias após o procedimento. Em caso de cirurgia abdominal aberta, limite as atividades físicas durante 10 a 14 dias depois da cirurgia. Pergunte ao médico quando você poderá voltar às suas atividades rotineiras.
- Coloque um travesseiro na barriga e faça pressão leve no abdome18 antes de tossir, rir ou fazer movimentos bruscos para evitar dor no local da cirurgia.
- Ligue para o seu médico em caso de dor não controlada pelos analgésicos19 prescritos. Sentir dor aumenta o estresse no organismo e lentifica a recuperação.
- Movimente-se quando estiver se sentindo pronto para isso. Comece devagar a aumentar as atividades quando se sentir bem, faça caminhadas em ritmo lento e vá acelerando aos poucos.
- Durma quando se sentir cansado. Enquanto o seu corpo se recupera, você pode sentir mais sono que o habitual. Acalme-se e descanse quando precisar.
- Converse com o seu médico sobre o retorno ao trabalho ou à escola. Crianças podem retornar para a escola cerca de uma semana após a cirurgia. O retorno ao trabalho depende das atividades exercidas e deve ser orientado por um cirurgião.
- Exercícios físicos como musculação, esportes competitivos e corrida devem ser evitados por 2 a 4 semanas após a ato cirúrgico.
A apendicite1 pode ser prevenida?
Não há maneira de prevenir uma apendicite1. Entretanto, a apendicite1 é menos comum em pessoas que têm uma dieta rica em fibras, com ingestão de frutas frescas e vegetais.
Quais são as complicações de uma apendicite1?
- Ruptura do apêndice2. Caso ocorra uma ruptura no apêndice2, o conteúdo intestinal20 e os microorganismos infectantes podem se espalhar para a cavidade abdominal11 causando uma infecção5 grave, conhecida por peritonite6.
- Formação de abscesso3. Quando um abscesso3 é formado, este requer tratamento antes que cause disseminação da infecção5 para a cavidade abdominal11.
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.