Gostou do artigo? Compartilhe!

Software médico: seu médico utiliza um? O que isso muda na consulta?

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Hoje mais da metade dos consultórios médicos estão informatizados. Também as clínicas médicas contam com software que acompanham o processo da marcação nas agendas médicas, cadastramento de pacientes e prontuário eletrônico. Mas o quanto isso interfere positivamente na qualidade do seu atendimento? A informatização aproxima e melhora a qualidade do atendimento médico ou é um empecilho no processo?

O computador na recepção agiliza para a secretária a marcação de consulta e ao mesmo tempo permite, ainda na recepção, que alguns dados básicos do paciente sejam cadastrados agilizando a consulta médica.

Dentro do consultório o prontuário eletrônico permite que o médico organize de maneira clara e objetiva as informações médicas. Esta organização ajuda não só no momento da coleta das informações mas também depois, na hora de ler estas informações.

No momento da prescrição de medicamentos o sistema médico melhora muito a precisão e evita erros muito comuns quando a prescrição é feita à mão1. A letra manuscrita pode levar à compra do medicamento errado ou ao uso errado do medicamento. A receita médica impressa pelo computador não dá margem a este tipo de erro.

O mesmo se pode falar das demais ordens médicas como pedidos de exames, prescrição de exercícios, mudança de hábitos e outros. Todas as informações ficam claras e precisas quando estão impressas pelo computador.

A agilidade com que o médico coleta as informações em um programa médico para informatização de clinicas e consultórios, somada à facilidade com que ele pode prescrever, produzem uma economia de tempo que os profissionais podem utilizar para dar mais atenção ao paciente.

A informática continua avançando e hoje os sistemas para clínicas como, por exemplo, o Software Médico HiDoctor®, dão aos médicos a facilidade de poderem acessar os dados pelo celular, tablet e computador. Isso significa que o médico tem possibilidade de atender você e ler suas informações mesmo não estando no consultório.

Um programa médico como o HiDoctor® permite também o agendamento online de consultas, que você pode fazer com todo conforto pelo site CatalogoMed.

A tecnologia continua trazendo muitas vantagens para os pacientes e profissionais da medicina. Até a comunicação por mensagens rápidas SMS ajuda e pode lembrar do dia da consulta, fazendo com que o paciente não perca o horário e o médico assegure o melhor aproveitamento da sua agenda.

Agora, se você perguntar: já que o software médico no consultório é uma coisa tão boa:  Qual é o melhor software para consultórios médicos? Somos suspeitos para falar que é o HiDoctor® então: pergunte ao seu médico.

ABCMED, 2015. Software médico: seu médico utiliza um? O que isso muda na consulta?. Disponível em: <https://www.abc.med.br/p/808419/software-medico-seu-medico-utiliza-um-o-que-isso-muda-na-consulta.htm>. Acesso em: 21 out. 2020.
Nota ao leitor:
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.

Complementos

1 Mão: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
Gostou do artigo? Compartilhe!

Tem alguma dúvida sobre Clínica médica?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.