Gostou do artigo? Compartilhe!

Fagocitose: o que é? Como se realiza?

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

O que é fagocitose1?

O termo fagocitose1 pode ser usado em dois sentidos diferentes. Num deles designa o processo pelo qual alguns protozoários2 unicelulares englobam partículas das quais se nutrem num vacúolo digestivo3, através da expansão de sua membrana, passando-as depois ao seu citoplasma4. No outro, nomeia um processo imunológico dos seres humanos, no qual partículas sólidas e micro-organismos são incorporados e digeridos por fagócitos5, um tipo de leucócito de tamanho aumentado. A fagocitose1 é tanto, em alguns casos, um modo de certas células6 se alimentarem como, em outros, de defenderem o organismo contra a invasão de partículas e micro-organismos nocivos.

Como se realiza a fagocitose1?

As células6 têm vários mecanismos de absorverem as substâncias de que necessitam para se nutrir. As partículas muito pequenas são absorvidas pela membrana celular7 por difusão ou osmose8. As maiores, que não conseguem atravessar a membrana por um desses meios, necessitam que a membrana emita dobras como braços (pseudópodes) que as englobe, como num abraço, passando-as ao seu interior. Dentro da célula9 elas são digeridas em vacúolos digestivos que então se formam e posteriormente as porções úteis são assimiladas pelo citoplasma4 celular e os restos guardados pelas células6 ou eliminados por elas num processo chamado exocitose10.

ABCMED, 2014. Fagocitose: o que é? Como se realiza?. Disponível em: <https://www.abc.med.br/p/572447/fagocitose+o+que+e+como+se+realiza.htm>. Acesso em: 17 set. 2019.
Nota ao leitor:
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.

Complementos

1 Fagocitose: Processo de ingestão e destruição de partículas sólidas, como bactérias ou pedaços de tecido necrosado, por células ameboides chamadas de fagócitos.
2 Protozoários: Filo do reino animal, de classificação suplantada, que reunia uma grande parcela dos seres unicelulares que possuem organelas celulares envolvidas por membrana. Atualmente, este grupo consiste em muitos e diferentes filos unicelulares incorporados pelo reino protista.
3 Vacúolo digestivo: Os vacúolos são estruturas citoplasmáticas de diferentes tamanhos, revestidos por membrana e formados a partir do Complexo de Golgi ou do Retículo Endoplasmático. Os vacúolos digestivos são típicos de células fagocitárias e atuam em associação às enzimas lisossômicas formando outros vacúolos derivados deste processo: vacúolos primários e secundários ou chamados de vacúolos digestivos e residuais.
4 Citoplasma: A parte da célula que contém o CITOSSOL e pequenas estruturas, excluindo o NÚCLEO CELULAR, MITOCÔNDRIA e os VACÚOLOS grandes. (Tradução livre do original
5 Fagócitos:
6 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
7 Membrana Celular: Membrana seletivamente permeável (contendo lipídeos e proteínas) que envolve o citoplasma em células procarióticas e eucarióticas.
8 Osmose: Fluxo do solvente de uma solução pouco concentrada, em direção a outra mais concentrada, que se dá através de uma membrana semipermeável.
9 Célula: Unidade funcional básica de todo tecido, capaz de se duplicar (porém algumas células muito especializadas, como os neurônios, não conseguem se duplicar), trocar substâncias com o meio externo à célula, etc. Possui subestruturas (organelas) distintas como núcleo, parede celular, membrana celular, mitocôndrias, etc. que são as responsáveis pela sobrevivência da mesma.
10 Exocitose: Processo ativo no qual o material intracelular é transportado, através de vesículas, para o meio extracelular.
Gostou do artigo? Compartilhe!

Tem alguma dúvida sobre Clínica Médica?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.