Picadas (ferroadas) de abelhas: quais são as consequências? Como se proteger?
Quais são as consequências das picadas (ferroadas) de abelhas?
As consequências das picadas (ferroadas) de abelhas dependem da quantidade delas, do local atingido, de a vítima ser ou não alérgica e do tipo de abelhas.
Um adulto normalmente pode tolerar até mais de mil picadas de abelhas, enquanto quinhentas poderão matar uma criança. No entanto, em pessoas alérgicas, uma única picada pode provocar a morte em virtude de uma reação anafilática1 grave, a qual necessita de cuidados médicos imediatos.
As abelhas possuem um ferrão na parte posterior do corpo, onde se localiza a glândula2 do veneno. Este ferrão se instala na pele3 da vítima depois da picada. As picadas (ferroadas) de abelhas podem limitar-se à dor e ao edema4 ou levarem a complicações importantes e até fatais, em pessoas alérgicas.
As picadas de abelhas doem tanto porque, quando estes insetos picam, injetam em suas vítimas uma substância química chamada melitina, a qual ativa os receptores de dor. Além disso, quando o ferrão penetra a pele3 da vítima, ele fica preso lá dentro, injetando mais veneno. Se a pessoa não for alérgica, seu sistema imunológico5 vai reagir à picada, mandando líquidos para dissolver a melitina, causando uma maior vermelhidão e o inchaço6. A dor pode durar vários dias, mas geralmente não apresenta maior gravidade.
Quais são os sintomas7 das picadas (ferroadas) de abelhas?
Em geral, quando a picada (ferroada) é única ou se forem poucas, apenas ocorrerão dor e inflamação8 local. Após sofrer múltiplas picadas, a pessoa pode apresentar mau funcionamento cardíaco e mesmo colapso9 circulatório.
Em pessoas alérgicas a picada de insetos as reações podem ser gravíssimas, colocando a vida em risco. A reação anafilática1 que pode causar é uma reação aguda e grave, que compromete todo o organismo e que é caracterizada por coceira, urticária10 generalizada, convulsões, vômitos11, diarreias, cólicas12 abdominais e, o mais grave de tudo, eventual edema4 da glote13 e bloqueio da respiração. A morte, contudo, é raríssima.
O que fazer se você for picado por abelhas?
- Retirar o ferrão do animal, raspando a pele3 com uma lâmina, com muita delicadeza. Nunca use uma pinça ou mesmo as mãos14, porque isso pode injetar o veneno residual das bolsas presas aos ferrões.
- Pressione o ferimento, para extrair o veneno.
- Faça compressa de água fria ou aplique gelo.
- Use analgésico15 para aliviar a dor. Também podem ser usados cremes de anti-histamínicos ou corticoides tópicos.
- Não há antídoto16 específico para o veneno das abelhas, por isso deve-se adotar os cuidados gerais.
- Se necessário, conduza a vítima ao médico.
- As pessoas que se sabem alérgicas devem sempre ter consigo comprimidos de anti-histamínicos e uma seringa17 já carregada com adrenalina18, a qual bloqueia as reações anafiláticas19 ou alérgicas.
- Pessoas que tenham tido uma grande reação alérgica20 a uma picada de abelha podem ser submetidas a um processo de dessensibilização21, que poderá evitar novas reações no futuro.
Como se proteger das picadas (ferroadas) de abelhas, se tiver de lidar com elas?
- Usar roupas claras, porque as escuras atraem as abelhas.
- Não usar produtos odoríficos, como perfumes, sabonetes, sprays, etc.
- Evitar movimentos bruscos e excessivos nas proximidades das colmeias.
- Não falar alto, porque as abelhas são atraídas por ruídos, principalmente os agudos.
- Evitar operar qualquer máquina barulhenta próximo à colmeia.
- Prestar atenção ao zumbido característico de um enxame.
- Ter cuidado ao entrar em locais que possam abrigar colmeias.
- Observar se há abelhas entrando ou saindo do mesmo lugar.
- Usar repelentes, se não for alérgico a eles.
- Usar equipamentos adequados para lidar com abelhas.
Como evitar as picadas (ferroadas) de abelhas?
Como regra geral, mantenha-se afastado de todo enxame ou colmeia. Se encontrar alguma, afaste-se imediatamente. Não fique parado, mas não trate de sacudir-se ou afugentá-las, porque os movimentos rápidos e os sons agudos provocam as abelhas. Ao correr, proteja o rosto e os olhos22. Refugie-se em um carro ou numa casa.
Ao ser atacado, se você não tiver um pano (lenço, toalha, etc.) para cobrir a cabeça23, faça-o com a própria camisa. As eventuais picadas nas costas24 ou no peito25 que você levar, serão menos graves do que as que ocorreriam no rosto.
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.