Rotavírus. O que é? Pode ser evitado?
O que é o rotavírus?
O rotavírus é um vírus1 RNA pertencente à família reoviridae. Existem sete grupos desses vírus1, denominados A, B, C, D, E, F e G. O tipo A é o mais comum, sendo responsável por mais de 90% das infecções2 em seres humanos. Este vírus1 causa a rotavirose, uma doença diarreica aguda responsável por ocasionar surtos em escolas, berçários, creches e hospitais.
É umas das principais causas de diarreia3 grave em crianças até 5 anos de idade, embora possa ocorrer também em adultos. O rotavírus possui um período de incubação4 de 4 a 10 dias, mas geralmente menor (um a dois dias).
Como este vírus1 é transmitido?
O rotavírus é eliminado nas fezes do doente, assim pode ser transmitido pela via fecal-oral ou provavelmente por secreções respiratórias de pessoas infectadas. A água e os alimentos contaminados também podem ser fontes de transmissão do vírus1.
Quais são os sintomas5 da virose causada pelo rotavírus?
Os sintomas5 predominantes são:
- Diarreia3 aguda e aquosa, sem a presença de muco.
- Vômitos6, dor abdominal, náuseas7.
- Febre8 alta e mal-estar geral.
Esses sintomas5 podem evoluir facilmente para a desidratação9, principalmente em crianças pequenas.
Cada infecção10 deixa certo nível de imunidade11 e, por isso, as infecções2 subsequentes são menos graves e os adultos são afetados mais raramente.
Como esta virose é tratada?
Não há um tratamento específico para o rotavírus.
Nos casos mais leves, a prevenção da desidratação9 pode ser feita pela administração de soro12 caseiro (água com sal e açúcar13) ou soro12 de reidratação oral (SRO) em grande quantidade, visando restabelecer o equilíbrio hidroeletrolítico14 perdido com a diarreia3. É recomendável aumentar a oferta de líquidos como água, sucos, chás e água de côco para repor a quantidade de líquidos perdida com os vômitos6 e a diarreia3.
Não é recomendado o uso de antibióticos e antidiarreicos. O tratamento deve ser orientado por um médico.
Como esta virose pode ser evitada?
Para prevenir a contaminação devem ser adotadas medidas de higiene, embora elas sejam pouco efetivas em crianças. Estas medidas incluem:
- Lavar bem as mãos15 com água limpa e sabão.
- Lavar os alimentos e as frutas a serem consumidos crus em solução desinfetante.
- Usar água tratada para beber ou para preparar alimentos.
- Lavar sempre as mãos15 após usar o banheiro e antes de preparar alimentos.
- Desprezar adequadamente fezes e fraldas contendo material fecal.
Existe vacina16 contra o rotavírus?
A vacina16 que previne a doença faz parte do Calendário Nacional de Vacinação desde 2006. A Vacina16 Oral de Rotavírus Humano atenuado é aplicada em duas doses para crianças aos 2 meses e aos 4 meses de idade.
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.