Atalho: 5V5E2EN
Gostou do artigo? Compartilhe!

Piolhos. Como ficar livre deles?

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

O que são piolhos?

O piolho é um inseto que não voa ou pula, mas passa com facilidade de uma pessoa para outra através do contato direto, ou pelo uso de objetos de uso pessoal como pente, escova de cabelo1, bonés, prendedores de cabelo1, etc.

A doença causada pela infestação2 de piolhos no couro cabeludo é conhecida como pediculose.

O surgimento dos piolhos não está diretamente relacionado à falta de higiene, mas é importante evitar compartilhar o uso dos objetos pessoais citados acima.

Como saber se eu estou com piolhos?

O principal sintoma3 é a coceira na cabeça4 e no pescoço5. Para confirmar a presença deste inseto, é preciso procurar e detectar os piolhos e as lêndeas no couro cabeludo.

As lêndeas são os ovos dos piolhos.

Existe alguma receita caseira para acabar com os piolhos?

Procurar um médico (clínico geral, dermatologista, infectologista ou um médico especializado em medicina tropical) para tratamento e orientações para evitar reinfestações é o ideal.

O Ministério da Saúde6 recomenda, aos que não têm acesso imediato a um serviço de saúde6, o uso de água e vinagre misturados em uma proporção de 50% cada um.

Mistura-se uma colher de água com uma colher de vinagre, pega-se um pedaço de algodão, molha nesta mistura, envolve três ou quatro fios de cabelo1 no chumaço de algodão molhado e pressiona da base até a ponta para que as lêndeas que ficam grudadas nos fios sejam removidas. O vinagre é um ácido asséptico que quebra a substância semelhante a uma cola que a lêndea usa para grudar no fio do cabelo1.

É um trabalho demorado, mas com bons resultados.

Após a aplicação, enrola-se a cabeça4 com uma toalha de banho e, após 30 minutos, passa-se o pente fino no cabelo1. Por fim, a cabeça4 deve ser bem lavada.

Existem outros cuidados a serem tomados?

  • Não adianta tratar somente a pessoa contaminada. Principalmente se for uma criança e ela conviva com outras crianças em casa ou na escola. Quando um caso de pediculose é confirmado, deve-se checar se os irmãos e os colegas de classe também estão com a cabeça4 infestada.
  • As mães devem olhar a cabeça4 de seus filhos com frequência para evitar a doença.
  • Os professores devem avisar as famílias quando há suspeita de contaminação.
  • Os médicos alertam que deve-se manter as unhas7 bem cortadas para evitar que os piolhos se instalem sob elas e sejam transportados à cabeça4 de outras crianças. Além disso, unhas7 grandes podem causar ferimentos no ato de coçar abrindo porta de entrada para a contaminação por bactérias.
  • Lavar os cabelos diariamente, sobretudo no verão, é um hábito de higiene bastante recomendável e que não coloca em risco a saúde6 dos fios de cabelo1.

O piolho dá mais em meninas do que em meninos?

Não é uma preferência por sexo. Mas as meninas com cabelos volumosos, longos e encaracolados são as mais susceptíveis à pediculose.

ABCMED, 2011. Piolhos. Como ficar livre deles?. Disponível em: <https://www.abc.med.br/p/vida-saudavel/176432/piolhos+como+ficar+livre+deles.htm>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Nota ao leitor:
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.

Complementos

1 Cabelo: Estrutura filamentosa formada por uma haste que se projeta para a superfície da PELE a partir de uma raiz (mais macia que a haste) e se aloja na cavidade de um FOLÍCULO PILOSO. É encontrado em muitas áreas do corpo.
2 Infestação: Infecção produzida por parasitas. Exemplos de infestações são sarna (escabiose), pediculose (piolhos), infecção por parasitas intestinais, etc.
3 Sintoma: Qualquer alteração da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. O sintoma é a queixa relatada pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
4 Cabeça:
5 Pescoço:
6 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
7 Unhas: São anexos cutâneos formados por células corneificadas (queratina) que formam lâminas de consistência endurecida. Esta consistência dura, confere proteção à extremidade dos dedos das mãos e dos pés. As unhas têm também função estética. Apresentam crescimento contínuo e recebem estímulos hormonais e nutricionais diversos.
Gostou do artigo? Compartilhe!

Tem alguma dúvida sobre Clínica Médica?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.

Comentários

14/03/2016 - Comentário feito por Ester52
É só lavar o cabelo com sabonete ...
É só lavar o cabelo com sabonete de enxofre, duas ou três vezes na semana, quando estiver lavando, deixe o cabelo com o sabão uns 5 minutos antes de enxaguar.
O sabonete você encontra nas farmácias.

13/05/2011 - Comentário feito por ramalho
Re: Piolhos. Como ficar livre deles?
Lavar os cabelos com shampoo escabim, é o único jeito, e trocar a roupa de cama a cada lavada dos cabelos. deve-se tambem evitar o contato com outras pessoas que tenham a infestação.

16/04/2011 - Comentário feito por Marco
Re: Piolhos. Como ficar livre deles?
Faltou orientação de procura um Infectologista ou um médico especialista em medicina tropical, no mais está bastante interessante.

12/04/2011 - Comentário feito por iracema
Re: Piolhos. Como ficar livre deles?
foi receitado por um medico o medicamento Revectina de uso oral.

31/03/2011 - Comentário feito por CARLA
Re: Piolhos. Como ficar livre deles?
ADOREI ESSA MATÉRIA SOBRE PIOLHO,POIS VIRA E MEXE MINHA FILHA DE 5 ANOS PEGA,E É COMPLICADO ACABAR COM ESSA PRAGA.GOSTARIA DE SABER SE HÁ ALGUM REMÉDIO QUE POSSA ESTÁ PASSANDO ALÉM DO VINAGRE?
COTUMO USA O SHAMPOO DA ABELHA RAINHA COM CITRONELA.
OBRIGADA.

  • Entrar
  • Assinar