AbcMed  -  Vida Saudável
O ato de chorar é um efeito fisiológico1 e emocional dos seres humanos que consiste na produção de grande quantidade de lágrimas, geralmente quando em estado emocional alterado como medo, tristeza, depressão, saudade, dor, alegria exagerada, raiva2 e aflição, entre outros. Já o riso é uma expressão facial decorrente da contração dos músculos3 das extremidades da boca4. Ele expressa alegria ou boa vontade e pode ser descrito como uma resposta fisiológica5 ao humor, mas também pode ser uma expressão descontrolada de ansiedade.
1 Fisiológico: Relativo à fisiologia. A fisiologia é estudo das funções e do funcionamento normal dos seres vivos, especialmente dos processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres vivos sadios.
2 Raiva: 1. Doença infecciosa freqüentemente mortal, transmitida ao homem através da mordida de animais domésticos e selvagens infectados e que produz uma paralisia progressiva juntamente com um aumento de sensibilidade perante estímulos visuais ou sonoros mínimos. 2. Fúria, ódio.
3 Músculos: Tecidos contráteis que produzem movimentos nos animais.
4 Boca: Cavidade oral ovalada (localizada no ápice do trato digestivo) composta de duas partes
5 Fisiológica: Relativo à fisiologia. A fisiologia é estudo das funções e do funcionamento normal dos seres vivos, especialmente dos processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres vivos sadios.
   [Mais...]

A Yoga é uma metodologia requintada para conseguir uma interconexão da pessoa com todos os seres vivos. A meditação é a experiência real que pode levar a essa união. A Yoga é um método milenar de meditação. Ela surgiu na Índia há mais de 5.000 anos, graças à misticidade local influenciada pelo budismo e pelo hinduísmo.   [Mais...]
A telemedicina abrange toda prática médica realizada à distância, independente do instrumento utilizado para essa relação, embora atualmente seja baseada no uso das modernas tecnologias de telecomunicações. Ela torna possível que os profissionais de saúde1 avaliem, diagnostiquem e tratem pacientes à distância, permitindo a interpretação remota de exames e a emissão de laudos médicos e, eventualmente, de receitas médicas.
1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

Um check-up médico corresponde à realização periódica de vários exames clínicos, laboratoriais e de imagem, com o objetivo de avaliar o estado geral de saúde1 de uma pessoa e diagnosticar precocemente alguma doença que ainda não tenha manifestado sintomas2. A frequência do check-up deve ser estabelecida pelo médico que acompanha o paciente e variará de acordo com o seu estado de saúde1, seu histórico clínico pessoal e doenças na família.
1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
2 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
   [Mais...]

A digestão1 é um processo de transformação física e química pelo qual passam os alimentos orgânicos ao transitarem ao longo do sistema digestivo2, para convertê-los em compostos menores, hidrossolúveis e absorvíveis, de modo que possam ser aproveitados pelo organismo.
1 Digestão: Dá-se este nome a todo o conjunto de processos enzimáticos, motores e de transporte através dos quais os alimentos são degradados a compostos mais simples para permitir sua melhor absorção.
2 Sistema digestivo: O sistema digestivo ou digestório realiza a digestão, processo que transforma os alimentos em substâncias passíveis de serem absorvidas pelo organismo. Os materiais não absorvidos são eliminados por este sistema. Ele é composto pelo tubo digestivo e por glândulas anexas.
   [Mais...]

A mente é cheia de distrações, e focar a atenção não é apenas uma tarefa, mas um desafio. A prática de mindfulness consiste em se concentrar no momento presente, mantendo uma constante consciência do que está se passando agora. E mais do que isso, é o exercício de prestar atenção nos acontecimentos sem julgamentos de qualquer espécie.   [Mais...]
Metabolismo1 é a soma de processos químicos e físicos que ocorrem dentro de um organismo vivo e sustentam a vida. A expressão metabolismo1 celular é usada em referência ao conjunto de todas as reações químicas que ocorrem no interior das células2.
1 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
2 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
   [Mais...]

Algum tempo depois de iniciar o uso de certas medicações, muitas pessoas alegam estar ganhando peso. Em geral, isso acontece com quem faz uso prolongado de corticoides, anticoncepcionais, antidepressivos tricíclicos, anti-histamínicos, antipsicóticos, alguns anti-hipertensivos, alguns antidiabéticos, estabilizadores do humor e ansiolíticos.   [Mais...]
Quando transita pelos pulmões1, a hemoglobina2 contida nas hemácias3 capta moléculas de oxigênio vindas do ar inspirado e posteriormente as libera nos órgãos e tecidos periféricos. A saturação de oxigênio é a fração de hemoglobina2 saturada de oxigênio em relação à hemoglobina2 total no sangue4. Os níveis normais de saturação arterial de oxigênio no sangue4 em humanos são de 95 a 100%.
1 Pulmões: Órgãos do sistema respiratório situados na cavidade torácica e responsáveis pelas trocas gasosas entre o ambiente e o sangue. São em número de dois, possuem forma piramidal, têm consistência esponjosa e medem cerca de 25 cm de comprimento. Os pulmões humanos são divididos em segmentos denominados lobos. O pulmão esquerdo possui dois lobos e o direito possui três. Os pulmões são compostos de brônquios que se dividem em bronquíolos e alvéolos pulmonares. Nos alvéolos se dão as trocas gasosas ou hematose pulmonar entre o meio ambiente e o corpo, com a entrada de oxigênio na hemoglobina do sangue (formando a oxiemoglobina) e saída do gás carbônico ou dióxido de carbono (que vem da célula como carboemoglobina) dos capilares para o alvéolo.
2 Hemoglobina: Proteína encarregada de transportar o oxigênio desde os pulmões até os tecidos do corpo. Encontra-se em altas concentrações nos glóbulos vermelhos.
3 Hemácias: Também chamadas de glóbulos vermelhos, eritrócitos ou células vermelhas. São produzidas no interior dos ossos a partir de células da medula óssea vermelha e estão presentes no sangue em número de cerca de 4,5 a 6,5 milhões por milímetro cúbico, em condições normais.
4 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
   [Mais...]

A quantidade de água consumida por alimentos e bebidas deve ser igual à quantidade de água excretada, mantendo constante a quantidade total de água no corpo. Isso é conhecido como homeostase da água, ou seja, a habilidade de manter o meio interno em um equilíbrio quase constante, independentemente das alterações que ocorram no ambiente externo.   [Mais...]


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos