Atalho: 691AGMR
Gostou do artigo? Compartilhe!

Dormência ou formigamento. Por que às vezes ele aparece?

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

O que é dormência1 (ou formigamento)?

Dormência1 é a sensação que resulta da interrupção dos estímulos pele2/cérebro3 ou vice-versa, em razão de compressão nervosa ou insuficiência4 circulatória de uma região do corpo. Vai desde situações muito simples como aquela que resulta de manter uma perna cruzada sobre outra até outras mais graves como, por exemplo, aquelas que acompanham um infarto do miocárdio5.

Nos casos benignos, de simples interrupção circulatória postural, a dormência1 (ou formigamento) desaparece progressivamente quando movimentamos a região do corpo afetada, com a recuperação da função orgânica normal.

Quais as causas da dormência1 (ou formigamento)?

As dormências podem ser de duas naturezas:

  • Vascular6: quando a circulação7, por qualquer razão, é muito diminuída ou interrompida num certo setor do corpo como, por exemplo, quando mantemos por muito tempo uma perna cruzada sobre outra ou dormimos sobre um braço. Essas dormências (ou formigamentos) geralmente são transitórias e desaparecem em poucos segundos ou minutos depois que a circulação7 é restabelecida. Embora bastante mais raras, existe também outras causas de compressão ou estreitamento dos vasos sanguíneos8, sobretudo das artérias9. Nesses casos, as dormências (ou formigamentos) consequentes a elas podem ser mais persistentes;
  • Nervosa: quando uma raiz nervosa é comprimida. A situação mais comum é aquela em que uma raiz nervosa é comprimida por um crescimento ósseo, geralmente da coluna vertebral10. Embora mais raras, existem também outras causas de compressão nervosa. Essas dormências (ou formigamentos) geralmente são duradouras.

Quando a dormência1 (ou formigamento) irradia-se para o braço esquerdo e mantém certa relação com o esforço físico pode haver algum problema cardiológico (angina11 ou início de infarto do miocárdio5) e um médico deve ser consultado para maiores esclarecimentos.

Como tratar a dormência1 (ou formigamento)?

As dormências benignas não exigem tratamento e desaparecem espontaneamente. As demais dependem do tratamento das condições que as estejam causando.

ABCMED, 2011. Dormência ou formigamento. Por que às vezes ele aparece?. Disponível em: <https://www.abc.med.br/p/sinais.-sintomas-e-doencas/252510/dormencia-ou-formigamento-por-que-as-vezes-ele-aparece.htm>. Acesso em: 16 abr. 2024.
Nota ao leitor:
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.

Complementos

1 Dormência: 1. Estado ou característica de quem ou do que dorme. 2. No sentido figurado, inércia com relação a se fazer alguma coisa, a se tomar uma atitude, etc., resultando numa abulia ou falta de ação; entorpecimento, estagnação, marasmo. 3. Situação de total repouso; quietação. 4. No sentido figurado, insensibilidade espiritual de um ser diante do mundo. Sensação desagradável caracterizada por perda da sensibilidade e sensação de formigamento, e que geralmente ocorre nas extremidades dos membros. 5. Em biologia, é um período longo de inatividade, com metabolismo reduzido ou suspenso, geralmente associado a condições ambientais desfavoráveis; estivação.
2 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
3 Cérebro: Derivado do TELENCÉFALO, o cérebro é composto dos hemisférios direito e esquerdo. Cada hemisfério contém um córtex cerebral exterior e gânglios basais subcorticais. O cérebro inclui todas as partes dentro do crânio exceto MEDULA OBLONGA, PONTE e CEREBELO. As funções cerebrais incluem as atividades sensório-motora, emocional e intelectual.
4 Insuficiência: Incapacidade de um órgão ou sistema para realizar adequadamente suas funções.Manifesta-se de diferentes formas segundo o órgão comprometido. Exemplos: insuficiência renal, hepática, cardíaca, respiratória.
5 Infarto do miocárdio: Interrupção do suprimento sangüíneo para o coração por estreitamento dos vasos ou bloqueio do fluxo. Também conhecido por ataque cardíaco.
6 Vascular: Relativo aos vasos sanguíneos do organismo.
7 Circulação: 1. Ato ou efeito de circular. 2. Facilidade de se mover usando as vias de comunicação; giro, curso, trânsito. 3. Movimento do sangue, fluxo de sangue através dos vasos sanguíneos do corpo e do coração.
8 Vasos Sanguíneos: Qualquer vaso tubular que transporta o sangue (artérias, arteríolas, capilares, vênulas e veias).
9 Artérias: Os vasos que transportam sangue para fora do coração.
10 Coluna vertebral:
11 Angina: Inflamação dos elementos linfáticos da garganta (amígdalas, úvula). Também é um termo utilizado para se referir à sensação opressiva que decorre da isquemia (falta de oxigênio) do músculo cardíaco (angina do peito).
Gostou do artigo? Compartilhe!

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.

Comentários

25/11/2012 - Comentário feito por Angel
Re: Dormência ou formigamento. Por que às vezes ele aparece?
Então, fiz uma cirurgia na vesícula (anestesia geral), depois disso tenho que dormir de barriga pra cima (costumava dormir de bruço)... A questão é que deis de então, venho sentindo o que começa com formigamentos na mão esquerda (começa pelo dedinho), vai subindo pela mão, braços, espalha pra perna, e até a cabeça.... Fica então tudo adormecido, e fico meio abobada.. Bom, perguntei ao meu médico e ele disse ser normal, que eu estava com uma especie de trauma pós cirúrgico, e me indicou um tranquilizante leve.. Enfim, depois disso me acalmei e passei a dormir melhor, mas ainda hoje (25 dias depois da cirurgia) meu braço esquerdo dorme, formiga e depois dorme, o que não acontecia antes... Isso é normal??? Devo correr atrás de um exame especifico?? Obrigada!

15/11/2012 - Comentário feito por luiz
Re: Dormência ou formigamento. Por que às vezes ele aparece?
começou a alguns tempo esta dormencia braço perna dedos da maõ e outros lugares cada dia aumenta mas q devo fazer

26/05/2012 - Comentário feito por Patricia
Re: Dormência ou formigamento. Por que às vezes ele aparece?
Há mais ou menos uma semana meu braço esquerdo está dormente, só consegui uma consulta com um medico neurologista para dia 05/06. está ficando pior a cada dia, foi depois de ficar muito nervosa que tudo começou, também sinto dor abdominal e está difícil fazer ate o serviço comum da casa e o medico no ps diz que não passa de ansiedade, você pode me ajudar?

  • Entrar
  • Receber conteúdos