Gostou do artigo? Compartilhe!

Tuberculose - tratando direito tem cura!

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

A tuberculose1 é uma doença infecciosa causada por bactéria2 que se propaga com facilidade pelo ar, sendo transmitida de pessoa para pessoa quando um doente fala, tosse ou espirra. É uma das infecções3 conhecidas há mais tempo pelo homem, e já foi responsável por grande número de óbitos quando ainda não se conhecia bem sobre sua prevenção nem forma de tratamento. Atualmente a tuberculose1 ainda é uma realidade, embora muito mais controlada que em outros tempos e com possibilidade de cura.

No Brasil o tratamento é gratuito e, se realizado corretamente até o fim, proporciona cura completa da doença. Veja, no infográfico abaixo, mais informações sobre a tuberculose1, tais como prevenção, fatores de risco, sintomas4, etc. Você também pode baixar este infográfico em PDF.

Leia mais sobre "Tuberculose1 pulmonar", "Vacina5 BCG6" e "Tosse seca persistente".

 

ABCMED, 2018. Tuberculose - tratando direito tem cura!. Disponível em: <https://www.abc.med.br/p/sinais.-sintomas-e-doencas/1316928/tuberculose-tratando-direito-tem-cura.htm>. Acesso em: 19 ago. 2018.
Nota ao leitor:
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.

Complementos

1 Tuberculose: Doença infecciosa crônica produzida pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis). Produz doença pulmonar, podendo disseminar-se para qualquer outro órgão. Os sintomas de tuberculose pulmonar consistem em febre, tosse, expectoração, hemoptise, acompanhada de perda de peso e queda do estado geral. Em países em desenvolvimento (como o Brasil) aconselha-se a vacinação com uma cepa atenuada desta bactéria (vacina BCG).
2 Bactéria: Organismo unicelular, capaz de auto-reproduzir-se. Existem diferentes tipos de bactérias, classificadas segundo suas características de crescimento (aeróbicas ou anaeróbicas, etc.), sua capacidade de absorver corantes especiais (Gram positivas, Gram negativas), segundo sua forma (bacilos, cocos, espiroquetas, etc.). Algumas produzem infecções no ser humano, que podem ser bastante graves.
3 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
4 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
5 Vacina: Tratamento à base de bactérias, vírus vivos atenuados ou seus produtos celulares, que têm o objetivo de produzir uma imunização ativa no organismo para uma determinada infecção.
6 BCG: Vacina utilizada para prevenir a tuberculose. Esta é composta por bacilos vivos e atenuados, que não produzem doença em pessoas com imunidade normal.
Gostou do artigo? Compartilhe!

Tem alguma dúvida sobre Pneumologia?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.