AbcMed  -  Saúde Bucal
A dentição1 humana é feita em duas etapas. A primeira dura até os 6-7 anos, quando os dentes deciduais (também chamados “dentes de leite”) começam a serem substituídos pelos dentes permanentes. Esse processo se completa aos 11-12 anos, mas os terceiros molares (sisos), que não existem na primeira dentição1, podem aparecer apenas depois dos 18 anos de idade.
1 Dentição: Os dentes conjuntamente na arcada dentária. Normalmente, a dentição se refere aos dentes naturais posicionados em seus alvéolos. A dentição referente aos dentes decíduos é a DENTIÇÃO PRIMÁRIA; e a referente aos dentes permanentes é a DENTIÇÃO PERMANENTE.
   [Mais...]

Aftas (ou estomatite1 aftosa) são áreas de pequenas ulcerações2 da mucosa3 da cavidade da boca4 que acontecem por um rompimento do seu epitélio5 e exposição do tecido conjuntivo6.
1 Estomatite: Inflamação da mucosa oral produzida por infecção viral, bacteriana, micótica ou por doença auto-imune. É caracterizada por dor, ardor e vermelhidão da mucosa, podendo depositar-se sobre a mesma uma membrana brancacenta (leucoplasia), ou ser acompanhada de bolhas e vesículas.
2 Ulcerações: 1. Processo patológico de formação de uma úlcera. 2. A úlcera ou um grupo de úlceras.
3 Mucosa: Tipo de membrana, umidificada por secreções glandulares, que recobre cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.
4 Boca: Cavidade oral ovalada (localizada no ápice do trato digestivo) composta de duas partes
5 Epitélio: Uma ou mais camadas de CÉLULAS EPITELIAIS, sustentadas pela lâmina basal, que recobrem as superfícies internas e externas do corpo.
6 Tecido conjuntivo: Tecido que sustenta e conecta outros tecidos. Consiste de CÉLULAS DO TECIDO CONJUNTIVO inseridas em uma grande quantidade de MATRIZ EXTRACELULAR.
   [Mais...]

Halitose1, popularmente conhecida como mau hálito, além de desagradável, pode causar prejuízos à autoestima, às relações interpessoais e algumas vezes ser um sinal2 de que algo anda errado com o organismo. O alerta é da Associação Brasileira de Halitose1 (ABHA).
1 Halitose: Halitose ou mau hálito é a exalação de odores desagradáveis oriundos da cavidade bucal ou estômago através da respiração, sendo que em 90% dos casos, a saburra lingual é a causa do problema.
2 Sinal: 1. É uma alteração percebida ou medida por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida. 2. Som ou gesto que indica algo, indício. 3. Dinheiro que se dá para garantir um contrato.
   [Mais...]

Este artigo foi cedido ao abc.med.br pelo Dr. Marco Tulio Pettinato Pereira, especialista em Saúde1 Coletiva (SLMandic), Saúde1 Pública (UNAERP) e Saúde1 da Família (UCAM) e é baseado na Dissertação de Especialização em Saúde1 Coletiva, que foi apresentada em Fevereiro de 2009 no Curso de Especialização em Saúde1 Coletiva do Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic, Campinas.
1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]



Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos