AbcMed  -  Psicologia e Psiquiatria
O estresse verdadeiro é uma resposta física do organismo a um estímulo nocivo e/ou ameaçador em que o corpo reage segundo a modalidade “luta ou fuga”. Essa é uma reação natural do organismo que ocorre quando a pessoa vivencia uma situação de perigo, a qual provoca grandes alterações físicas e emocionais.   [Mais...]
A timidez é o sentimento de apreensão, falta de conforto ou constrangimento, especialmente quando uma pessoa está perto de outras pessoas e deve interagir com elas. Isso ocorre principalmente em novas situações ou com pessoas desconhecidas. A principal característica definidora da timidez é um medo do que as outras pessoas irão pensar do comportamento próprio. Faça o teste para saber se você é ou não é tímido.   [Mais...]
A dislexia adquirida surge na sequência de traumatismos ou lesões1 cerebrais ou de perturbações do desenvolvimento nervoso, com atraso na aquisição da leitura. A dislexia adquirida também pode ser devido à anóxia2 ou hipóxia3 neonatal. Neste caso, ela só irá se manifestar quando a criança começar a ser alfabetizada, mesmo tendo adquirido a causa da dislexia durante o seu nascimento.
1 Lesões: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
2 Anóxia: Diminuição acentuada da concentração de oxigênio a nível celular. Pode ser devido a um problema nos mecanismos respiratórios (p. ex. apnéia, edema de glote, etc) ou devido a problemas nas trocas de oxigênio a nível celular.
3 Hipóxia: Estado de baixo teor de oxigênio nos tecidos orgânicos que pode ocorrer por diversos fatores, tais como mudança repentina para um ambiente com ar rarefeito (locais de grande altitude) ou por uma alteração em qualquer mecanismo de transporte de oxigênio, desde as vias respiratórias superiores até os tecidos orgânicos.
   [Mais...]

Pessoas mentalmente saudáveis vivenciam diariamente uma série de emoções como alegria, amor, satisfação, tristeza, raiva1 e frustração, e são capazes de enfrentar os desafios e as mudanças da vida cotidiana com equilíbrio; além disso, sabem procurar ajuda quando têm dificuldades em lidar com conflitos, perturbações, traumas ou transições importantes nos diferentes ciclos da vida.
1 Raiva: 1. Doença infecciosa freqüentemente mortal, transmitida ao homem através da mordida de animais domésticos e selvagens infectados e que produz uma paralisia progressiva juntamente com um aumento de sensibilidade perante estímulos visuais ou sonoros mínimos. 2. Fúria, ódio.
   [Mais...]

Os transtornos afetivos, também chamados transtornos do humor, são um conjunto de transtornos psiquiátricos que afetam o estado basal de ânimo das pessoas. Os principais tipos de transtornos afetivos são depressão, transtorno bipolar e transtorno de ansiedade, mas há outros de menor significância clínica.   [Mais...]
Pena é o sentimento que as pessoas têm quando presenciam outra pessoa numa situação de sofrimento. Ela pode ser sentida em relação a outras pessoas ou a si mesmo. Por mais que pareça um sentimento motivado pela bondade, pena é algo que deve ser evitado, uma vez que pode levar a criar referenciais negativos em relação às pessoas e a si mesmo.   [Mais...]
A compulsão revela-se num desejo irresistível de se comportar de uma determinada maneira, especialmente contra os desejos conscientes. Em outras palavras, pode-se dizer que a compulsão se caracteriza por uma obsessão de algo ou a repetição excessiva, involuntária1 e desnecessária de uma ação.
1 Involuntária: 1.    Que se realiza sem intervenção da vontade ou que foge ao controle desta, automática, inconsciente, espontânea. 2.    Que se encontra em uma dada situação sem o desejar, forçada, obrigada.
   [Mais...]

A síndrome1 de Fregoli, também chamada de ilusão de Fregoli, delírio2 de Fregoli ou ilusão de duplas, é um distúrbio raro em que o paciente tem uma crença delirante de que um perseguidor está disfarçado de várias outras pessoas, geralmente familiares ou pessoas próximas.
1 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
2 Delírio: Delirio é uma crença sem evidência, acompanhada de uma excepcional convicção irrefutável pelo argumento lógico. Ele se dá com plena lucidez de consciência e não há fatores orgânicos.
   [Mais...]

A megalomania (grego: megalo = grande, mania = loucura) é um transtorno psicológico definido por delírios e fantasias de poder, relevância ou onipotência. A megalomania se caracteriza por exagerada autoestima das pessoas afetadas, com repercussões nas suas crenças e/ou poderes.   [Mais...]
A mitomania, também conhecida como pseudologia fantástica ou mentira patológica, é o comportamento crônico1 de mentira compulsiva ou habitual. Ao contrário de contar mentiras brandas ocasionais para evitar ferir os sentimentos de alguém ou para se livrar de encrencas, um mentiroso patológico parece mentir sem razão aparente e sem visar nenhum objetivo prático imediato. Suas mentiras habitualmente compõem enredos fantasiosos que, num contato rápido, podem parecer reais.
1 Crônico: Descreve algo que existe por longo período de tempo. O oposto de agudo.
   [Mais...]



Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos