AbcMed  -  Psicologia e Psiquiatria
A formação reativa, ou formação de reação, figura entre os mecanismos de defesa do Ego descritos por Sigmund Freud e sua filha, Anna Freud, na segunda estruturação tópica da mente (Id, Ego, Superego), na qual os impulsos do Id, percebidos pelo Superego como inaceitáveis e produtores de ansiedade, são mantidos sob controle do Ego pelo exagero da tendência que lhes é diretamente oposta.   [Mais...]
A catatonia é uma síndrome1 clínica muito rara caracterizada por anormalidades impressionantes do comportamento motor, constante de movimentos e comportamentos anormais, imobilidade e retraimento2. A sua forma mais conhecida envolve a manutenção de uma posição rígida e imóvel que pode durar horas, dias ou semanas. Mas também pode se referir à agitação motora sem propósito, mesmo na ausência de estímulos ambientais.
1 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
2 Retraimento: 1. Ato ou efeito de retrair (-se); retração, contração, encolhimento. 2. Atitude reservada; reserva, timidez, acanhamento. 3. Estado ou condição de quem se encontra só; solidão, isolamento, retiro. 4. Lugar ermo ou solitário; retiro. 5. Retração. 6. Retirada.
   [Mais...]

A depressão sazonal, também chamada transtorno afetivo sazonal, como o próprio nome já sugere, é aquela depressão que começa e termina aproximadamente numa mesma época do ano. Mais especificamente, nas estações mais frias.   [Mais...]
Uma crise de ansiedade ou ataque de ansiedade é uma exageração paroxística da ansiedade e seus sintomas1, que se manifestam de modo exacerbado por meio de alguns sinais2 e sintomas1 típicos. Em geral, a crise de ansiedade sobrevém repentinamente numa pessoa basicamente ansiosa e é desencadeada por algum gatilho como, por exemplo, ficar preso num elevador, pensar num compromisso difícil que a pessoa tenha de cumprir ou atravessar um túnel.
1 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
2 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
   [Mais...]

Para bem compreender o que seja “imprinting”, temos que partir da noção inicial de instintos. Os instintos são impulsos fixos e imutáveis, comuns a todos os indivíduos de uma mesma espécie, que levam sempre a comportamentos padronizados destinados à conservação do ser individual e/ou da espécie. O “imprinting” pode ser uma marca física feita por uma determinada pressão ou uma impressão psicológica feita através de um comportamento ou atitude. A primeira impressão na vida de um animal ou de uma pessoa tem consequências duradouras na sua vida adulta posterior, mesmo sobre o comportamento instintivo.   [Mais...]
O dia 10 de setembro é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria, em parceria com o Conselho Federal de Medicina, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo, dedicando todo o mês à prevenção do suicídio.   [Mais...]
A Síndrome1 Geral de Adaptação é constituída de uma série de reações fisiológicas2 e comportamentais que tentam fazer o organismo voltar ao estado de equilíbrio fisiológico3 de todas as suas funções corporais (homeostase), quando ele é exposto a fatores agressores que causam desequilíbrio. Essa resposta permite que o corpo aja rapidamente e tem como objetivo evitar o perigo físico.
1 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
2 Fisiológicas: Relativo à fisiologia. A fisiologia é estudo das funções e do funcionamento normal dos seres vivos, especialmente dos processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres vivos sadios.
3 Fisiológico: Relativo à fisiologia. A fisiologia é estudo das funções e do funcionamento normal dos seres vivos, especialmente dos processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres vivos sadios.
   [Mais...]

A síndrome1 de Diógenes, também conhecida como síndrome1 da esqualidez senil, é uma condição caracterizada por descuido extremo com a higiene pessoal, negligência2 com o asseio da própria moradia, isolamento social, apatia3, suspeição e comportamento paranoico, sendo frequente a ocorrência de colecionismo de coisas inservíveis.
1 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
2 Negligência: Falta de cuidado; incúria. Falta de apuro, de atenção; desleixo, desmazelo. Falta de interesse, de motivação; indiferença, preguiça. Inobservância e descuido na execução de ato.
3 Apatia: 1. Em filosofia, para os céticos e os estoicos, é um estado de insensibilidade emocional ou esmaecimento de todos os sentimentos, alcançado mediante o alargamento da compreensão filosófica. 2. Estado de alma não suscetível de comoção ou interesse; insensibilidade, indiferença. 3. Em psicopatologia, é o estado caracterizado por indiferença, ausência de sentimentos, falta de atividade e de interesse. 4. Por extensão de sentido, é a falta de energia (física e moral), falta de ânimo; abatimento, indolência, moleza.
   [Mais...]

O estresse tóxico ocorre quando um fator estressante tem maior intensidade e/ou maior duração. Ele inclui uma resposta fisiológica1 anormal prolongada ou permanente, com risco de disfunção de órgão-alvo. Essa resposta fisiológica1 pode causar um desarranjo da resposta neuroendócrina e/ou imunológica, resultando em falha do corpo em recuperar a normalidade de suas funções após a remoção do agente estressor.
1 Fisiológica: Relativo à fisiologia. A fisiologia é estudo das funções e do funcionamento normal dos seres vivos, especialmente dos processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres vivos sadios.
   [Mais...]

Fobias1 são medos irracionais reconhecidos como absurdos pela própria pessoa que os sente, a qual, apesar disso, não consegue dominá-los. Embora as fobias1 existam em diversos quadros psiquiátricos, elas são os sintomas2 predominantes nas chamadas neuroses fóbicas. Mesmo pessoas consideradas “normais” podem apresentar certos tipos de fobias1 simples que não chegam a comprometer sua qualidade de vida.
1 Fobias: Medo exagerado, falta de tolerância, aversão.
2 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
   [Mais...]



Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos