AbcMed  -  Pele saudável
As quelites (ou queilites) são processos inflamatórios dos lábios provocados por diversos fatores. Estão excluídos da designação de queilite aqueles processos que são concomitantes e devidos a condições sistêmicas como, por exemplo, líquen plano, lúpus1 eritematoso2, pênfigos e sífilis3. As quelites podem se apresentar como descamação4, erosão ou inchaço5 nos lábios.
1 Lúpus: 1. É uma inflamação crônica da pele, caracterizada por ulcerações ou manchas, conforme o tipo específico. 2. Doença autoimune rara, mais frequente nas mulheres, provocada por um desequilíbrio do sistema imunológico. Nesta patologia, a defesa imunológica do indivíduo se vira contra os tecidos do próprio organismo como pele, articulações, fígado, coração, pulmão, rins e cérebro. Essas múltiplas formas de manifestação clínica, às vezes, podem confundir e retardar o diagnóstico. Lúpus exige tratamento cuidadoso por médicos especializados no assunto.
2 Eritematoso: Relativo a ou próprio de eritema. Que apresenta eritema. Eritema é uma vermelhidão da pele, devido à vasodilatação dos capilares cutâneos.
3 Sífilis: Doença transmitida pelo contato sexual, causada por uma bactéria de forma espiralada chamada Treponema pallidum. Produz diferentes sintomas de acordo com a etapa da doença. Primeiro surge uma úlcera na zona de contato com inflamação dos gânglios linfáticos regionais. Após um período a lesão inicial cura-se espontaneamente e aparecem lesões secundárias (rash cutâneo, goma sifilítica, etc.). Em suas fases tardias pode causar transtorno neurológico sério e irreversível, que felizmente após o advento do tratamento com antibióticos tem se tornado de ocorrência rara. Pode ser causa de infertilidade e abortos espontâneos repetidos.
4 Descamação: 1. Ato ou efeito de descamar(-se); escamação. 2. Na dermatologia, fala-se da eliminação normal ou patológica da camada córnea da pele ou das mucosas. 3. Formação de cascas ou escamas, devido ao intemperismo, sobre uma rocha; esfoliação térmica.
5 Inchaço: Inchação, edema.
   [Mais...]

A depilação a laser é uma técnica de remoção de pelos através da energia luminosa dos raios laser. Os primeiros aparelhos adaptados a essa função surgiram na década de 1970, mas foi só em 1983 que Anderson e Parrish introduziram o conceito de fototermólise seletiva, atualmente utilizado na depilação a laser, levando a uma maior eficácia do processo.    [Mais...]
Melasma1 é o surgimento de manchas escuras na pele2, que afetam principalmente o rosto e outras áreas do corpo expostas ao sol. Quando essas manchas surgem na gravidez3, a condição é chamada cloasma4 gravídico.
1 Melasma: Manchas escuras na face. O seu surgimento está relacionado à gravidez ou ao uso de anticoncepcionais hormonais (pílula) e tem como fator desencadeante a exposição da pele ao sol. Quando estas manchas ocorrem durante a gravidez, recebem a denominação de cloasma gravídico. Além dos fatores hormonais e da exposição solar, a tendência genética e características raciais também influenciam o surgimento do melasma.
2 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
3 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
4 Cloasma: Manchas escuras na face. O seu surgimento está relacionado à gravidez. Além dos fatores hormonais e da exposição solar, a tendência genética e características raciais também influenciam o seu surgimento. O cloasma gravídico pode desaparecer espontaneamente após a gravidez, não exigindo, às vezes, nenhum tipo de tratamento.
   [Mais...]

A tungíase, popularmente conhecida como “bicho de pé” ou “bicho de porco”, é uma dermatozoonose própria de regiões subdesenvolvidas como África, Índia, Caribe e Américas do Sul e Central.   [Mais...]
A pitiríase rósea é uma enfermidade dermatológica eruptiva1, de causa controversa, rara e ligeira, não contagiosa2, de características sazonais, que ocorre principalmente no outono e primavera.
1 Eruptiva: Que causa erupção.
2 Contagiosa: 1. Que é transmitida por contato ou contágio. 2. Que constitui veículo para o contágio. 3. Que se transmite pela intensidade, pela influência, etc.; contagiante.
   [Mais...]

A larva migrans é uma infestação1 predominantemente cutânea2, mas que pode também ser visceral. A larva migrans cutânea2, dermatite3 serpiginosa, dermatite3 pruriginosa ou, popularmente, bicho geográfico, apresenta uma série de manifestações patológicas causadas por parasita4 específico, a mais característica das quais deixa na pele5 marcas parecidas com um mapa, donde seu nome popular.
1 Infestação: Infecção produzida por parasitas. Exemplos de infestações são sarna (escabiose), pediculose (piolhos), infecção por parasitas intestinais, etc.
2 Cutânea: Que diz respeito à pele, à cútis.
3 Dermatite: Inflamação das camadas superficiais da pele, que pode apresentar-se de formas variadas (dermatite seborreica, dermatite de contato...) e é produzida pela agressão direta de microorganismos, substância tóxica ou por uma resposta imunológica inadequada (alergias, doenças auto-imunes).
4 Parasita: Organismo uni ou multicelular que vive às custas de outro, denominado hospedeiro. A presença de parasitos em um hospedeiro pode produzir diferentes doenças dependendo do tipo de afecção produzida, do estado geral de saúde do hospedeiro, de mecanismos imunológicos envolvidos, etc. São exemplos de parasitas: a sarna, os piolhos, os áscaris (lombrigas), as tênias (solitárias), etc.
5 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
   [Mais...]

O impetigo1 (do latim: impetere = ataque) é uma infeção cutânea2 superficial por bactérias, muito comum em crianças pequenas. Além de comum é uma doença muito contagiosa3. Como o impetigo1 afeta somente a epiderme4 superficial, não produz cicatrizes5 e a crosta formada desaparece completamente após o tratamento.
1 Impetigo: Infecção da pele e mucosas, produzida por uma bactéria chamada Estreptococo, e caracterizada pela presença de lesões avermelhadas, com formação posterior de bolhas que contém pus e que, ao romper-se, deixam uma crosta cor de mel. Pode ser transmitida por contato entre as pessoas, como em creches.
2 Cutânea: Que diz respeito à pele, à cútis.
3 Contagiosa: 1. Que é transmitida por contato ou contágio. 2. Que constitui veículo para o contágio. 3. Que se transmite pela intensidade, pela influência, etc.; contagiante.
4 Epiderme: Camada superior ou externa das duas camadas principais da pele.
5 Cicatrizes: Formação de um novo tecido durante o processo de cicatrização de um ferimento.
   [Mais...]

O intertrigo1 é uma condição inflamatória das dobras da pele2, afetando principalmente as axilas, o períneo3, a região inframamária e o abdômen, podendo acometer também outras regiões do corpo.
1 Intertrigo: Infecção da pele que recobre diferentes pregas da superfície corporal. Pode ser ocasionada por fungos ou bactérias e freqüentemente localiza-se entre os dedos (pé de atleta), no sulco submamário, axilas, pregas interglúteas, etc.
2 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
3 Períneo: Região que constitui a base do púbis, onde estão situados os órgãos genitais e o ânus.
   [Mais...]

Pintas ou nevos1 são lesões2 planas ou elevadas, cuja coloração pode variar da cor da pele3 ao negro. Normalmente são chamadas pelos dermatologistas de nevos1 melanocíticos, porque melanócitos4 são as células5 que produzem melanina6, a substância responsável pela coloração da pele3.
1 Nevos: Popularmente conhecidos como “pintas“ ou sinais de nascença“. São manchas na pele que podem ser uma lesão plana ou elevada, pigmentada (de cor marrom, cinza, azul ou preto) ou não e podem apresentar potencial de malignização dependendo do tipo.
2 Lesões: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
3 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
4 Melanócitos: Células da pele que produzem o pigmento melanina.
5 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
6 Melanina: Cada uma das diversas proteínas de cor marrom ou preta, encontrada como pigmento em vegetais e animais.
   [Mais...]

As verrugas plantares, chamadas popularmente de “olho de peixe”, são crescimentos rígidos e salientes, de cor amarelada e com um ou mais pontos negros em sua superfície, que aparecem na sola dos pés, crescendo para dentro, abaixo de uma espessa camada de pele1 semelhante a um calo2.
1 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
2 Calo: Pequena região da pele, geralmente localizada nos pés, que se torna grossa e dura em decorrência de pressão ou fricções nesta área.
   [Mais...]



Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos