AbcMed  -  Ortopedia e Saúde
O joanete, cujo nome científico é hallux1 valgus, é um desvio lateral acentuado do primeiro pododáctilo2 (hálux3) em direção ao segundo dedo do pé. Classicamente, esse desvio pode ocorrer na articulação4 entre o primeiro metatarso5 e a falange6 ou entre as duas falanges. No joanete, o hálux3 (ou dedo grande do pé7) pode posicionar-se sob ou sobre os outros dedos.
1 Hallux: Dedo Grande do Pé, vulgo dedão do pé.
2 Pododáctilo: Cada um dos dez dedos dos pés. Mesmo que artelho.
3 Hálux: Dedo Grande do Pé, vulgo dedão do pé.
4 Articulação: 1. Ponto de contato, de junção de duas partes do corpo ou de dois ou mais ossos. 2. Ponto de conexão entre dois órgãos ou segmentos de um mesmo órgão ou estrutura, que geralmente dá flexibilidade e facilita a separação das partes. 3. Ato ou efeito de articular-se. 4. Conjunto dos movimentos dos órgãos fonadores (articuladores) para a produção dos sons da linguagem.
5 Metatarso: Parte do pé entre os ossos do tarso e os DEDOS DO PÉ.
6 Falange: Na anatomia, diz-se do pequeno osso tubular que constitui o esqueleto dos dedos e dos artelhos.
7 Dedo Grande do Pé: Dedo Grande do Pé, vulgo dedão do pé.
   [Mais...]

Uma entorse1 (ou torção2) é uma lesão3 traumática de uma articulação4, com alongamento, arrancamento ou rotura dos ligamentos5 e demais estruturas que sustentam a articulação4, sem deslocamento das superfícies ósseas articulares. Embora o grande esforço a que a articulação4 seja submetida possa provocar apenas a distensão dos ligamentos5, a entorse1 costuma provocar o rompimento parcial ou completo deles, por vezes associado a lesões6 na cápsula fibrosa que reveste a articulação4.
1 Entorse: Distensão traumática de um ligamento que produz ruptura do mesmo, acompanhada de dor, hematoma e dificuldade para movimentar a articulação comprometida.
2 Torção: 1. Ato ou efeito de torcer. 2. Na geometria diferencial, é a medida da derivada do vetor binormal em relação ao comprimento de arco. 3. Em física, é a deformação de um sólido em que os planos vizinhos, transversais a um eixo comum, sofrem, cada um deles, um deslocamento angular relativo aos outros planos. 4. Em medicina, é o mesmo que entorse. 5. Na patologia, é o movimento de rotação de um órgão sobre si mesmo. 6. Em veterinária, é a cólica de alguns animais, especialmente a do cavalo.
3 Lesão: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
4 Articulação: 1. Ponto de contato, de junção de duas partes do corpo ou de dois ou mais ossos. 2. Ponto de conexão entre dois órgãos ou segmentos de um mesmo órgão ou estrutura, que geralmente dá flexibilidade e facilita a separação das partes. 3. Ato ou efeito de articular-se. 4. Conjunto dos movimentos dos órgãos fonadores (articuladores) para a produção dos sons da linguagem.
5 Ligamentos: 1. Ato ou efeito de ligar(-se). Tudo o que serve para ligar ou unir. 2. Junção ou relação entre coisas ou pessoas; ligação, conexão, união, vínculo. 3. Na anatomia geral, é um feixe fibroso que liga entre si os ossos articulados ou mantém os órgãos nas respectivas posições. É uma expansão fibrosa ou aponeurótica de aparência ligamentosa. Ou também uma prega de peritônio que serve de apoio a qualquer das vísceras abdominais. 4. Vestígio de artéria fetal ou outra estrutura que perdeu sua luz original.
6 Lesões: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
   [Mais...]

Em geral, fala-se de “dor nas costas” quando há dores localizadas nas regiões cervicais (pescoço1), torácicas (peito2) ou lombares (parte baixa das costas3) que não podem ser atribuídas a doenças conhecidas ou a traumas e fraturas. Segundo a Organização Mundial da Saúde4 (OMS), cerca de 80% das pessoas sofrem de dores nas costas3 em alguma fase da vida. As “dores nas costas” são também chamadas pelas pessoas de “dores lombares”, “lombalgias”, “lumbago”, “espinhela caída”, etc.
1 Pescoço:
2 Peito: Parte superior do tronco entre o PESCOÇO e o ABDOME; contém os principais órgãos dos sistemas circulatório e respiratório. (Tradução livre do original
3 Costas:
4 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]



Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos