AbcMed  -  Ortopedia e Saúde
A postura é correta quando o eixo da coluna vertebral1 encontra-se em harmonia com o corpo e diz-se que há desvio de coluna quando ocorre uma alteração no alinhamento da coluna vertebral1. Os tipos principais de desvios de coluna são cifose, lordose2 e escoliose3.
1 Coluna vertebral:
2 Lordose: 1. Convexidade anterior, normal, da coluna vertebral na região lombar. 2. Na ortopedia, é uma acentuação excessiva de tal convexidade.
3 Escoliose: Deformidade no alinhamento da coluna vertebral, que produz uma curvatura da mesma para um dos lados. Pode ser devido a distúrbios ósteo-articulares e a problemas posturais.
   [Mais...]

Chama-se geno valgo1 a um posicionamento incorreto dos joelhos em que eles são voltados para dentro, conferindo às pernas um formato em “X”. Há uma aproximação dos joelhos e um afastamento dos pés, sobrecarregando a região interna dos pés. Denomina-se geno varo2 quando há uma deformidade com arqueamento das pernas, levando a uma projeção dos joelhos para fora da linha média do corpo e a uma sobrecarga na região externa dos pés. A perna fica arqueada como a de um “cowboy”.
1 Valgo: Que se desvia para fora, em relação ao eixo do corpo (diz-se de membro ou segmento de membro).
2 Varo: Que se desvia para dentro, em relação ao eixo do corpo (diz-se de membro ou segmento de membro).
   [Mais...]

A patela1 (ou rótula2) é um osso de formato triangular que fica localizado na frente do joelho, cobrindo e protegendo a superfície dessa articulação3. Chama-se luxação4 da patela1 à situação em que ela, por qualquer motivo, sofre um deslocamento de sua posição normal, mais geralmente lateral, com grande prejuízo funcional.
1 Patela: 1. Osso sesamoide situado na parte anterior do joelho, ela era anteriormente denominada rótula. 2. Na anatomia zoológica, nos arácnidos, é o segmento entre a tíbia e o fêmur.
2 Rótula: 1. Em ortopedia, é o osso sesamoide situado na parte anterior do joelho; atualmente recebeu a nova denominação de patela. 2. Na anatomia zoológica, nos arácnidos, é o segmento entre a tíbia e o fêmur.
3 Articulação: 1. Ponto de contato, de junção de duas partes do corpo ou de dois ou mais ossos. 2. Ponto de conexão entre dois órgãos ou segmentos de um mesmo órgão ou estrutura, que geralmente dá flexibilidade e facilita a separação das partes. 3. Ato ou efeito de articular-se. 4. Conjunto dos movimentos dos órgãos fonadores (articuladores) para a produção dos sons da linguagem.
4 Luxação: É o deslocamento de um ou mais ossos para fora da sua posição normal na articulação.
   [Mais...]

Luxação1 é a perda do contato entre os ossos articulares que normalmente estão em contato por meio de cartilagens2. Quando isso acontece no ombro, temos a luxação1 do ombro. Segundo a direção em que o úmero3 se desloca, a luxação1 pode ser anterior (80% ou mais dos casos), posterior, superior, inferior ou torácica (em fraturas de costela).
1 Luxação: É o deslocamento de um ou mais ossos para fora da sua posição normal na articulação.
2 Cartilagens: Tecido resistente e flexível, de cor branca ou cinzenta, formado de grandes células inclusas em substância que apresenta tendência à calcificação e à ossificação.
3 Úmero:
   [Mais...]

A epicondilite é uma inflamação1 na região do epicôndilo do cotovelo. É uma afecção2 dos tendões3 que partem do cotovelo e que afeta sobretudo os músculos4 extensores do punho e dos dedos, também conhecida como cotovelo de tenista em virtude da frequência com que ela atinge esses desportistas.
1 Inflamação: Conjunto de processos que se desenvolvem em um tecido em resposta a uma agressão externa. Incluem fenômenos vasculares como vasodilatação, edema, desencadeamento da resposta imunológica, ativação do sistema de coagulação, etc.Quando se produz em um tecido superficial (pele, tecido celular subcutâneo) pode apresentar tumefação, aumento da temperatura local, coloração avermelhada e dor (tétrade de Celso, o cientista que primeiro descreveu as características clínicas da inflamação).
2 Afecção: Qualquer alteração patológica do corpo. Em psicologia, estado de morbidez, de anormalidade psíquica.
3 Tendões: Tecidos fibrosos pelos quais um músculo se prende a um osso.
4 Músculos: Tecidos contráteis que produzem movimentos nos animais.
   [Mais...]

Sindactilia é a fusão entre dois ou mais dedos das mãos1 ou dos pés, que pode ocorrer tanto em partes moles, de fácil solução cirúrgica, como pode ser uma fusão óssea (sinostose), mais complicada.
1 Mãos: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
   [Mais...]

A polidactilia (do grego polys = "muitos" e daktilus = "dedos") é uma anomalia que consiste na alteração quantitativa anormal dos dedos das mãos1 (quirodáctilos) ou dos pés (pododáctilos). A pessoa afetada tem mais de cinco dedos em cada mão2 ou pé.
1 Mãos: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
2 Mão: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
   [Mais...]

O ombro é a articulação1 mais móvel do corpo humano2. O manguito rotador3 do ombro é formado por quatro tendões4 que dão a ele uma gama muito ampla de movimentos. Esta estrutura ajuda a mobilizar e estabilizar o ombro, mas é uma região de onde provêm muitas dores.
1 Articulação: 1. Ponto de contato, de junção de duas partes do corpo ou de dois ou mais ossos. 2. Ponto de conexão entre dois órgãos ou segmentos de um mesmo órgão ou estrutura, que geralmente dá flexibilidade e facilita a separação das partes. 3. Ato ou efeito de articular-se. 4. Conjunto dos movimentos dos órgãos fonadores (articuladores) para a produção dos sons da linguagem.
2 Corpo humano: O corpo humano é a substância física ou estrutura total e material de cada homem. Ele divide-se em cabeça, pescoço, tronco e membros. A anatomia humana estuda as grandes estruturas e sistemas do corpo humano.
3 Manguito rotador: O manguito rotador ou coifa dos rotadores é um grupo de músculos e seus tendões que age para estabilizar o ombro. É formado por quatro músculos: o supraespinal, infraespinal, redondo menor e subescapular. Estes músculos desempenham um papel fundamental nos movimentos do ombro e da cintura escapular.
4 Tendões: Tecidos fibrosos pelos quais um músculo se prende a um osso.
   [Mais...]

A lombalgia1 (dor lombar ou lumbago) não é uma doença, mas um sintoma2 que pode aparecer por diferentes causas, algumas simples, outras complexas. É a manifestação dolorosa que acontece na região lombar3 (parte baixa das costas4, na região mais baixa da coluna, perto da bacia), em virtude de alguma anormalidade nessa região do corpo.
1 Lombalgia: Dor produzida na região posterior inferior do tórax. As pessoas com lombalgia podem apresentar contraturas musculares, distensões dos ligamentos da coluna, hérnias de disco, etc. É um distúrbio benigno que pode desaparecer com uso de antiinflamatórios e repouso.
2 Sintoma: Qualquer alteração da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. O sintoma é a queixa relatada pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
3 Região Lombar:
4 Costas:
   [Mais...]

Cisto é o nome que se dá a toda bolsa orgânica que contenha em seu interior material líquido ou semilíquido. O cisto sinovial é, pois, uma bolsa contendo líquido sinovial1. Ele é uma dilatação anormal da membrana que envolve as articulações2 e tendões3 (membrana sinovial4), formando uma bolsa que armazena a sinóvia, líquido que lubrifica essas estruturas anatômicas, permitindo um deslizamento fácil dos ossos e tendões3 dentro dela.
1 Líquido sinovial: Gel viscoso e transparente que lubrifica as estruturas que banha, minorando o atrito entre elas. Ele é encontrado na cavidade da cápsula articular.
2 Articulações:
3 Tendões: Tecidos fibrosos pelos quais um músculo se prende a um osso.
4 Membrana Sinovial: Membrana interna de uma cápsula articular, que reveste uma articulação móvel e livre. É frouxamente ligada à cápsula fibrosa externa e secreta LÍQUIDO SINOVIAL. Sinônimos: Sinovium; Sinóvio
   [Mais...]



Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos